Antena Setorial Patch

Antenas setoriais possuem alta relação de ganho entre frente e costas, além do baixo nível de ruído, por ter essas características é um tipo de antena recomendada para distâncias médias ou longas, já que o nível de inclinação é determina onde o lóbulo principal atua com maior intensidade.

A antena setorial proposta neste artigo é do tipo polarização vertical, é fácil de realizar a montagem, não enferruja e não sofre corrosão, além de ter total imunidade contra infiltração de umidade, portanto, podendo ser utilizada em ambientes externos sem problemas.

Na verdade, só não é uma antena homologada pela Anatel por ser produzida em ambiente caseiro, ainda tem a vantagem de ser pequena e fácil de instalar.

A proposta é realizar a montagem de antena com base em placas de circuito impresso, dispensando uma série de conexões e pontos de solda, na verdade, apenas dois pontos de solda serão necessários, para isso serão necessárias duas peças de 20 centímetros por 20 centímetros de placas de circuito impresso virgem.

Dependendo da necessidade esse tipo de antena pode não ser o recomendado, mas pode também ser o melhor tipo de antena para várias aplicações, já que é possível posicioná-la de forma que fique adequada a necessidades personalizadas.

As antenas setoriais são semi-direcionais e irradiam o sinal em um ângulo de 90º, e dependendo do ângulo de instalação, os sinais podem chegar a muitos quilômetros.

A antena descrita nesse artigo é do tipo setorial patch, tem um ganho de 14 a 18 dBi, e trabalha com um ângulo de cobertura mais aberto do que as antenas setoriais comuns, o formato é mostrado na imagem abaixo.

Para pegar o gabarito, clique na imagem, dê um print e cole no seu editor de imagens favorito, informando que no posição horizontal são 17.1 centímetros e na posição vertical são 17.5 centímetros (e se copiarem para distribuir pela net, por favor, a educação solicita que se informe a fonte).

gabarito_setorial_2.4

É bom lembrar que esse tipo de antena atenua os sinais e também os ruídos que vem da parte traseira da antena, os ruídos laterais praticamente não existem, proporcionando uma excelente qualidade de sinal.

Procurando na internet não encontrei muito material relacionado a este tipo de antena, mas não é porque a antena não serve para várias aplicações, é porque só de olhar o preço desse tipo de antena o interessado caí de costas, a porrada é tão grande que o interessado desiste.

Mesmo assim vou mostrar como é que pode ser montada a antena setorial patch para 2.4 GHz, tendo o gabarito para o circuito impresso não há maiores dificuldades.

Para saber de todos os detalhes, assista ao vídeo no final do artigo, assim ficará mais fácil o entendimento de todo o processo.

Então, ao assistir ao vídeo, se acrescentar informação para você, por favor, não deixe de dar um “gostei” no vídeo, isso faz com que o vídeo suba de posição e passe a ser recomendado.

 

Postagens relacionadas
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.