Como Funciona o Mouse

Ao movimentar um mouse arrastando-o por uma superfície plana, uma bola de borracha projetada um pouco para fora da parte inferior do mouse gira na direção do movimento, enquanto a bola gira, ela toca e move os dois rolamentos posicionados a um ângulo de 90 graus um do outro, um rolamento responde pelos movimentos para trás e para frente do mouse, correspondentes à movimentação vertical pela tela, o outro corresponde pelos movimentos laterais, correspondentes à movimentação horizontal na tela.

Se for mouse ótico, o principio é o mesmo, mas não tem a bola interna, a luz é emitida e conforme os movimentos são gerados trens de pulsos iguais ao que são gerados pelos mouses que tem a bola por dentro, por isso volto a afirmar: o princípio do funcionamento é o mesmo.

Cada rolamento está ligado a uma roda, conhecida como codificador, da mesma forma que o jogo da direção de um carro está ligado por seus eixos às rodas, à medida que os rolamentos giram, eles rodam os codificadores.

Na coroas de cada codificador existem minúsculos pontos metálicos de contato, dois pares de barras de contato saem do revestimento do mouse e tocam cada um dos decodificadores assim que eles passam, a quantidade de sinais indica quantos pontos as barras de contato tocaram (quanto mais sinais, maior o trajeto percorrido pelo mouse).

A direção para onde os rolamentos estão girando, combinada com a proporção entre o número de sinais de rolamentos vertical e horizontal, indicam a direção para onde o mouse está se movendo.

Os sinais são enviados para o computador através do cabo do mouse, link ótico, ou similar, e um programa embutido no sistema operacional converte o número, a combinação e a freqüência dos sinais dos dois codificadores na distância, direção e a velocidade necessária para mover o cursor na tela, o mesmo acontece ao pressionar um dos botões localizados na parte superior do mouse, o mesmo acontece quando é movimentado o botão para a rolagem da tela, enfim, qualquer toque em um dos botões ou movimento no mouse faz com que um sinal seja enviado ao computador, que por sua vez passa ao programa que decodifica os sinais.

Baseado em quantas vezes você clica e na posição do cursor no momento do clique, o programa executará a tarefa para qual foi projetado. O WINDOWS reconhece automaticamente o mouse no computador na maioria das vezes, se não for identificado basta que lhe seja indicado qual é o tipo de mouse existente.

Nos computadores mais antigos eram usados os mouses seriais, geralmente conectados na porta COM1, já que os programas em sua maioria operavam com o MS-DOS, e o mouse só funcionava se fosse declarado no arquivo AUTOEXEC.BAT o caminho do programa chamado de mouse driver, ou deveria ser digitado o comando manualmente, e quando era comprado um mouse, acompanhava um disquete que tinha o driver do mouse.

Nos dias atuais, os mouses são em conexões PS/2, USB, link óptico, link de RF, enfim, uma grande variedade de marcas e modelos, não importando o tipo de conexão, o principio do funcionamento é mesmo, sendo que é possível que ocorram os mesmos defeitos, independente da tecnologia utilizada, afinal, o principio de funcionamento é o mesmo.

SE O MOUSE NÃO FUNCIONA:

* Verifique se o software de instalação foi instalado (em computadores antigos)

* Verifique se o mouse está bem conectado no micro e no local correto (conector DB9 macho na saída serial, porta OS/2, conexão USB, etc.).

* Verifique se a bola não está suja ou trancada, caso seja daqueles com aquela bola, arrrrrgg!!!!
* Verifique se o mouse está conectado na porta COM correta com a configuração do mouse, se bem que os computadores modernos detectam automaticamente em qual porta.

* Em caso de conflito de portas, configure para outra porta, ou coloque no modo AUTO no SETUP do BIOS.

* Não resolveu? Então troque o mouse.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14867)
  • Antena Para Celular (12295)
  • Amplicador 60 W RMS (9739)
  • Os Gatos & Dúvidas (8321)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5910)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum