Usar Multímetro Digital

Um multímetro digital oferece a facilidade de mostrar diretamente no seu visor o valor numérico real da grandeza medida, sem termos que ficarmos fazendo multiplicações como acontece com multímetros analógicos.

Um multímetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, neste texto será abordada a medida da tensão elétrica.

A medida da tensão elétrica é medida em volts, dependendo da qualidade do multímetro, ele pode ter uma seção para a medida da tensão e várias escalas para medir o nível da tensão.
Nos multímetros digitais o valor da escala visualizado no display já indica o máximo valor a ser medido, independente da grandeza.

Temos abaixo uma indicação de valores encontrados na prática para estas escalas:

As escalas para a medição de tensão contínua mais comuns são 200mV, 2V, 20V, 1000V, dependo do tipo do multímetro pode m existir outras escalas.

As escalas mais comuns para medição de tensão alternada são 50V, 200V, 750V, 1000V, para os multímetros mais simples as escalas geralmente são 200V e 750V.


A seleção da seção e das escalas geralmente é feita através de uma chave rotativa.

Deve ser observado que existem tipos de multímetros nos quais a seleção das escalas e seções são feitas através de chaves de pressão, chaves tipo H-H ou o multímetro pode mesmo não ter chave alguma, neste caso falamos que o multímetro digital é um equipamento de auto-range, ou seja, ele mesmo seleciona a grandeza e a escala que esta sendo medida
automaticamente.

Em alguns casos podemos encontrar multímetros que tem apenas uma escala para tensão, uma para corrente e uma para resistência, este tipo de multímetro também é auto-range, nele não é preciso procurar uma escala específica para se medir um determinado valor de tensão.

Uma coisa muito importante ao se usar um multímetro digital é saber selecionar a seção e a escala correta para a medição a ser feita, a não ser que você tenha um desses multímetros auto-range, como quem está iniciando geralmente conhece pouco dos multímetros comuns, então vamos continuar com o objetivo principal deste texto.

A seção para a medição de tensão contínua é indicada por VCC, DCV, VDC ou um V com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e a outra linha contínua.
A seção para a medição de tensão alternada é indicada por VCA, ACV, VAC ou um V com um ~ (til) sobre ele.

Para medir o nível de tensão em um determinado ponto é necessário que as pontas de prova sejam colocadas em paralelo com o ponto a ser medido.

Se for de interesse medir a tensão aplicada sobre uma lâmpada devemos colocar uma ponta de prova de cada lado da lâmpada, isto é uma ligação em paralelo.

No caso de uma lâmpada incandescente encostamos uma ponta de prova na rosca e outra na parte inferior e metálica do conector da lâmpada.

Estas medidas devem ser feitas com critério, durante uma medida nunca devemos encostar as mãos em nenhuma parte metálica da ponta de prova ou dos pontos que estão sendo medidos, caso isto aconteça corre-se o risco de choque elétrico e/ou termos uma leitura errada.

É bom praticar bem antes de manipular as pontas de provas e começar a medir tudo que encontrar pela frente.

Sempre, mas sempre mesmo, preste muita atenção, o borne comum, normalmente indicado por COM, e é onde deve estar sempre ligada a ponta de prova preta.

O borne indicado por V/Ohms/mA é onde deve estar conectada a ponta de prova vermelha para a medição de tensão contínua ou tensão alternada, medição de resistência e medição corrente na ordem de miliamperes.

Nos multímetros digitais, se for realizada uma medida de tensão contínua, pode acontecer de vir a indicação do nível de tensão e antes dos números um sinal de menos (-), isso significa que as pontas de prova estão invertidas, ou seja, a ponta de prova vermelha está sendo colocada no ponto negativo do nível de tensão que está sendo medida, e conseqüentemente a ponta de prova preta está sendo colocada no ponto positivo do nível de tensão que está sendo medido.

Os multímetros digitais normalmente mostram uma indicação que a bateria está se esgotando, isto normalmente é feito através de um símbolo de bateria que aparece continuamente ou que fica piscando no display.

Quando isto ocorre é preciso trocar a bateria, pois multímetros digitais com bateria fraca costumam apresentar um grande erro em suas leituras.

Caso a leitura precise ser monitorada durante um longo tempo este problema poderá fazer com que você acredite que uma tensão medida está variando, quando na verdade ela está fixa, na realidade é a bateria do multímetro que está fraca.

A chave de liga-desliga de um multímetro digital geralmente é uma das posições da chave rotativa, mas também pode ser uma chave ao lado do instrumento, para economizar bateria, desligue o multímetro caso não esteja utilizando.

A maioria dos multímetros digitais que existem a venda são chamados de multímetros digitais de 3 ½ dígitos, isto é, 3 dígitos e meio.

Isto quer dizer que ele é capaz de medir grandezas de até 3 números completos mais meio número.

Imagine que você vai medir uma tensão de 1250V na escala de 1500V, a leitura que aparecerá no display será de 1250, diretamente.

Da esquerda para a direita:

O primeiro número à 1: Este dígito é considerado ½ dígito pois não pode assumir outro valor maior que 1.

O segundo número à 2: Este dígito é considerado um dígito inteiro, pois pode assumir valores entre 0 e 9.

O terceiro número à 5: Este dígito é considerado um digito inteiro, pois pode assumir valores entre 0 e 9.

O quarto número à 0: Este dígito também é considerado um digito inteiro, pois pode assumir valores entre 0 e 9.

Ao ligar um multímetro de 3 ½ dígitos aparecem no display apenas três dígitos, (000) é assim mesmo caso tenha ligado em uma escala de tensão ou de corrente, nas escalas de resistência aparece apenas um número 1 no lado esquerdo do display.

Para Medir tensão Alternada:

Coloque a chave na escala ACV mais próxima acima da tensão a ser medida, lembre-se que a maioria dos multímetros digitais só têm duas escalas na seção ACV: até 200 V e até 750 V.

Meça a tensão sem se importar com a polaridade das pontas, pois a tensão alternada nos circuitos eletrônicos costuma ser medida na entrada da rede ou nos secundários do transformador de alimentação do mesmo.

O valor da tensão é mostrada diretamente no display, se não houver tensão nos pontos medidos, a indicação no display será 0000.

Vá se acostumando a não encostar as mãos ou qualquer parte do corpo nas pontas de provas, pois podem mostrar tensão abaixo da que realmente existe no ponto medido, e existe o perigo de choque elétrico.

Observe abaixo como é feito este tipo de medição:

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14817)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum