Redes e Acesso Sem AP

Tem gente que não sabe, mas usando o Windows XP ou o Windows Vista é possível montar uma rede sem fios para uso doméstico ou para uso profissional, e para quem é meio mão de vaca, até o roteador de banda larga, conhecido popularmente como ponto de acesso (access point) pode ser descartado.

Cada vez mais, os usuários de computadores montam suas próprias redes de computadores, a facilidade das redes sem fios é evidente, pois caso os computadores estejam em um local onde existe a dificuldade da passagem de cabos de rede, a solução mais próxima e também a mais viável é a conexão através de ondas de rádio.

Acessar uma rede e a Internet através das ondas de rádio usando um notebook ou um celular é “chique”, não importa se está em casa ou no escritório, o que importa é que existe mobilidade, e nos dias atuais além de ser moda, é uma necessidade estar conectado a internet, e tudo fica bem mais fácil se não existir a necessidade de utilizar fios ou cabos.

Para montar uma rede sem fio sem usar um roteador wireless, e mesmo assim compartilhar o acesso a internet entre os computadores da rede, são necessários os seguintes itens:

Um computador com conexão á Internet, obviamente que deve ser banda larga ou rápida o suficiente a tal ponto que possa ser compartilhada (dividida) a velocidade entre os computadores da rede.

A configuração de uma rede doméstica sem a utilização de um roteador (rede ad-hoc) deve ser configurada do modo como sugere a primeira opção do assistente de conexões de rede, deve ser informado que “esse computador” se conecta diretamente à internet, e os demais computadores se conectam à internet por meio desde computador, o passo seguinte é escolher a placa de rede pela qual está chegando o sinal do modem ADSL, o compartilhamento de arquivos e de impressoras deve ser permitido.

O computador deve ser reiniciado, aproveite a oportunidade e instale uma placa de rede sem fio em cada computador no qual é desejado que conecte à rede sem fio, inclusive nesse no qual está sendo feita a configuração.

Nas propriedades da placa de rede, pode ser necessário marcar a opção permitir que outros computadores acessem a rede através desse computador, geralmente o assistente configura essa opção, mas em todo caso, fica o aviso.

Mas, antes de montar rede do tipo “ad-hoc”, é preciso que sejam do conhecimento quais são as desvantagens em não se ter um roteador sem fio:

O computador que tem a conexão com a internet deve estar ligado, pois ao ser desligado os outros computadores da rede perderão a conexão com a Internet.

Uma rede ad-hoc é menos segura, já que os roteadores de banda larga possuem um firewall baseado em hardware integrado.
A criptografia usada por uma conexão ad-hoc é bem mais “fraca” do que a usada nos roteadores de banda larga sem fio, mas é o suficiente para evitar que seus vizinhos “peguem” seu sinal e naveguem na Internet de graça.

A taxa de transferência de uma rede ad-hoc é limitada a 11 Mbps, mesmo que sejam usadas placas de 54 Mbps na rede.
Ao criar a rede sem fio entre os computadores, marque a opção “rede ad-hoc”, que é equivalente a rede ponto-a-ponto, escolha as opções disponíveis referentes a segurança, como senha e encriptação.

Lembre-se que, da mesma forma quando é usado roteador, uma placa de rede sem fios deve estar instalada em cada computador que irá acessar a internet.

Para acessar a rede, no computador que tem acesso a internet, configura-se uma rede, e nos demais computadores, de modo geral, basta que “vejam” a rede e se conectem mediante a autorização através da senha configurada no computador que compartilha o sinal.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17371)
  • Antena Para Celular (14510)
  • Amplicador 60 W RMS (11162)
  • Os Gatos & Dúvidas (9864)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6753)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum