Como Usar Multímetro

Este texto trata de como trabalhar com o multímetro, comece interpretando a escala, caso se trate de um modelo analógico, existem escalas para Volts, Ohms, dB, e outras escalas, mas para simplificar, uma dada escala é usada para a medição de tensão, nesse caso o valor mostrado deve ser multiplicado ou dividido em função do que está selecionado na chave seletora do multímetro.

Imagine que um multímetro analógico está com a chave seletora na escala de Volts CC (contínuos) na posição de 250.
Se a chave seletora estiver numa posição de leitura de 25 Volts, deve dividir o valor mostrado na escala de 250 Volts por 10, mas se a chave seletora estiver na posição do botão de 2,5 Volts deve-se dividir a escala por 100, o mesmo deve ser feito para as restantes medidas.

Saber como usar a chave seletora de funções é o mais importante no manuseio de um multímetro, pois um erro na seleção da escala ou na função pode danificar totalmente o multímetro.

A chave seletora está dividida em valores e grupos, cada grupo corresponde a um tipo de medida: tensão, corrente ou resistência, um risco ou uma cor diferente dos números restringe cada seção.

A escala selecionada deve ser ligeiramente superior ao valor que pretendemos medir, se desejarmos confirmar uma tensão que deve ser de 125 Volts alternados (AC) temos que selecionar primeiro a seção ou o tipo de medida, no caso de escolher tensão alterna e um valor de escala superior ao valor medido, imagine que a primeira escala mais próxima disponível é 200 Volts, então é esta é escala que deve ser escolhida.

Nos aparelhos analógicos existe ainda um botão de ajuste do Zero para a medição de resistência, para efetuar este ajuste movimente o seletor para a escala de Ohms que pretende utilizar e em seguida encoste as duas ponteiras, a vermelha e a preta uma à outra, o ponteiro irá se deslocar para a direita, então ajuste o botão para que este fique exatamente sobre o 0.

Em repouso a agulha deve estar sobre o 0(zero) da esquerda, para acertar a agulha use o orifício que pode ser visto no mostrador do medidor, a leitura nos aparelhos digitais é mais simples mostrando exatamente o valor medido, apenas é preciso ter em atenção no ponto (ou vírgula) para saber se um valor é de 250 Volts ou se é de 2,50 Volts.

Do mesmo modo que em multímetros analógicos, nos multímetros digitais a escala selecionada deve ser ligeiramente superior ao valor que pretendemos medir, se desejarmos confirmar uma tensão que deve ser de 220 Volts alternados (AC) temos de selecionar primeiro a seção ou o tipo de medida, no caso escolher tensão alterna e um valor de escala superior ao valor ao medido, imagine que a primeira escala mais próxima disponível é 400 Volts, então é esta é a escala que deve ser escolhida.

Ligação das pontas de prova:

Em todo multímetro existem duas pontas de prova: a vermelha, que é o positivo e a ponta de prova preta, que é o negativo, quando é medida tensão ou corrente contínua, ao colocar as pontas de prova nos pontos a serem medidos deve ser respeitada a polaridade, num multímetro analógico a inversão de polaridade faz com que a agulha se desloque em sentido contrário.

Num aparelho digital aparece no display a indicação de “-“.

A ponta vermelha de entrada ligada na posição correta fica na indicação de “+” e a ponta de prova preta na entrada assinalada com um “-“, nesta posição o medidor mede tensão, corrente e resistência mudando apenas as escalas e seções.
Geralmente existe uma outra ligação para medição de alta corrente, para efetuar uma medição nesta escala deve retirar a ponta positiva e colocá-la no respectivo borne.

Nunca deve ser esquecido de voltar a colocar a ponta de prova no borne correto depois de realizar a medição, um esquecimento irá provocar um curto-circuito.

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14867)
  • Antena Para Celular (12295)
  • Amplicador 60 W RMS (9739)
  • Os Gatos & Dúvidas (8321)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5910)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum