Não Funciona, Errei?

Este texto tem o objetivo de explicar porque “espanta cães, gatos, pombos e similares” baseados em circuitos eletrônicos não funcionam, ou funcionam mas não cumprem o objetivo, obviamente que se parecem não funcionar é porque alguma coisa não está certa.

Quando um projeto eletrônico é apresentado o interessado logo se vê diante da solução de todos os seus problemas, só que como tudo na vida, existem regras a serem cumpridas, mas a ansiedade e o espírito de genialidade faz esquecer regras básicas do mundo da eletrônica.

Note que cabe tudo numa placa de circuito impresso de 2 x 2 cm, mas para fins didáticos a placa de CI tem 4,5 cm por 4,5 cm, a imagem está bem maior, mas ao imprimir utilize o tamanho de 4,5 cm por 4,5 cm, o tamanho da imagem sendo maior e sendo impressa com tamanho menor os pixeis ficam mais juntos e vai ficar uma plaquinha perfeita.

A matriz da arte final deve ser colocada de forma que possa ser lida pelo lado cobreado da placa de circuito impresso, pois a visão atual é como se o fenolite fosse transparente, basta imprimir e colocar o papel manteiga virado com o lado da tinta encostado no lado cobreado da placa virgem, esse é um truque que poucos passam, mas fica aí a dica.

_oscilador_placa_ci

Vamos aos componentes: VR1 é um trimpot ou potenciômetro de 4,7 MB, usamos apenas o terminal central e um dos terminais laterais, como nosso objetivo nesse projeto é ajustar uma frequência de acordo com o nosso gosto ou necessidade, um dos terminais não será usado, por isso informa NC, ou seja, não conectado.

O resistor R1 é uma proteção para o caso de VR1 ser totalmente fechado, nesse caso, a tensão e a corrente na base de Q1 seria a mesma fornecida pela fonte de alimentação, que é 12 volts.

Q2 é um transistor do tipo PNP de uso geral, para esse circuito conforme os componentes sugeridos ele pode aquecer levemente, também não precisa ficar ligado o tempo todo não é?

Q1 é um transistor do tipo NPN de uso geral, nesse circuito ele atua como driver para Q2.

C1 e R2 são os componentes que junto com VR1 determinam o tom gerado pelo circuito, alterando C1 para mais capacitância a frequência final fica mais baixa, com 2,2 µF a oscilação lembra o ruído de um motor de moto.

R2 pode ser aumentado até 220 K?, da mesma forma que C1, ele pode ter seu valor alterado para obter diversos tipos de tons, também pode ser colocado no lugar de R1 um trimpot de 220K? e depois de escolhida a frequência do tom VR1, medir a resistência e colocar um resistor fixo do valor encontrado no lugar.

O alto falante (ou transdutor) é o calcanhar de Aquiles nos projetos de osciladores que envolvem frequências ultrassônicas, o transdutor é o componente que entrega a potência final para o ar, o problema está da faixa de resposta das frequências.

Existem vários tipos de transdutores: o alto falante para graves só respondem bem para frequências baixas (low pass) respondem mais ou menos para as frequências médias e respondem muito mal para as altas frequências, alto falantes para frequências médias (mid-range) respondem bem na frequências médias, respondem mais ou menos para as frequências baixas e também respondem mal para as frequências altas.

Para frequências altas são usados tweeters, são alto falantes preparados para reproduzir altas frequências, por isso respondem mal para as frequências médias e pior ainda para frequências baixas.

Quando se fala em sons audíveis frequências baixas começam a ser contadas a partir dos 60 Hz e a banda de baixa frequência termina em torno dos 500 Hz, a faixa de frequências médias vai de mais ou menos 500 Hz até 3 KHz, e a faixa de frequências altas corresponde de 3 KHz a 10KHz.

Como se vê há limites, os fabricantes fabricam componentes que serão usados pelos humanos e para os humanos, só recentemente se descobriu que sons ultrassônicos espantavam animais e a indústria de transdutores não cria em larga escala transdutores que respondam bem acima dos 10 KHz.

Faz sentido não fabricar componentes de teriam pouca aceitação no mercado especializado, porque o ouvido humano de uma pessoa jovem escuta sons de até 10 KHz, algumas de ouvidos mais apurados até 12KHz, mas não passa disso, então, como regular equipamentos eletrônicos que operem na faixa dos ultrassons para mudar o comportamento de animais?

Seria necessário que houvesse pelo menos um frequêncímetro para saber a exata frequência que está sendo gerada pelo oscilador e uma maneira de obter a potência que chega ao transdutor.

Para usos profissionais um decibelímetro para medir a intensidade do nível de som ultrassônico gerado, mesmo sendo fora da faixa de audição humana com equipamento apropriado pode ser medido.

Além da medição, com o monitoramento visual das ações dos animais é possível chegar ao tipo de som que incomoda determinado tipo de animal ou inseto, agora de ouvido, colocando qualquer tipo de transdutor e sem equipamentos adequados para monitorar os eventos só por sorte ou com muita experiência se consegue montar um circuito ultrassónico que cumpra realmente os objetivos propostos.

Por isso é que existe quem diga que fez e funcionou e/ou depois deixou de funcionar, ou simplesmente montou e nunca funcionou.

Segue circuito de oscilador universal que dá para alterar para uma série de funções, inclusive a de espantar insetos e animais, desde que se encontre a frequência correta e sejam usados transdutores que respondam nas frequências desejadas.

_oscilador_bc

Seguindo o desenho da placa de circuito impresso, a montagem final vai ficar como mostrada na imagem abaixo.

_oscilador_vista

Para encontrar a frequência desejada, basta ligar o frequencímetro e movimentar o botão do potenciômetro ou do trimpot até encontrar a frequência desejada, se for necessário alterar R2 e C1 de acordo com as necessidades.

Espero que tenham gostado, comentários e sugestões são bem vindas.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17376)
  • Antena Para Celular (14514)
  • Amplicador 60 W RMS (11168)
  • Os Gatos & Dúvidas (9875)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6759)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum