3G Compartilhado

O acesso à internet com conexão 3G está em expansão, a cada dia novos usuários conhecem o acesso móvel que é disponibilizado por várias operadoras, enquanto escrevo este texto estou inclinado a solicitar o desligamento da minha conexão ADSL, simplesmente pelo fato do acesso 3G ter a mobilidade que os usuários mais precisam e justamente por isso é o que eles mais procuram, até aqueles usuários que usam apenas em casa.

Não são só os usuários domésticos, as empresas também estão adotando a internet 3G, existem diversas razões, mesmo que ainda não seja um acesso barato, o acesso 3G dispensa vários detalhes, um deles é quando existe a necessidade da troca de endereço, e geralmente o usuário corre o risco de ser informado pela operadora que no novo endereço não terá sinal ADSL.

Na internet existem muitos tutoriais ensinando a compartilhar a internet 3G, obviamente que o mais prático é comprar um roteador que tenha porta USB, assim é só plugar o modem 3G e o roteador faz todo o resto, e praticamente sozinho.

Um exemplo desse tipo de roteador é o Roteador USB 3G, que é produzido pela Rede Air (www.redeair.com.br) no qual será plugado o modem 3G da sua operadora que fará a sua conexão com a internet, note que não especifiquei nome de operadora, pelo de fato de que os procedimentos descritos a seguir funcionam com todas as operadoras,mas vale lembrar que é aconselhável ter um plano de dados ilimitado, ou poderão surgir algumas surpresas na conta.

Os procedimentos são os seguintes:

Vá em configurações e escolha conexões de rede, escolha a opção configurar rede doméstica ou pequena empresa, nesse ponto, seu modem já deve estar conectado à internet, então o assistente avisa que vai configurar a rede, clique em avançar, um novo aviso de verificação é mostrado, clique em avançar, na tela que é mostrada, escolha a opção “este computador se conecta diretamente a internet,os demais computadores se conectam a internet através deste computador”.

Clique avançar e aparecem as conexões de acesso a internet que você tem configurado, marque a sua conexão de acesso 3G e clique em avançar, aparece a conexão da sua placa de rede, se tiverem mais placas,aparecem as conexões das respectivas placas de rede, inclusive wireless.

Nesse ponto é bom ter em mente o que vai realmente ser feito, podem ser marcadas todas as conexões para serem compartilhadas, selecionar, no exemplo, quero compartilhar com um roteador osvelink, ele fará a distribuição para os outros computadores, então só marco a conexão dessa placa de rede.

É importante lembrar que ao marcar a placa, o endereço de IP 192.168.0.1 é atribuído a ela, então, clique em avançar, e na tela seguinte dê nome ao computador e clique em avançar, na tela que aparece deve ser colocado o nome do grupo de trabalho, de preferência, deve ser o mesmo nome para todos os computadores que farão parte da rede.

Clique em avançar e ative o compartilhamento de arquivos e impressoras, e clique em avançar, e depois em avançar novamente e aguarde a configuração do assistente, pode demorar uns minutos, não desligue o computador ainda, se você alterou o nome do computador ele vai solicitar o reinício do sistema, caso contrário, apenas conclua a configuração, e esta é a parte de configuração do computador.

Vale lembrar que essa configuração torna o computador um servidor, e ele deverá permanecer ligado para que os demais computadores da rede tenham acesso a internet, é um mal necessário, com um roteador 3G não seria necessário.

Se você tiver adquirido um roteador 3G a configuração é simples, pode variar um pouquinho dependendo do aparelho, mas o básico é mostrado a seguir:

Com o roteador ligado à energia, automaticamente você será conectado à rede sem fio que é criada pelo roteador, basta clicar na opção Dial Up e escolher qual a operadora de celular que é responsável pelo seu acesso 3G, simples assim, então é só conectar o modem 3G na porta USB do Roteador e navegar pela internet.

Para fazer um roteador comum rotear o sinal de acesso à internet, é preciso fazer umas alterações nas configurações do roteador, testei a mesma configuração alguns modelos com firmaware aprouter, acredito que deva funcionar com todos do mesmo jeito, as configurações são mostradas na figura abaixo:

Na placa de rede foi atribuído o IP 192.168.0.1 no roteador deve ser especificado o IP 192.168.0.2, este também será o novo endereço para acessar o roteador, a mascara é 255.255.255.0, o gateway default é o endereço de IP da placa de rede do computador, pois é dela que virá o sinal, o DHCP deve estar desativado, esses dados devem ser informados em TCP/IP no link LAN.

Em TCP/IP em WAN devem ser informados os seguintes dados:

Tipo de acesso WAN escolher IP estático, o endereço IP pode variar de roteador para roteador, mas geralmente ele mesmo especifica um endereço de IP, no caso aqui as telas são de um osvelink 7209.

O resultado pode ser visto na figura abaixo, IP fixo, e, observe o IP do roteador e do gateway, que é a placa de rede que é compartilhada.

E, finalmente, minha configuração ficou assim:

Pronto, tudo funcionando, inclusive com acesso à internet no celular, e o melhor de tudo que se eu desejar, posso fazer isso em minutos em qualquer lugar que tenha sinal 3G, é por essas coisas que tudo que é fixo está ficando para trás.

Não fiz citações referente a segurança, obviamente que devem ser consideradas, mas será tema para outro texto.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14868)
  • Antena Para Celular (12295)
  • Amplicador 60 W RMS (9739)
  • Os Gatos & Dúvidas (8322)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5910)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum