Raios e Tempestades

Tempestades são típicas de épocas quentes, a certa altura nuvens carregadas se chocam causando barulho e raios, o Brasil é campeão em incidência de raios e por descuido ou desconhecimento tem feito vítimas fatais.

Durante tempestades há quem goste de ficar ao ar livre na praia ou em campo aberto não levando em conta o perigo, a verdade é que o melhor lugar para ficar durante uma tempestade com chuva e raios é dentro de casa.

É lógico que nem sempre nossa casa está perto e não temos amigos com suas casas disponíveis, nesse caso um prédio com para raios é o local adequado.

Uma dica importante é que em casa ou num prédio é recomendável não ficar próximo a vigas metálicas ou encostado em janelas ou portas de metal, pois essas podem se comportar como para raio atraindo para si as descargas elétricas, ou seja, os raios.

Existem lendas muito antigas de que os espelhos atraem raios, como disse, são lendas, pois não existe nenhuma comprovação técnica ou científica que espelhos tenham capacidade de atrair raios para dentro de casa.

Por outro lado, é verdade que objetos metálicos e descargas elétricas são extremamente perigosos, pois a eletricidade procura o caminho mais fácil para chegar à terra.

Os metais são bons condutores de energia e geralmente são colocados de forma a “puxar” para si a descarga elétrica, é bom que fique claro que se uma haste de metal outra haste de ferro estiverem na mesma altura, a probabilidade do metal “puxar” a descarga elétrica (o raio) é muito maior.

Um mito, ou melhor, uma grande mentira é sobre o celular, nos postos de combustível são proibidos, talvez os técnicos estudiosos entendessem que as minúsculas potências dos aparelhos celulares pudessem causar faíscas e explodir os postos de combustível.

Durante tempestades o celular pode sim ser usado, mas por precaução o celular não deve estar conectado ao carregador e o carregador não deve estar plugado na tomada, pois se houver uma descarga elétrica pela rede de energia elétrica o usuário será atingido.

Obviamente que antenas externas não devem ser utilizadas enquanto a tempestade não passar, pois a antena pode se comportar como um para-raios e pode matar o usuário.
Tomar banho de chuveiro durante uma tempestade é mais arriscado do que usar um celular com o carregador na tomada, pois a água é condutiva, misturando-se a eletricidade local, a água e a descarga elétrica, isso é fatal.

Tomar banho em lagoas, rios ou no mar também é muito perigoso, em áreas abertas o próprio corpo fica alguns centímetros acima do nível da água, dessa forma representa um caminho mais curto para a eletricidade e é esse o caminho preferido dela.

Permanecer em áreas abertas, como pastagens ou na areia do mar é muito perigoso, pois o corpo fica acima do nível da terra (pastagem ou areia), sendo o caminho mais curto para a eletricidade chegar a terra.

Quem pensa que guarda chuva ou qualquer similar protege está muito engado, guarda-chuvas se transformam em para-raios e como as pessoas geralmente estão segurando em partes metálicas o risco é muito grande.

Ficar em baixo de árvores também é arriscado, pelos mesmos motivos relatados acima, é provável que uma descarga elétrica seja atraída pela árvore e quem estiver em baixo pode sofrer queimaduras ou até mesmo morrer.

Durante uma tempestade é recomendável tirar os aparelhos eletrônicos da tomada isso, pois os equipamentos conectados à rede elétrica podem ser atingidos por descarga elétrica durante a tempestade, podendo ser danificados até mesmo estando desligados.

Com é fácil de perceber, o para-raios deve ser bem dimensionado e bem instalado, embora ele seja instalado de forma a servir de caminho mais curto para as descargas elétricas das tempestades nem sempre consegue desviar para a terra toda a energia gerada pelas tempestades.

Postagens relacionadas
  • Quem Rouba Mais?
  • O Disjuntor e a Segurança
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.