Dúvidas Básicas 3G

Existem muitas dúvidas e poucos esclarecimentos em relação às diferenças básicas entre as freqüências de telefonia chamadas de 3G, nem mesmo os técnicos de operadoras de telefonia respondem a questões básicas, como por exemplo, qual é a diferença entre 850 e 2100 MHz.

Se você não quer ler o texto, leia apenas o próximo parágrafo, e todo o conhecimento sobre o assunto pode estar na ponta da língua.

O telefone celular ou modem 3G é um rádio que recebe e também transmite sinais, e se um rádio sintoniza e transmite em freqüência modulada (FM), não adianta querer sintonizar uma rádio que transmite e recebe em amplitude modulada (AM).

Devido a facilidade de utilização sem fios, também utilizo acesso 3G, a verdade é que na hora de comprar é tudo maravilha, mas na hora de usar no dia-a-dia as coisas mudam, não é reclamação à toa, tenho estado com problemas de velocidade, mesmo tentando esses “maleditos” 0800s das operadoras, com mais do que péssimos atendimentos, onde se chamar o “maledito” atendente de “feio” o desgraçado desliga o telefone com a desculpa que o nível da conversa leva ao desrespeito para com ele, claro que essa é a desculpa, mas a verdade é que existe falta de preparo para a função, é melhor não condenar o atendente por ter nascido sem saber e continuar do mesmo jeito.

Bem, já que as operadoras não se preocupam com esclarecimentos técnicos, por esse mesmo motivo vou tentar não utilizar termos técnicos e escrever o que sei sobre o assunto 3G, quem sabe assim eu possa estar esclarecendo algumas dúvidas dos usuários do Ibytes, e também dos sites daqueles cujos webwritters só tem três teclas nos seus respectivos teclados, ou seja, CTROL+C, CTROL+V, e descaradamente nem se preocupam em citar a fonte de onde foi feita a cópia, esses, são verdadeiros ladrões cibernéticos, mas o tempo se encarrega de mostrar a verdade, e depois fica chato é para eles mesmos quando aparece a verdade.

Para entender o 3G, é preciso antes entender o que é freqüência, claro que quem é rádio operador sabe do que se trata e como funciona, mas agora escrevo para aquele público que não liga para o assunto até que seja necessário por algum motivo entender, para somente então, entrar em ação.

A freqüência é uma grandeza física associada a movimentos de característica ondulatória que indica o número de movimentos* por unidade de tempo, em outras palavras, a freqüência envolve vários conceitos físicos.

* Movimentos nesse caso é definido como ciclos, voltas, oscilações, etc,.

No caso da telefonia, cada operadora transmite seus sinais em uma determinada freqüência, para que não haja interferência entre elas mesmas.

Uma boa comparação são as estações de TV, cada canal transmite seu sinal em uma freqüência, assim um canal não interfere no outro, e para assistir, o usuário precisa sintonizar a freqüência do canal desejado, ou seja, sintonizar na mesma freqüência que o canal usa para fazer suas transmissões.

Aqui em Itajaí, por exemplo, a Globo é sintonizada em 178,740 MHz, que corresponde ao canal 7, a Bandeirantes é sintonizada em 213,220 MHz, que corresponde ao canal 13.

No caso de celular ou de modem 3G é a mesma coisa, isto quer dizer que o celular ou modem e as antenas da operadora estão sintonizados na mesma freqüência.

Então surge a questão de quem usa qual freqüência e quais as freqüências podem ser usadas para cada finalidade, e ainda quais as diferenças entre elas.

A utilização das faixas de freqüência é definida pelos órgãos governamentais, e isso não é de hoje, isso tem origem desde que surgiu o rádio, e desde então, os órgão do governo controlam o que pode ser utilizado em cada faixa de freqüência.

Com o 3G não é diferente, assim como o sistema celular (TDMA, CDMA, GSM, UMTS) pode ser usado em qualquer freqüência determinada.

A Anatel especificou as freqüências de 1900/2100 MHz para implantação da 3G, mas não existe impedimento para que sejam utilizadas outras faixas de freqüências para 3G.

Tanto é real que a Claro utilizou a freqüência de 850 MHz, porque já possuía licença para operar na 850 Mhz, discussões a parte, a Claro foi a primeira empresa que implementou uma rede 3G, isso não é propaganda, é apenas o fato real.

Mais tarde, em outro leilão, a mesma Claro adquiriu licenças para utilizar a freqüência de 2100 Mhz em todas as áreas de concessão.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11623)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7886)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum