Localizador Veículos

Como ter um localizador de veículos, de pessoas ou qualquer objeto com hardware barato e acessível é o objetivo desse texto, é até bem possível que já exista em mãos na sua lista de equipamentos de tecnologia, e se não tiver, o custo não chega a metade da mensalidade de uma dessas empresas que prestam serviço de localização.

Apesar da quantidade de empresas que oferecem serviço de localização e rastreio do posicionamento de veículos, existem sistemas de utilização simples, de uso comunitário, alguns com a compra de um aplicativo, ou até mesmo com aplicativos grátis, como é o caso que descrevo aqui.

Essas facilidades tem tornado a localização e rastreio acessível para simples mortais e que não desejam ficar “não mão” desses prestadores desse tipo de serviço.

É possível monitorar a posição de qualquer objeto ou de qualquer pessoa on-line e em tempo real, e a quantidade de equipamentos nem se compara com o que é exigido pelos prestadores do serviço de localização.

Um celular de boa qualidade e que possua no hardware GPS e a instalação de um aplicativo que seja possível compartilhar a posição e um chip com acesso a internet é o suficiente para monitorar ou localizar um objeto ou uma pessoa através do acesso à internet.

O serviço de monitoramento possibilita o rastreamento, ou seja, saber onde está o alvo com uma precisão em torno de 30 metros, obviamente que a posição exata depende do hardware envolvido.

O monitoramento ocorre através de rastreamento dos sinais de radiofrequência utilizados pelos satélites que emitem sinais GPS, e ao contrário do que dizem os vendedores de serviços de localização, não é preciso enviar seu sinal para os satélites.

Em função da sua localização é feito um cálculo do tempo que o sinal GPS chega ao aparelho e faz uma triangulação semelhante ao sistema antigo que usava apenas o GPRS (General Packet Radio Service) e baseava-se na triangulação de antenas, a precisão não era das melhores, mas era o melhor que tinha na época.

O sistema de posicionamento global (GPS) é o serviço que permite que empresas de transporte, empresas de serviços de entrega, empresas de taxi, serviços de motoboys ou até mesmo pessoas, possam ter o controle exato de localização de seus filhos, por exemplo.

Com a combinação das tecnologias GPS com qualquer tecnologia de acesso à internet é possível obter a localização exata de qualquer coisa, o GPS localiza e através da internet envia a localização, assim é possível acompanhar pela internet o local exato do alvo que está sendo monitorado.

Em resumo, o aparelho usa um sistema de posicionamento global (GPS) para enviar em intervalos muito curtos de tempo, através da rede de telefonia celular, a latitude e longitude de onde o veículo, ou a pessoa está.

E o monitoramento poderá ser feito por qualquer pessoa, desde que tenha credenciais para tal atividade, e pode ser em basta apenas ter acesso à internet, seja em seu computador, notebook, telefone ou qualquer outro meio de acesso à internet.

Nesse localizador que é proposto neste artigo não existe a possibilidade de acionamento de alarmes nos alvos monitorados, a não ser que quem esteja monitorando faça isso manualmente, mas quem é que garante que as prestadoras do serviço de localização não fazem isso manualmente?

A proposta aqui é ter um localizador com total controle de onde o alvo se encontra, obviamente que muitos recursos de estatísticas não será possível, sendo de graça acho que vale a pena testar.

Para saber por onde seu veículo anda quando seu filho ou sua mulher sai com ele é simples: tudo o que é preciso é um celular com GPS no hardware e nele instalado o sistema android, um chip (com créditos ou plano de dados) de qualquer operadora, um carregador veicular para manter a bateria do celular carregada e instalar o celular no carro de forma que ele fique escondido dentro do carro.

O local deve ser escolhido de forma a não perder o sinal de rádio da operadora e nem o sinal GPS, pois são necessárias as duas funções simultaneamente, nos veículos que tem forro no teto já tem um ótimo lugar, basta apenas esconder os fios do carregador veicular.

O hardware, ou seja, o aparelho a ser usado para ser o localizador deve ser de acordo com as possibilidades de cada um, eu gosto muito do Galaxy Y Duos, leva 10 horas para acabar a bateria com GPS ligado, é mais do que o suficiente para a maioria dos casos.

Se o carro for seu as chances de perder o aparelho são pequenas, o mesmo não pode ser dito se você se meter a querer bisbilhotar os passos dos outros.

O que vai ser localizado de fato é o aparelho celular, exatamente como nas empresas prestadoras de serviço de localização que instalam uma placa de GPS no veículo a ser monitorado, se o celular (ou a placa) for descoberto, adeus localização.

Uma vez com o hardware em mãos, é hora do software, minha propôs é de coisa fácil e grátis, então dê uma busca na internet e procure pelo aplicativo Waze, o instale no celular, crie sua conta no Waze e comece a desfrutar de várias vantagens no trânsito.

Uma vez que tenha feito login, localize a opção compartilhar e compartilhe com quem você desejar, pode ser público ou para um endereço de e-mail específico, o compartilhamento fica ativo até que seja cancelado.

E quem tiver o link de monitoramento poderá monitorar o exato local onde está o celular, se ele estiver dentro de um carro, obviamente que você saberá onde está o carro.

 

 

Postagens relacionadas
  • Lote de BF494 Falsificado
  • Como Inibir HC-SR501
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43705)
  • Gerador Números Celular (37919)
  • Antena Para Celular (31837)
  • Amplicador 60 W RMS (23222)
  • Os Gatos & Dúvidas (21781)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.