Controle Cargas Com Luz

Quando se trata de controle sem fios por longas distâncias sempre existem várias opções, só que geralmente há complexidade no circuito, ou que se torna instável, caro demais ou não tem como executar pelo menos duas funções básicas com um circuito simples e barato.

O circuito mostrado na imagem abaixo quebra esse paradigma, pois o circuito é simples, executa pelo menos duas funções simples e é extremamente barato fazer a montagem de um circuito desses.

A proposta inicial é ligar e desligar remotamente alguma coisa a longa distância, a distância máxima é o alcance do emissor luminoso, com um controle remoto de TV o alcance é de mais ou menos 15 metros, mas com emissor com luz lazer o alcance pode chegar a 500 metros.

O funcionamento é bem primário, com um pulso luminoso o circuito é ativado e assim permanece até que receba outro pulso luminoso, quando desativa.

O circuito tem como coração um circuito integrado do tipo CD 4013, esse circuito integrado é um dual flip-flop, de forma resumida o o funcionamento é simples: um relê abre ou fecha os contatos de acordo com os pulsos recebidos, e assim, liga ou desliga uma carga a critério do interessado.

O sensor é um foto transístor, ele deve ser instalado de forma estratégica para não receber a luz ambiente, no meu caso coloquei dentro de um tubinho de 7 centímetros, assim o sensor fica no escuro e a luz para acionar é apontada para o lado abeto do tubo, no protótipo foi utilizado um TIL78, VR1 é um trimpot de 100k ohms e é nele que se ajusta ajusta a sensibilidade, R2 mantém o pino 3 do CI 4013 em estado baixo (LO), evitando disparos falsos.

O relê deve ser escolhido de acordo com a regulagem da alimentação, o circuito prevê um CI 7812 sendo a alimentação do circuito de 12 volts e um relê genérico com contatos para 5 ampères, mas outros relês podem ser usados sem problemas, o transistor Q1 é um NPN de uso geral, usei BC548 e BD137/139 e todos funcionaram bem, com o TIP41 o relê quase não atracava devido ao ganho da linha de transistores TIP.

O CI 7812 permite que o circuito possa ser alimentado com tensão de 12 a 35 volts, nada impede que seja escolhido um CI como o 7806, por exemplo, nesse caso, o relê deve ser para 6 volts, o objetivo dessa facilidade é permitir que quem tenha uma célula solar e gostaria de usar em algum projeto, essa é uma oportunidade.

O relê tem como característica principal isolar a tensão de alimentação da carga acionada, ou seja, a alimentação do circuito eletrônico é uma e a carga externa podem ser feita com alimentação diferente da alimentação do circuito, assim, 110 ou 220 volts podem alimentar uma lâmpada, um motor de portão, enfim, o que a imaginação sugerir, o importante é que os contatos do relês fazem o papel de uma chave liga-desliga.

O circuito completo é mostrado na imagem abaixo, clique na imagem para ver os detalhes.

CD_4013


 

Postagens relacionadas
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Faróis Apagados?
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33807)
  • Antena Para Celular (25916)
  • Gerador Números Celular (19439)
  • Amplicador 60 W RMS (18770)
  • Os Gatos & Dúvidas (17818)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.