Consertando Monitores

Com algumas pequenas diferenças, um monitor é muito parecido com um aparelho de televisão, é claro que existem algumas diferenças sim, isso não pode ser negado, e a principal diferença que pode ser notada é que todas as fontes que alimentam o monitor são retiradas do transformador da fonte, que por sinal, é fonte chaveada.

Salvo poucas exceções, os aparelhos de televisão retiram as fontes do fly-back, outra particularidade que pode ser claramente notada é que o filamento dos monitores é alimentado com tensão contínua e nas TVs é alimentado com tensão alternada.

Na prática isso significa uma incidência maior de defeitos na alimentação do filamento dos monitores.
Enquanto que nas TVs o único defeito possível na alimentação de filamentos seria mau contato na placa e/ou no soquete.
No monitor podem existir defeitos também no diodo de retificação dessa fonte e principalmente no capacitor eletrolítico.

Um monitor que esteja com a imagem escura e o filamento do tubo com acendimento fraco, com certeza tem um defeito na alimentação do filamento, ou é falta de tensão ou é falta de corrente, ou quem sabe os dois defeitos.

Geralmente os capacitores usados na filtragem dos filamentos são de qualidade duvidosa e tem baixa tensão de isolamento, geralmente são de 470 micro farad por 16 volts de isolamento, e quase sempre apresentam problemas.

Com a minha experiência, sempre substituo por um capacitor de tensão maior, tipo de 25 volts ou mais, com isso evito que o problema volte a se repetir.

Para os técnicos, os defeitos que aparecem é bom pois significa maiores possibilidades de trabalho e conseqüentemente o lucro, mas é muito ruim para o cliente.

Deixando a brincadeira de lado, é muito mais fácil medir um filamento DC do que medir as tensões num fly-back.

Para medir um filamento DC basta colocar o multímetro na escala desejada e medir a tensão, e se a tensão estiver abaixo de 6 volts (o padrão é 6,3 volts), com certeza existem problemas.

Outra dica é sempre trocar o capacitor de filamento se ela apresentar sinais de aquecimento excessivo, caso em que a parte plástica se aquece e a parte superior do capacitor fica descoberta e o plástico fica meio esticado.

É importante observar que em alguns monitores essa fonte de 6,3 volts não alimenta somente o filamento, mas também outros estágios do monitor, e no caso de defeito, pode resultar em sintomas muito esquisitos.

Faz algum tempo que apareceu um monitor na oficina que tremia a imagem, revisei todo o circuito horizontal e nenhum defeito foi encontrado, e depois de algum tempo fui descobrir que a causa era o capacitor de filamento, porque essa mesma tensão também alimentava o circuito de controle de posição horizontal.

Em se tratando de teste de capacitores, não recomendo utilizar o multímetro ou qualquer outro aparelho para medir um capacitor, como dizem, testar o capacitor.

No meu ponto de vista o teste deve ser deve ser feito na prática e com o aparelho funcionando, pois a melhor forma de saber se um capacitor está ruim, é sugar um terminal do capacitor (desconectar um dos terminais) e soldar outro capacitor de igual valor por debaixo da placa.

Alguns vão dizer que é gambiarra, não me importo, pois eu acho que é uma criatividade que economiza muito tempo e por isso faço todas as vezes que tenho dúvidas a respeito do estado de um capacitor, até mesmo quando é difícil a retirada de um capacitor, pois é muito mais fácil soltar apenas um dos terminais e soldar um capacitor por baixo da placa, do que remover um capacitor da placa de circuito impresso e soldar outro, e se o defeito não era ali o trabalho foi perdido.

Mas tenha em mente alguns passos que são muito importantes antes de ficar soldando terminais de capacitores nas placas: desligue o aparelho da tomada, solde o capacitor e depois ligue o aparelho, não faça nada com o aparelho com o plug na tomada, mesmo que desligado.

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14817)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum