Medir Tensão do Neutro

Como medir a tensão no fio neutro e comprovar ligação perfeita é uma necessidade, só ligar eletricamente sem medidas pode não surtir os efeitos desejados, pois a tensão no fio neutro normalmente é menor que 5 volts, exceto nas instalações elétricas muito ruins.

A medida de tensão do fio neutro pode ser feita em medição direta, onde um ponto que possa ser usado como referência é usado como terra.

Se não for possível encontrar um ponto de referência, será preciso ligar um fio no neutro do quadro de disjuntores e levar a outra extremidade até a tomada na qual o fio neutro vai ser medido.

O ponto de referência pode ser a carcaça metálica interna da tomada, é bom citar que nas construções antigas eram usados eletrodutos de ferro e caixas de ferro ou de metal, atualmente são usadas só caixas de plástico e os eletrodutos que também são de plástico.

No passado, o fio terra geralmente era ligado a um cano de ferro, ou a um cano de cobre da tubulação de água, e em alguns casos era ligado a um vergalhão.

Atualmente, as normas técnicas não permitem mais esses tipos de ligações, por isso, um fio terra vem direto de uma haste cravada na terra, obsevando alguns detalhes antes de ser cravada, e a partir da haste ter um fio terra exclusivo para toda a instalação elétrica.

Seja qual for a referência, para medir a tensão, um multímetro na escala para a medição em corrente alternada é o que deve ser usado para medir a tensão entre o terra e o neutro.

Um ponto muito importante, é que esta medição deve ser feita com todos os equipamentos ligados, pois é nessa situação quando ocorre maior variação de tensão no neutro.

A medida de tensão também pode ser feita de forma indireta, neste método pode apresentar um pequeno erro, mas é de utilização bem mais simples.

O procedimento para medir tensão pelo método da forma indireta consiste em medir a tensão entre fase e neutro no quadro de disjuntores, e da mesma forma como no método da medição direta, as medidas devem ser feitas com todos os equipamentos ligados.

A tensão deve ser medida entre o fase e o neutro na última tomada da cadeia e em seguida subtrair os valores obtidos e dividir o resultado por dois, o resultado da divisão é o potencial do neutro, veja o exemplo a seguir.

Se for encontrada tensão de 244,8 volts no quadro de disjuntores e 233,6 volts na última tomada, a diferença é de 11,2 volts, que divididos por 2 obtem-se o resultado de 5,6 volts, portanto, com esse método também é possível obter o potencial do neutro pelo método da medição direta.

Não era o que procurava? Utilize o sistema de busca!
Pense no meio ambiente antes de este link.

33 comentários

  1. quando ocorre uma corrente no neutro ele aumenta o meu consumo?

  2. Usei um amperímetro AC e medi a corrente do neutro para a terra de 50mA. Essa corrente é aceitável? Nesse caso posso deixar o neutro ligado ao terra na barra de aterramento?

    • Se está “vazando” 50 mA é sinal que o aterramento era mais do que necessário. Neutro e terra são fios diferentes.

  3. Caro Piava, agradeço por sua resposta. O neutro é aterrado na entrada residencial junto ao medidor, correto? No meu caso, percebi que esse aterramento foi rompido e não está mais acessível pois passa por dentro da parede. Então fiz um aterramento com uma barra galvanizada que, pelo que calculei, ficou em torno de 5 ohms (vou medir semana que vem). Então, eu posso ligar o neutro nessa barra já que ele era aterrado pela concessionária? Pretendo usá-lo como terra da residência. Obrigado.

    • @Paulo,
      O recomendável nesse caso é refazer o fio terra da rede, já que foi rompido, eu aconselho a não juntar o fio terra com o fio negativo, uma solução viável seria a de procurar um ferro de alguma coluna e fazer o aterramento no ferro da coluna.
      Em casos extremos é possível juntar o fio terra com o fio neutro, mas haverá apenas diminuído o risco de choques, no caso de uma descarga elétrica não haverá proteção.
      Abraço!

  4. Minha casa está com problema na parte eletrica pois, as luzes acendem normal, a televisão também, já o microondas não está funcionando como deve, o chuveiro é daqueles que vem com turbo, mas não aciona o turbo, a geladeira não está gelando, muito menos congelando nada, mesmo no máximo. Gostaria que você me ajudassem… Aguardo resposta

    • @rafa,
      Já mediu o nível de tensão da rede da sua casa? O diâmetro dos fios corresponde as necessidades e aos padrões?
      Se estiver com a tensão nominal procure por defeitos de mau contato na rede dos aparelhos que não funcionam corretamente.

  5. Boa explicação. Abçs.

  6. Boa tarde, estou com problema no apto, foi instalado o DR 63A ano passado, em todos os aptos, esse mês começou a cair o dr qdo liga o chuveiro, isso esta acontecendo quase em todos os blocos, chamei um conhecido e ele testou o terra com as fases, o apto é 220 e fase com terra esta dando 127, tem neutro tbm, o que pode estar acontecendo, será que alteraram a ligação do terra junto com o neutro e o disjuntor esta lendo uma possivel fuga de energia???Grato

  7. Completando, entre a fase do chuveiro e o terra do mesmo, está dando 75 volts, isso poderia derrubar o dr?

    • @Augusto,
      É normal diferença de potencial, isso mostra um terra consistente. Nesse caso a tensão entre o terra e o neutro deve ser menor do que 5 volts.
      Em todo caso, só derruba o disjuntor se ao ligar o chuveiro o consumo for mais do que o previsto pelo disjuntor, que esquenta a desarma, se está desarmando e o disjuntor for maior de 40 ampères tem problemas de excesso de consumo no seu chuveiro.

  8. Bom dia, em minha casa tem 220v e 110v e aterramento em todas tomadas e chuveiro com 03 hastes de terra e fiaçao dedicada ao terra, porem fui trocar uma tomada e na hora de montar encontrei as 02 fases porem não consigo diferencia o terra e o neutro, a percebi que o terra está ligado junto ao neutro, está correto?? Se sim como saber qual e o terra? Tem como descobrir isso com algum tipo de medição?? Testei continuidade para ver qual era mas dá continuidade nos dois fios que sobraram na tomada .. oque fazer ?? Obrigado.

    • @Fabiano,
      Para descobrir qual é o neutro e o terra existem duas possibilidades: uma delas é medir a resistência entre o fio e a terra, como provavelmente não tem um multímetro para essa finalidade, é melhor seguir a fiação.
      Se sua rede foi feita por um profissional que segue as normas da ABNT, o fio verde é o terra, o preto é o vivo e o azul é o negativo.

  9. Caro Piava, possuo um multimetro, um Fluke 87V, com ele consigo fazer tal medição.?? Se sim, qual o melhor metodo.??
    Grato.!!

  10. eduardo ccampos

    como faço para calcular fuzivel , capacitor e um varistor para uma fonte de 12v x 10w.

  11. Caro estou, com um grande problema, fui lancar um circuito na casa de um amigo quando abrir o Quadro Distribuição mim deparei com a fiação toda fora de padrão, fiquei com dúvida nos cabos neutro e terra pois estavam ligados misturados, tentei meidir com o multímetro so qua os dois cabos passavam corrente, um 150v e outro 220v. Como saber qual é o neutro nessa situação. Mim ajude.

  12. boa tarde.estou com uma duvida numa instalação recente percebi que dentro do quadro de distribuição,quando coloco as duas pontas do multímetro,1 no barramento do terra e outro no barramento de neutro ele da continuidade,é normal isso ou esta errada a ligação.por favor me envie resposta aguardo,sem mais obrigado.

    • @devanil,
      A resistência em ohms entre o terra e o neutro devem ser baixa mesmo. Não se recomenda ligar o terra e o neutro no mesmo fio, mas no final, ambos conduzem para a terra, portanto, é normal.

  13. Boa tarde, meu problema é o seguinte, quando a água do chuveiro passa pelo terra desarma o disjuntor geral (das tomadas), somente o da iluminação, que e separado nao cai , antes mesmo de acionar a resistência do chuveiro, até com o chuveiro desligado desarma, desliguei o terra e o chuveiro funciona normalmente, oq pode ser?

    • @Thiago,
      Você está ligando o terra no fio vivo.
      Isso é típico de usar o fio negativo como terra, que até é possível se a instalação for feita por um eletricista que saiba o que está fazendo. Justamente para não acontecer problemas desse tipo é que não é recomendado usar o fio negativo como terra de proteção.

  14. oi boa tarde, si ambos estao aterrados tanto o terra quanto neutro
    qual a melhor forma de descobrir quem é terra e quem neutro quando os fios estao todos das mesmas cores lembrando que nesse caso a licgacao é 127 e so um é fase, obrigado…..

    • @carlos,
      O fio que tiver a menor resistência entre ele e o terra é o fio terra, o negativo tem uma resistência ligeiramente maior em relação ao terra.

  15. Boa tarde!
    Estou com um problema que gostaria de entender antes de chamar algum profissional para fazer o serviço! A minha casa é um sobrado e tem uns quinze anos que foi construída! Nas instalações elétricas, tenho 2 quadro de luz internos e independentes, um na parte de baixo (sala) e outro na parte de cima (quartos) e procurei super dimensionar e balancear todos os ramais e ambientes de acordo com os aparelhos que pretendia comprar e dependendo do consumo alto e especifico de cada aparelho eu instalei um circuito individual, tais como geladeira, micro-ondas, tomada 220 (garagem) para furadeiras e aspirador de pó.
    Enfim, no quadro de luz de baixo tenho os seguintes circuitos:
    cozinha:
    -um circuito disjuntor 20 amp. direto até o quadro para iluminação cabo 4mm rede aérea e cabo 1,5mm rabicho lâmpada.
    – Mais 2 circuito de tomadas, cada disjuntor 20 amp.um para geladeira e outro especifico para o Microondas. cabo 4mm rede aérea e cabo 2,5mm rabichos tomadas.
    Sala:
    -1 Circuito para as tomadas disjuntor 20 amp. para TV Som PC. cabo 4mm rede aérea e 2,5mm rabichos romadas.
    – 1 Circuito iluminação com disjuntor de 15 amp. cabo 4mm rede área e rabichos 1,5mm.
    Banheiro/Lavabo:
    1 Circuito disjuntor 220 para chuveiro cabo solido 6mm.
    Na parte de cima , os quartos , tenho o mesmo esquema da parte de baixo, com circuitos individuais para cada quarto, separando iluminação e tomadas , disjuntores individualizados.
    Nos banheiros, são dois banheiros com chuveiros de 8.800 de potencia cada, com cabo de 6mm individual circuito até o quadro de disjuntores de cima,com disujuntor de 40 amperes cada.
    Quando ligo os dois chuveiros, ao mesmo tempo o disjuntor do quadro/relógio da Eletropaulo que fica na garagem , disjuntor de 60 amperes” desarma” !!
    Porque ocorre isso? O cabo que vai da caixa de luz na garagem até o quadro de disjuntor interno, tanto da sala como dos quartos são cabos de 16mm, sendo que o quadro de disjuntor dos quarto (parte de cima) estão interligados,ou seja:
    Do quadro da garagem onde fica o relógio da Eletropaulo que tem o disjuntor de 60 amperes está assim:
    2 fases de cabo de 16mm , 1 cabo 16mm neutro e 1 cabo terra de 10mm, todos ate o quadro da sala e depois para o quadro dos quartos.
    Eu queria saber porque o disjuntor do relógio/quadro garagem desarma depois de 3 minutos de funcionamento dos 2 chuveiros ao mesmo tempo? obrigado e desculpem o excesso!!

    • @Claúdio,
      Os disjuntores desarmam preventivamente executando sua real função, com chuveiros de potência menor não acontecerá mais.
      Para não desarmar mais e manter a potência dos chuveiros é preciso fazer redes independentes para cada chuveiro, mas é preciso saber se o disjuntor do relógio (medidor) suporta os dois chuveiros ligados ao mesmo tempo por longos períodos, ou pedir para a concessionária trocar o disjuntor.
      Existem chuveiros com potência menor que são suficientes para um bom banho, além disso, com esse consumo seria mais interessante instalar um aquecedor central a gás.

  16. estou com um problema em um prédio neutro e terra esta dando 110 volts em um quadro com estabilizador gostaria de uma ajuda

  17. estou com um problema em um quadro estabilizado a tensão do terreo e neutro esta dando 110 vollts

  18. Ricardo Cortinhas

    Qual deve ser as tenções entre terra-neutro e terra-fase?

    • @Ricardo Cortinhas,
      Entre o terra e o neutro no máximo 5 volts, recomendável zero volt, entre terra e fase a tensão nominal da rede elétrica, ou no máximo, 5 volts a menos.

  19. Boa tarde! estou com um problema nas minhas lampadas leds, mesmo com o interruptor desligado elas ficam um pouco acesas, ai fiz o seguinte teste, medi com um multimetro em corrente alternada nos 2 fios que vão para o led e entre os dois da 22V, com o interruptor desligado.
    outro teste que fiz medi com o interruptor desligado entre fase e terra e da 64V e entre neutro e terra tambem 64V, ligando o interuptor fica 220v na lampda e ela ascende normalmente. a pergunta seria pq mesmo com o interruptor desligado tenho 64v nos dois fios que vao para lampada??
    obrigado

    • @Jean,
      Essa tensão é a carga que permanece no capacitor, ela deve descarregar com algum tempo da lâmpada desligada.
      Se não descarrega de forma alguma, a ligação que interrompe a alimentação da lâmpada está sendo interrompida pelo fio negativo e não pelo fio positivo.
      O fato da lâmpada ser desligada pelo fio negativo deixa uma evidência muita clara e perigosa, pois o circuito da lâmpada dá choques com a lâmpada desligada, a ligação correta é desligar o interruptor e na lâmpada não dar choque e a tensão residual cai naturalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates