É de Vital Importância

Nós não podemos vê-la, mas ela existe, ele está por toda a parte e danifica os componentes eletrônicos, e é justamente por isso que os fabricantes colocam etiquetas em seus produtos com alertas que advertem sobre os cuidados a serem
tomados no manuseio do produto.

Para evitar o danos aos componentes eletrônicos, o mínimo que devemos fazer é segurá-los de tal forma que seja evitado o contato direto com nossas mãos em suas partes metálicas, isso é realmente o mínimo, mas existem outros cuidados
para prevenir estragar placas ou componentes sem mesmo serem usados.

Existem usuários ou técnicos inexperientes que ao invés de consertar, estragam ainda mais o computador por não manusearem corretamente os componentes que retiram para fazer testes de funcionamento.

Existem usuários ou técnicos que não se lembram ou não tem conhecimento que manuseiam computadores, que são equipamentos extremamente delicados.

Apesar de muitas placas, driver e outros componentes atualmente serem baratos, mesmo assim são sensíveis e necessitam dos mesmos cuidados dispensados aos equipamentos ou dispositivos caros.

O mais importante cuidado a ser tomado por quem manuseia equipamentos é o seguinte:

Antes de fazer ou desfazer qualquer conexão, seja ela de chips, placas, cabos, conectores, periféricos e/ou driver de qualquer tipo, todos os equipamentos envolvidos devem estar desligados.

Devemos ter em mente que a maioria dos chips e placas ficam danificados permanentemente caso sejam removidos ou colocados com o computador ligado, a mesma coisa se aplica a periféricos, mas devem ser excluídos dessa colocação os dispositivos de MP3, MP4, Pen Drive e outros dispositivos que são plugados nas portas USB, que são portas que foram
criadas justamente com a finalidade de conectar dispositivos com o computador ligado, salvo indicação contrária do manual do dispositivo.

Quando uma impressora, um mouse, um teclado, um scanner ou uma câmera é conectada ou desconectada, o computador e o periférico deve ser desligado, pois geralmente cada equipamento tem sua alimentação própria.

E se esta regra não for respeitada e mesmo assim nada for danificado, pode ter certeza que foi simplesmente uma questão de sorte.

Embora não sejam seguidas as regras e continuam sendo sendo conectadas de forma errada, é preciso esclarecer que para conectar uma impressora ou outro equipamento com alimentação própria é preciso ter alguns cuidados, sendos eles:

a) Desligue o computador e o equipamento que estiver conectado no computador.

b) Conecte o computador ao equipamento com cabo (de dados ou cabo de força) apropriado.

c) Ligue o equipamento e logo em seguida, o computador.

Para desconectar equipamentos com alimentação própria siga os passos a seguir:

a) Desligue o computador e depois o equipamento.

b) Desconecte o cabo.

c) Desligue o computador.

Existem casos em que equipamentos ou dispositovos são alimentados através do computador, de qualquer modo, as regras devem ser seguidas, e conforme já citado, os dispositivos de MP3, MP4, Pen Drive e outros dispositivos que são conectados nas portas USB, que são as portas de cenexão que foram criadas justamente com a finalidade de conectar dispositivos com o computador ligado, salvo indicação contrária do manual do dispositivo.

A regras para conectar e desconectar equipamentos no computador devem ser aplicadas a todos os equipamentos que possuem alimentação própria e também para aqueles que dependem da alimentação do computador, os passos logicos e que podem ser exemplos são o mouse, o teclado ou o joystick:

a) Desligar o computador.

b) Conecte o dispositivo, e se for o caso, prenda-o através dos seus parafusos.

c) Ligue o computador.

Para desconectar o mouse, o teclado ou o joystick siga os seguintes passos:

a) Desligue o computador.

b) Desconecte o mouse, o teclado ou o joystick.

c) Ligue o computador.

As regras descritas acima valem também para qualquer tipo de dispositivo que não possua alimentação própria.

Para desconectar chips (circuitos integrados), placas ou cabos internos:

a) Desligue o computador.

b) Desconecte a placa, o chip ou cabo interno.

c) Ligar o computador.

Uma boa prática é desligar o computador para fazer todas as conexões mecânicas.

Para aparafusar ou desparafusar driver de disquete, discos rígidos e driver de CD-ROM, fonte, conectores seriais ou qualquer outra peça que seja presa por parafusos, o computador deve estar desligado.

Esse cuidado é muito importante, pois se uma peça metálica qualquer, como um parafuso, pode cair sobre uma placa e pode causar um curto-circuito, e caso o computador esteja ligado, pode causar danos irreversíveis.

É de igual importância o correto manuseio de cabos, é altamente recomendado que ao retirar qualquer tipo de cabo, deve-se puxar sempre pelo conector, e nunca não pelo próprio cabo, pois se for puxado pelo cabo, as ligações elétricas entre o cabo e o conector podem ser desfeitas, e depois causam mau contato e até mesmo o não funcionamento, essa regra deve ser aplicada para qualquer tipo de cabo:

Cabos da rede elétrica.

Cabos da fonte de alimentação.

Cabo do vídeo do monitor.

Cabos das conexões do painel do gabinete.

Cabo flat de driver de disquete, driver de CD-ROM e de discos rígidos.

Cabo do teclado.

Cabos das interfaces seriais.

Cabo do mouse.

Cabo do scanner.

Cabo da impressora.

Outros tipos de cabos.

Deve ser lembrado que todo cabo tem uma forma correta para ser encaixado, isto é muito fácil de ser observado nos encaixes que ficam na parte exterior do computador.

Uma ligação invertida pode, na grande maioria dos casos, causar dano irreversível ao dispositivo ou no conjunto todo.

Felizmente, na área da informática, a grande maioria dos conectores têm um formato de modo que impede a ligação errada, mas mesmo assim sempre existe alguém que tenta e que consegue encaixar na marra, e se for na marra é logico que fica invertida a ligação, o resultado é previsível.

No entanto, as conexões internas, as ligações de cabos flat nas respectivas placas, muitas vezes não possuem esse tipo de proteção, justamente porque na teoria deve devem ser manuseados por quem sabe o que faz.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11624)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum