Adeus Siga-me, Adeus

Quem não quer pagar barato? E além de barato ainda tem que ser bom, isso é assim com todo brasileiro, que adora levar vantagem em tudo, aliás, essa maldita lei de Gérson tem feito muitas vítimas, mas o tema deste texto é compartilhar internet 3G e usar VoIP móvel, tipo assim, no carro.

Primeiro é preciso ter um notebook ou um netbook, eu usei um EEEPC710, que é bem limitado, mas eficiente para o que eu precisava, a minha intenção era usar VoIP móvel e atender as ligações e também fazer as ligações em qualquer lugar.

No meu caso, eu tenho um número bem conhecido, mas é fixo, quando preciso ficar atendendo, tenho que configurar para atender no siga-me, é ótimo, mas o custo é muito alto, pois quem liga para meu número paga pela ligação, mas do meu número fixo até meu celular é eu quem pago, aí 100 ligações passam de R$ 100,00.

Era preciso um número fixo para atender as chamadas no celular, optei por uma linha da vono e configurei meu N95 para atender as chamadas, com o meu número do telefone conhecido sendo configurado para atender no telefone do vono, pelo redirecionamento, valor de fixo para fixo, tudo tranqüilo então, atendia as ligações no celular, as vezes com wi-fi e ás vezes com 3G.

O wi-fi é bom, mas a bateria acaba muito depressa, além do alcance também ser limitado, uma boa conexão não passa dos 50 metros, no caso do 3G é ótimo, mas também tem um porém, quando o sinal cai e fica em EDGE ou GPRS a configuração SIP cai e não retorna automaticamente, aliás, esse é um problema que a Nokia resolveu tirando o cliente SIP dos celulares mais recentes, no caso da queda do sinal e queda de conexão, é chato ter que ficar monitorando.

Uma solução seria usar o FRING, mas tem outro porém, a qualidade de áudio é aceitável, mas tem um delay muito grande, e isso atrapalha a conversação.

Na procura de soluções, pensei e resolvi experimentar outro tipo de possibilidade, achei tão bons os resultados que resolvi compartilhar a minha experiência.

Bem, o começo é o compartilhamento da conexão 3G, uso um modem para acesso móvel 3G, experimentei outros de colegas e funcionaram do mesmo jeito, sem nenhum problema, apenas a velocidade teve variação, mas não é o caso, para compartilhar, acesse a conexão que é criada pelo programa de instalação do modem 3G, clique em propriedades, e depois clique na aba avançado, marca a opção: permitir que outros usuários usem a internet, dá OK e desconecte a conexão e conecte novamente, pronto, compartilhada a conexão.

Como saber se o compartilhamento está funcionando é simples: com o cabo de rede par trançado, conecte no conector RJ45 de outro computador e verifique se ele acessa a internet, se estiver certo, o acesso a internet está disponível, ou seja, compartilhado, as propriedades da conexão da placa de rede deve estar configurada para obter IP automaticamente.

O passo seguinte é ter um adaptador ATA, no meu caso usei um linksys PAP2T-NA, comprei novo, zero bala, ou seja, virgem, mas não tem problema algum, as instruções que vieram são poucas em inglês e dizia que era só conectar que funcionava, mas não é bem assim.

A seqüência para chegar as configurações pode parecer difícil, e é, mas só quem não sabe, como era um equipamento novo, conectei o cabo de rede, conectei um telefone comum, e agora?como acessar as configurações?

É preciso acessar por algum programa ou pelo navegador através de algum IP, e depois de algumas pesquisas e traduções descobri que para acessar o IP é preciso digitar no telefone * * * * (4 asteriscos), então se escuta uma mensagem “configuration menu”, depois da voz indicando menu de configuração digite 110# e preste atenção, o PAP2 vai falar o endereço IP atribuído nesta vez que ele foi ligado, anote o endereço IP, digite o endereço na barra de endereços e tecle ENTER, pronto, está nas configurações.

Uma dica que pode ser útil devido a pequenos problemas que tive ao especificar um endereço IP, claro que um endereço fixo eu saberia de cor qual era o endereço, o problema é que mesmo digitando na barra de endereços o endereço por mim especificado não conseguia mais acessar.

Então tive que dar RESET, é bom lembrar que o recurso RESET não deve ser usado indiscriminadamente, em todo caso, use por sua conta e risco, para dar reset, ligue o PAP2 e espere 15 segundos.

Ligue um telefone na porta 1 e digite no telefone * * * * e será ouvida a mensagem em inglês: configuration menu.
Digite 73738# e uma mensagem solicitando a confirmação: enter 1 to confirm, então digite 1 para confirmar, PRONTO! Você tem um PAP2T-NA novinho em folha com as configurações de fábrica.

Uma vez que seja acessado o menu, é só configurar, então devem ser configurados alguns dados do Vono, lembre-se da dica acima, se configurar um IP fixo, pode ser que o acesso fique dificultado, em todo caso, seguem as configs:

Na área SYSTEM

dhcp = NO.
Static IP = Colocar um endereço IP ou deixar em branco.

Gateway = No meu caso é internet 3G compartilhada, o endereço é o da placa de rede 192.168.0.1, para quem usar roteador é o endereço IP do roteador, geralmente 10.1.1.1

NetMask = 255.255.255.0

Primary DNS: 200.139.125.5

Secondary DNS: deixei em branco mas também funciona com o IP da placa de rede compartilhada ou IP do roteador.

Clique em Save e o PAP2 reiniciará, se não especificou um endereço IP, deve ser acessado o menu e escutar o novo endereço IP que foi atribuído ao PAP2.

É hora de configurar a linha 1: no campo Registration/Proxy Server deve especificado vono.net.br, existem outras configs que não devem ser alteradas, mas algumas devem ser preenchidas ou alteradas, seguemos dados:

NATKeepAlive = no

SIP Port = 5060

Proxy = vono.net.br

Use Outbound Proxy = yes

Outbound Proxy = vono.net.br:1571

Use DNS SRV = yes

DNS SRV auto prefix = yes

DisplayName = Seu nome ou seu login no vono.

User ID = Seu login no vono.

Password = Sua senha do vono.

Preferred Codec = G729a.

Clique em save settings, o PAP2 reinicia em menos de 5 segundos e sua linha VoIP está funcionando.

Alimentei o EEEPC710, o adaptador linksys PAP2T-NA e mais um telefone sem fio desses comum usando um no-break ligado numa bateria reserva, e pronto, minha central de telefone fixo está móvel e com custo mensal muito menor do que se usasse o siga-me convencional.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (39022)
  • Gerador Números Celular (29537)
  • Antena Para Celular (28900)
  • Amplicador 60 W RMS (21258)
  • Os Gatos & Dúvidas (19598)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.