Sabe o IMEI do Celular?

No final da semana que passou sofri mais um assalto a mão aramada em via pública, como estamos em época de campanha política, não é recomendável que eu escreva sobre a falta de segurança nas ruas de Itajaí, afinal, podem querer dizer que é com objetivo político que escrevo, mas vou escrever sobre uma medida de segurança que pode ser de muita importância, principalmente se você tiver um aparelho de telefone celular e utilizar um chip com um número que é conhecido apenas pelos familiares ou amigos “do peito”.

Não é pelo aparelho de telefone, e nem pelo valor pago pelo aparelho, mas pelo conteúdo da agenda, que geralmente contém informações sobre pessoas próximas, além disso, eu comprar um aparelho e outra pessoa utilizar sem o meu consentimento chega a ser humilhante, uma vez que as autoridades policiais não têm como fazer alguma coisa.

Mas, dar remédio para a doença depois que ela aparece parece o óbvio, essa é a cultura do povo, talvez até de outros paises, confesso e admito, tenho meus defeitos, mas tenho regras rígidas sobre tudo aquilo que tenho, e a cada novo equipamento ou dispositivo que adquiro, anoto e guardo o máximo possível de informações a respeito do equipamento.

No caso de telefone celular, o normal é dizer que se o aparelho foi perdido ou roubado já era, quem achar ou tiver em posse tira o chip, coloca outro chip e usa a vontade sem nenhum problema, mas não é bem assim, é bem fácil de bloquear o aparelho, e se todos fizerem o bloqueio de um aparelho roubado ou perdido, não vai ser nada lucrativo para o ladrão roubar e não poder usar, além disso, o índice de devolução de aparelhos perdidos também irá mudar bastante.

Como fazer para bloquear um celular parece impossível, mas não é, aliás, é muito simples, basta que ao adquirir o aparelho seja anotado em algum lugar seguro o número de série do aparelho, nos aparelhos GSM é só digitar *#06# como se fosse fazer uma ligação, e o número de série do aparelho é mostrado na tela, sobre o número de série do celular, ele é único, não existe outro igual e é conhecido tecnicamente por IMEI.

Então, digite *#06# e anote o número que será mostrado na tela do seu aparelho celular, com ele você poderá bloquear o aparelho no caso de furto ou perda.

Existe quem diga que o IMEI de um celular pode ser alterado, mas esse processo não é nada simples, com certeza o ladrão não tem acesso a esse tipo de tecnologia.

Nos casos onde o usuário não tem acesso a um painel do seu número no site da operadora, é preciso ter um BO que pode ser obtido gratuitamente em qualquer delegacia, é grátis, mas do jeito que anda nosso sistema da polícia civil, é bem melhor que no seu estado o BO possa ser emitido pela internet através de uma delegacia On-Line.

Se o painel do usuário pode ser acessado pela internet, geralmente é possível o próprio usuário bloquear o telefone através de um simples clique, mas caso não tenha, prepare-se para “se estressar”.

Falar com as operadoras de telefonia celular é um martírio, elas sempre entendem tudo muito mal, mas tenho escutado que quando a palavra “roubo” é proferida, elas se tornam inteligentes e fazem de tudo para o bloqueio ser imediato, talvez seja porque depois do registro de furto a operadora é que se torna a responsável, então se o gatuno resolver fazer algumas ligações internacionais quem vai bancar essas ligações é a operadora de telefonia.

Em todo caso, para a operadora basta informar o número de série do telefone (IMEI) e restante do processo é on-line e instantâneo (quando querem), talvez seja solicitada uma cópia do BO, mas com e-mail é bem fácil de enviar.

Se seu número é importante para você, não tem problema, vá até uma loja da operadora, explique a situação, às vezes é preciso provar o que aconteceu (lembra do BO?), e um novo chip com o mesmo número que foi roubado é fornecido mediante o pagamento do valor do chip, esse processo corresponde a uma portabilidade, essa é uma das vantagens da portabilidade, talvez você se empolgue com o atendimento e compre um celular novo, afinal, você está na loja porque o seu foi roubado.

Note que tudo o que foi descrito nesse texto é simples e qualquer mortal pode fazer, mas tudo começa com uma atitude extremamente simples, e que geralmente por acomodação ou desconhecimento não é feita.

E de certa forma acabamos por incentivar, mesmo que indiretamente o roubo de aparelhos celulares, mas se todos tiverem a consciência de fazer o bloqueio do celular roubado ou perdido a quantidade de roubos de celulares diminuí, e podemos andar sem tanta preocupação com nossos aparelhos.

Para completar, eu tinha o IMEI do celular roubado e fiz o bloqueio, quanto ao número, fui numa loja da operadora, sem BO, paguei pelo novo chip e sai falando, e com celular novo, os assaltantes ajudaram na decisão da compra de outro aparelho celular.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Você é Infiel?
  • Está no Cadastro?
  • Dezenas Loto Fácil
  • Esquema Loto Fácil
  • Trocar Foto do Perfil
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12330)
  • Amplicador 60 W RMS (9774)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum