Sobre Detectores de Radar

A utilização do detector de radar é proibida no Brasil, indo totalmente na contramão do suposto objetivo da utilização do radar, que alardeiam ser educativo.

Se o objetivo das tais fiscalizações fosse realmente educativa não seria proibido avisar onde tem blitz, onde tem radar e onde tem alguém ou alguma coisa tentando limitar a velocidade nas estradas, obviamente que o objetivo é arrecadar, e para isso a multa é um artifício amplamente utilizado.

Se assim não fosse, porque é proibido usar aplicativo como o waze ou similar?

Os aplicativos além de ajudar no trânsito, ajudam avisando sobre o limite de velocidade nas estradas, acidentes, e sendo aplicativos de trânsito, avisar onde há algum tipo de obstáculo ao deslocamento, é normal avisos de fiscalização.

No Brasil, os condutores não tem o hábito de usar detectores de radar, mas não porque é proibido, é porque o tempo de sua comercialização ainda não foi suficiente para se tornar um hábito.

Os preços não são obstáculos, pois se encontra detectores de radar a partir de R$ 250

Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o equipamento antirradar é proibido, sob pena de multa e apreensão do veículo.

É considerada uma infração gravíssima, que se iguala ao ato de não ter o veículo devidamente licenciado ou de não ter placas de identificação.

Fiz uma consulta ao Detran de Santa Catarina sobre a quantidade de multas por utilização de detector de radar e depois de várias semanas recebi a resposta que não foi identificado nenhum condutor com esse equipamento no estado, talvez quando você estiver lendo esse texto isso tenha mudado.

Mas, porque é proibido utilizar detector de radar? Esse aparelho é apenas um receptor que detecta emissões eletromagnéticas do radar que fiscaliza veículos em alta velocidade, é apenas um aparelho que sintoniza frequências específicas.

Um alarme soa para o motorista quando é detectada uma transmissão feita pelo radar, mas é bom lembrar que alarmes falsos acontecem devido ao grande número de dispositivos que fazem transmissões nas mesmas frequências, mesmo transmitindo dados diferentes.

Mesmo que seja um alarme falso, ainda assim será útil, porque instintivamente, na dúvida, a gente diminuí a velocidade.

Em alguns países o uso do aparelho é aceito como legal, como exemplo os Estados Unidos, desde que o veículo não seja de uso comercial, legal também no Reino Unido, Coreia do Sul, Rússia, Polônia, Nova Zelândia, México e Japão.

Se usar detector de radar é proibido, note que nesse caso é proibido sintonizar uma emissão eletromagnética, é como proibir de sintonizar uma estação de rádio qualquer (coisas do Brasil e suas leis), o jeito é apelar para alternativas, e uma delas é praticamente desconhecida, que é usar o embaralhador de sinal de radar.

Existem duas formas: Comprar feito ou montar, claro que para isso é preciso ter conhecimentos técnicos e saber em quais frequências os radares operam.

Então vou dar uma ajudinha para interessados no assunto:

Os radares modernos operam com transmissão sem fio em modo duplex em 2.4GHz/410MHz e são utilizados os seguintes frequências nos métodos de detecção:

X-BAND: 10.525GHz/100MHz
K-BAND: 24.150GHz/175MHz
K-BAND: 24.150GHz/175MHz
KU-BAND: 13.450GHz/125MHz
KA-BAND: 34.700GHz/1300MHz
KA-BAND: 33.400GHz/1300MHz

Dependendo da banda utilizada e do método utilizado a detecção pode ser de 200 a 1500 metros.

A última vez que fui multado por um radar móvel faz mais de quatro anos e não uso detector de radar, e temos que ser honestos com a gente mesmo, há situações em que a gente ultrapassa a velocidade da via, mas nada como um embaralhador de sinal de radar para deixar o radar louco até que eu passe por ele.

O circuito consiste em um oscilador de varredura na frequência de operação do radar, aplicando um ruído branco na varredura “mata” o radar.

É o que sempre digo: “A radiofrequência é extremamente vulnerável”.

Postagens relacionadas
  • Bloqueador Sinal Wifi
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (51781)
  • Gerador Números Celular (45018)
  • Antena Para Celular (35725)
  • Amplicador 60 W RMS (26046)
  • Os Gatos & Dúvidas (25296)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.