Bloqueador de Frequência

Este texto pode servir de alerta para aqueles que pensam que seus carros estão totalmente seguros após pressionar um botão do controle que liga ou desliga o alarme do carro ou para simples conhecimento, por envolver radiofrequência vou publicar na seção com textos sobre radiofrequência.

O fato do acionamento do alarme de carro ser pelo modo sem fio torna a vida muito menos cansativa, mais cômoda e ao mesmo tempo deixa o carro mais vulnerável no que diz respeito a segurança, virar uma chave na fechadura da porta é sem dúvida mais certo de ter mais segurança do que pressionar um botão de um controle remoto.

Claro que se o ladrão quiser roubar um carro, ele vai roubar aquele carro onde está mais fácil e ao mesmo tempo colocaria o ladrão numa condição de risco menor, então pegar um carro aberto é um convite para ser roubado.

Existem ladrões que não querem o carro, eles querem os objetos que ficam dentro do carro quando o motorista vai ao supermercado ou numa loja, ou quem sabe assistir um jogo de futebol no estádio ou ir ao shopping, enfim, quando o motorista fica a certa distância do carro e não pode vê-lo, mas confia cegamente no sistema de alarme.

Ocorre que o acionamento é feito através das ondas eletromagnéticas, e assim como em tudo na vida, vale a lei do mais forte, e um controle tem uma potência minúscula, basta ter um controle com a potência maior para fazer com que o receptor do alarme não consiga decifrar a codificação enviada até ele, se você já ouviu falar ou já teve problemas com TVI sabe ao certo do problema, em resumo, trata-se de uma interferência.

Na real, quando a pessoa aciona o alarme para fechar os vidros e travar as portas, o bandido já tem acionado o aparelho que causa interferência, geralmente o carro alvo é seguido e assim que estaciona em algum lugar se torna alvo.

O sistema que interfere é até simples, é um gerador de frequências com potência em torno de 1 watt na banda de frequências usadas pelos alarmes, portanto, é preciso ter atenção no sinal sonoro que indica que o alarme foi acionado.

Não precisa ser um aparelho de precisão, pois a intenção é interferir nos sinais eletromagnéticos enviados quando é tentado travar o carro, também existem sistemas que conseguem copiar o sinal de radiofrequência e o tom de áudio que é enviado pelo controle para o alarme, é um sinal codificado que é chamado de código de segurança da chave.

Para quem é bandido e não sabe nada de eletrônica compra pela internet em sites internacionais, o aparelho é oferecido como um controle remoto, mas existem modelos que além de interferir clonam os controles de quem estiver perto e acionar o controle.

A frequência mais utilizada nos controles que fecham vidros e travam as portas de carros é 433 MHz, mas quando esse aparelho é utilizado interfere nas ondes de rádio que são utilizadas, na linguagem popular: “bloqueia a frequência”.

Falando numa linguagem simples e ao mesmo tempo técnica, o aparelho que causa interferência é um simples controle remoto que utiliza as ondas de rádio com o objetivo de controlar aparelhos de áudio e de vídeo.

Só que ele usa a mesma frequência que é usada pelo controle remoto que trava o carro, então numa distância relativamente curta, se for acionado esse controle remoto, ele irá bloquear a informação do controle do proprietário do carro impedindo que o carro fique travado.

Diante disso, quem não desejar correr riscos vai ter que mudar os procedimentos na hora de estacionar, ao invés de apenas fechar a porta e acionar o alarme e seguir seu caminho, vai ter que conferir manualmente se as portas estão trancadas e ainda ter o cuidado para que não tenha ninguém por perto que possa clonar a frequência.

Ter cuidado é bom, com a tecnologia existente prevendo esse tipo de malfeitos, já existem trancas eletrônicas que geram códigos diferentes cada vez que são acionados.

Nesses casos a clonagem não funciona, em todo caso, o acionamento mecânico do veículo, seja com a chave ou baixando o pino da porta do carro inutiliza o equipamento.

É bom observar se é emitido o som do bip, pois quando o bloqueador está acionado não é possível ouvir o barulho do travamento das portas e nem o acionamento do alarme.

Postagens relacionadas
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43700)
  • Gerador Números Celular (37911)
  • Antena Para Celular (31831)
  • Amplicador 60 W RMS (23219)
  • Os Gatos & Dúvidas (21778)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.