Problemas de Visada

Atualmente o maior problema não são equipamentos, além de bons roteadores existentes no mercado especializado, existem antenas de várias características e com ganhos suficientes para jogar sinal de rádio frequência até uns 10 quilômetros.

Não importa o motivo, mas importa o porquê, pois quem tem um acesso à internet razoável ou bom em algum lugar da cidade sempre pensa em compartilhar com outro local, que pode ser o escritório, uma casa mais afastada ou quem sabe uma chácara a alguns quilômetros.

O problema é que nem sempre é possível fazer o compartilhamento, existem vários motivos, alguns podem ser de ordem técnica, e outros por desconhecimento, em todo caso, em muitas das vezes há solução.

Obviamente que  prédios são obstáculos, mas existe energia e até alguém que se prontifica a auxiliar, mas quando  o desejo é o de compartilhar o acesso à internet e além da distância existe uma montanha impedindo a visada, não há outra alternativa senão repetir o sinal.

Se existe visada teoricamente as estações se conectam, e uma repetidora posicionada estrategicamente irá captar o sinal da estação 1 e repetir para a estação 2.

Aí surge a velha pergunta: qual é o alcance para esse tipo de “arranjo”? A resposta é que depende dos equipamentos envolvidos, a teoria diz que a estação 1 deve ter potencia suficiente para entregar o sinal para o repetidor e este por sua vez ter capacidade de responder para a estação 1.

Pois antes de repetir o sinal a estação 1 e o repetidor devem se comunicar, depois de confirmada a conexão é que o repetidor enviará sinais sem uma estação como alvo, então a estação 2 recebe o sinal e se o nível de sinal for suficiente a estação 2 também se conecta ao repetidor.

Não há segredo, é exatamente dessa forma que funciona a rede de telefonia móvel, não em frequências tão altas iguais as conexões de redes sem fios entre computadores, mas as conexões são como se fosse a pontos.

Essa comprovação pode ser feita da seguinte maneira: você liga para um número local, não usa o DDD e verifica quantos segundos leva até dar o primeiro toque de chamada, faça o mesmo, mas agora com um número fora do seu código de área, o tempo até o primeiro toque de chamada é maior, isto é obvio, pois o sistema procurou o número discado em várias antenas.

Esse exemplo da telefonia móvel pode parecer que não tem nada a ver, mas redes sem fios compartilhadas com acessos à longa distância sofrem retardos, tornam o acesso lento e com quedas frequentes, não porque o sinal possa ser fraco, é uma característica causada pela distância entre as estações e por perdas de pacotes.

Talvez você já tenha observado o detalhe que o provedor de acesso á internet na modalidade sem fios, as redes de telefonia celular, canais de TV e todo tipo de atividade que depende das ondas de rádio na faixa de VHF ou UHF instala suas estações repetidoras com as respectivas antenas em locais altos.

Isso tem uma lógica simples: visada, portanto, visada é essencial para comunicações das faixas VHF e UHF.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14747)
  • Antena Para Celular (12189)
  • Amplicador 60 W RMS (9684)
  • Os Gatos & Dúvidas (8260)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5872)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum