S.O. e os Componentes

Antes de querer se aprofundar nos conhecimentos avançados, é preciso estudar e compreender os conceitos dos principais componentes de um sistema operacional, de nada serve saber as funções complexas, antes é preciso saber quais são suas funções básicas.

Por mais complexo que possa parecer, um sistema operacional e apenas um conjunto de rotinas que é executado pelo processador, e da mesma forma que qualquer outro programa.

Sua principal função é controlar o funcionamento do computador, é como se fosse um gerente dos diversos recursos disponíveis no sistema.

O nome sistema operacional não é o único nome adotado para designar o conjunto de programas, nomes como monitor, executivo, supervisor ou controlador normalmente possuem o mesmo significado quando se trata de computador e sistema operacional.

Um sistema operacional possuí inúmeras funções, e essas funções, basicamente são resumidas em duas, descritas a seguir:

1) Quando é pensado em sistemas multi-usuário, onde vários usuários podem compartilhar os mesmos recursos, como, por exemplo, memória e discos, é necessário que todos tenham oportunidade de ter acesso a esses recursos, de forma que um usuário não interfira no trabalho do outro.

Se imaginarmos que uma impressora pode ser utilizada por vários usuários do sistema, deve existir algum controle para impedir que a impressão de um usuário interrompa a impressão de outro.

E mais uma vez, o sistema operacional é o responsável por permitir o acesso concorrente a esse e a outros recursos, de forma organizada e protegida, deixando para o usuário a impressão de que ele é o único a utilizá-los.

O compartilhamento de recursos também permite a diminuição de custos, pois quando mais de um usuário pode utilizar as mesmas facilidades, como discos, impressoras, linhas de comunicação e outros recursos, por si só vai gerando economia.

Mas não é apenas em sistemas multi-usuários que o sistema operacional é importante, se pensarmos que um computador pessoal permite que sejam executadas várias tarefas, como imprimir documentos, copiar arquivos pela internet ou processar planilhas, o sistema operacional tem que ser capaz de controlar a execução de todas essas tarefas.

Portanto, o sistema operacional deve gerenciar o compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida, além de gerenciar, ele é a interface entre os usuários e os recursos do sistema.

2) Um computador num gabinete composto de circuitos eletrônicos, cabos e fontes de alimentação (hardware), não tem nenhuma utilidade.

É através de programas (software) que o computador consegue armazenar dados em discos, imprimir relatórios, gerar gráficos, realizar cálculos, entre outras funções.

O hardware é o responsável pela execução das instruções de um programa, com a finalidade de se realizar alguma tarefa.
Uma operação efetuada pelo software pode ser implementada em hardware, enquanto uma instrução executada pelo hardware pode ser simulada via software.

Esta decisão fica a cargo do projetista do computador em função de aspectos como custo, confiabilidade e desempenho.
Tanto o hardware como os softwares são logicamente equivalentes, interagindo de uma forma única para o usuário.

Nos primeiros computadores que surgiram, a programação era realizada em painéis, e através de fios, exigia-se um grande conhecimento do hardware e de sua linguagem de máquina, obviamente que isso era uma grande dificuldade para os programadores da época.

A solução para esse problema foi o surgimento do sistema operacional, que tornou a interação entre usuário e computador mais simples, confiável e eficiente.

A partir desse acontecimento, não existia mais a necessidade de o programador se envolver com a complexidade do hardware para poder trabalhar; ou seja, a parte física do computador tornou-se transparente para o usuário.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (29654)
  • Antena Para Celular (23313)
  • Amplicador 60 W RMS (16901)
  • Os Gatos & Dúvidas (15848)
  • Gerador Números Celular (15199)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.