Sinal GPS Rápido no N95

Em outro texto escrevi que demoraria muito tempo para comprar um Nokia N95, mas a providência me colocou um Nokia N95 nas minhas mãos poucos dias depois que escrevi aquele texto, como o tenho em mãos, tiro o máximo dele, mas o item que eu mais uso é o GPS interno.

Não uso o Nokia Maps, se bem que a última versão está um pouco melhor, os mapas estão bem defasados, mas o ponto de localização é muito preciso, enquanto que no Google Maps, a localização tem diferença de até 300 metros, e isso para mim é como se não tivesse GPS.

A solução que encontrei foi usar o software da Garmin, uso a versão 5.00.50s60.9 no N95 e posso dizer que em matéria de navegação e precisão não tem melhor, mas tem um problema, que não é defeito e sim uma característica, o sinal do GPS demora muito tempo para informar a minha posição geográfica, e isso também preciso com certa rapidez.

Como sempre ando atrás de soluções, a experiência e os testes levam à conclusões e com elas as soluções, e assim cheguei a conclusão que o problema que os usuários do Nokia N95 terem que esperar por alguns minutos para obter o sinal de GPS mesmo com o GPS assistido ativado.

A solução é simples e prática, depois de exaustivos testes em vários locais, cheguei a conclusão que o GPS interno do N95 precisa de conexão com a Internet para obter informações de posicionamento por satélite, mas não precisa ficar conectado, a conexão só é necessária durante a partida do Garmin e a quantidade de dados é de apenas 2 Kb, e se o Garmin for reiniciado em intervalos curtos, não são feitos novos acessos à internet.

Na primeira vez que o Garmin é usado, vem também a pergunta se você permite a conexão com à internet, o correto é permitir, portanto, selecione SIM.

É interessante, mas depois de ter respondido a essa pergunta, uma opção de mudança de conexão não aparece em nenhum lugar novamente, então fique atento, pois se você selecionar NÃO e depois decidir mudar para SIM, não existe maneira para voltar para esta pergunta, deveria existir esta opção nas configurações, mas não existe.

No meu caso, eu não me importo, porque conecto através do sinal wi-fi, então se precisar de acesso à internet já estará conectado, mas sem o sinal wi-fi por perto, pode ser procurado por um nome através do link do Google que é uma das opções de busca, assim que precisar do acesso, o Garmin pergunta qual conexão deseja usar, e no caso da falta do sinal wi-fi, permito a conexão através dos dados da operadora de telefonia, afinal, é apenas 2 Kb para o sinal de GPS, a busca do nome depende do que vai ser feito e pode ser cancelada depois da conexão aprovada.

Uma forma de obter a pergunta de qual tipo de conexão à internet, é trocar o cartão SIM (para quem usa), assim que o Garmin é iniciado, será exibida a pergunta, é uma boa chance para escolher SIM caso não tenha feito antes.
De qualquer modo, mesmo que você não autorize a conexão, você obterá o sinal GPS de graça, mas depois de uns 5 a 7 minutos, e se o dia for de chuva ou bem nublado pode levar até mais tempo, 10 minutos com um pouco de sorte.

Está aí a dica, espero que sirva para alguém.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Você é Infiel?
  • Está no Cadastro?
  • Dezenas Loto Fácil
  • Esquema Loto Fácil
  • Trocar Foto do Perfil
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14816)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum