Parâmetros Transdutores

O som alto nas residências pode implicar em confusão com vizinhos, o som alto nos veículos pode implicar na apreensão do veículo e remoção do sistema sonoro, além de responder processo e ter que fazer serviços comunitários.

Portanto, respeite aqueles que preferem escutar som “com volume baixo”, se a “fissura” em escutar som alto for incontrolável, coloque seu som num fone de ouvido e escute no volume que desejar sem fazer as outras pessoas “engolirem seu gosto musical”.

Mas vamos partir do principio que podemos escutar som no volume alto e por isso é bom ficar sabendo mais sobre caixas de som, afinal, no link Caixas e Subwoofer foi citado parâmetros, mas não deu para citar quais são esses parâmetros.

Os parâmetros Thiele ou Small são especificações que descrevem as características elétricas e mecânicas de um alto falante responsável pela emissão de baixas frequências.

Estes parâmetros são muito importantes e devem ser levados em consideração na construção de qualquer tipo de caixa acústica, seja ela para um sistema com uma grande definição sonora ou para um sistema cuja característica principal seja a alta potência.

Outras especificações dos alto falantes também devem ser consideradas:

A impedância é a resistência da bobina do alto falante, existem subwoofers que são fabricados com bobinas de 2, 4, 6, 8 Ohms e subwoofers com bobinas de 10 Ohms, embora tenha citado subwoofer, a mesma regra é válida para qualquer tipo de transdutor sonoro.

A resposta de frequência é a variação de frequências as quais o alto falante pode reproduzir, como exemplo, um sobwoofer reproduz bem frequências baixas (de 20 a 150 HZ), os alto falantes para médias frequências reproduzem melhor as frequências médias, na prática são as frequências de 500 a 1.000 Hz, num bom sistema de som, devem existir alto falantes para baixas, médias e altas frequências.

A potência nominal é a potência contínua do alto falante, ou seja, este parâmetro diz qual a potência que pode ser aplicada por longos períodos sem superaquecimento ou outros problemas indesejáveis.

A potência de pico é a máxima potência que pode ser aplicada ao alto falante, este parâmetro diz qual a potência que pode ser aplicada por curtos períodos sem se preocupar com danos ao componente do sistema.

Sensibilidade é o SPL que um determinado alto falante produzirá quando nele for aplicada uma determinada frequência, geralmente a frequência é especificada em 1kHz.

Dicionário técnico de alto falantes:

Fs = Frequência de ressonância do alto falante quando utilizado ao ar livre ou em uma caixa de som de muito má qualidade, a unidade de medida é o Hz, nessas condições o alto falante apresenta a máxima impedância.

Fc= Frequência de ressonância do sistema, geralmente para aqueles que utilizam caixas seladas, a unidade de medida é o Hz.

Fb= Frequência de ressonância da caixa, geralmente para aqueles que utilizam caixas com duto, a unidade de medida é o Hz.

F3= Corte de -3 dB na frequência, em Hz.

Vas= Volume acústico do alto falante, em metros.

D= Valor efetivo para o diâmetro do alto falante, em metros(cúbicos).

Sd= Área de radiação do alto-falante, em metros (ao quadrado).

Xmax= Excursão linear máxima de pico de um alto falante, em metros.

Vd= Volume linear máximo de deslocamento do alto-falante, em metros (cúbicos).

Re= Resistência do alto falante quando submetido a uma corrente elétrica contínua, em Ohms.

Postagens relacionadas
  • As Caixas Acústicas
  • Vibrações no Ar = Sons
  • Os Timbres Harmônicos
  • Eco e Reverberação
  • Ponderação A e B
  • Coeficiente de Absorção
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12330)
  • Amplicador 60 W RMS (9774)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum