Registrando Domínios

Ao contrário do que possa ser pensado, escolher um nome de domínio para um site não é tarefa fácil.

É provável que seja a decisão mais difícil escolher entre um nome de domínio que inclua o nome da empresa ou um nome que contenha alguma palavra chave relacionada com o ramo de atividades da empresa.

Agora imagine que você é dono de uma empresa de prestação de serviços web localizada em Itajaí/SC.

O nome da empresa é Til & Oliveira Ltda.

A empresa possui CNPJ e, por isso, você pode registrar um domínio com extensão .com.br.

Você quer registrar o nome de domínio www. www.tileoliveira.com.br.

Então, você visita o site do Registro (http://registro.br) e verifica que o nome está disponível.

Se os clientes já conhecem o nome da sua empresa, quando desejarem acessar o site será mais fácil lembrarem do nome, além de ter outras vantagens.

Um domínio que inclua o nome da empresa transmite um ar mais profissional quando o endereço do site for impresso em cartões de visita ou em material publicitário em geral.

Mas nem tudo é vantagem, a principal desvantagem de se utilizar o nome da empresa no domínio do site, especialmente se for uma micro ou pequena empresa, é que isto não ajudará no trabalho de otimização do site.

Otimizar um site é desenvolver técnicas visando colocar o site entre os primeiros lugares das páginas de resultados dos mecanismos de busca, como o Cadê, o Google, etc.

Se sua empresa é micro ou pequena, será melhor incluir algum termo genérico, relacionado ao ramo de atividades dela no nome de domínio.

Se sua estratégia de atrair público e consumidores para seu site é fundamentada no marketing dos mecanismos de busca, ou seja, se você dá prioridade a seu site ser encontrado através de buscadores como o Google, é melhor você ter um domínio que inclua alguma palavra chave.

Palavras chave são aqueles termos genéricos que os internautas irão buscar quando realizarem uma busca nos mecanismos de busca.

Se estas palavras chave forem parte do nome do domínio do seu site, os buscadores irão dar maior destaque a ele.

Mas a principal desvantagem de um nome de domínio que contém palavras chave é que muitos destes domínios já não estão mais disponíveis para registro, além de se tornarem muito extensos e parecerem estranhos quando impressos.

Note o exemplo: www.til-e-oliveira.com.br pode ser um nome vantajoso tendo em vista alcançar boa posição nas buscas, mas vai ficar muito esquisito quando for impresso em cartões de visita.

Pode ser chegado a um meio têrmo acrescentando uma ou duas palavras chave ao nome da empresa contanto que o resultado não fique muito extenso: www.tileoliveiraservicos.com.br, note que já ficou extenso e também bem esquisito.

Dica: Se você está abrindo uma pequena empresa, escolha o seu nome de domínio antes de escolher o nome da empresa, pesquise a disponibilidade e registre a empresa e registre imediatamento o nome do domínio assim que souber o CNPJ.

Na maioria das vezes, as pessoas registram empresas e só depois percebem que o nome não está disponível como um nome de domínio para o site.

Quanto a ser encontrado pelos mecanismos, trabalhos de programação e publicidade genérica vão resolver esse problema.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38778)
  • Gerador Números Celular (29099)
  • Antena Para Celular (28773)
  • Amplicador 60 W RMS (21153)
  • Os Gatos & Dúvidas (19489)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.