Como Fazer Arte Final

Embora este tipo de processo atualmente é pouco utilizado, é possível que alguém ache que é inútil, na realidade, a descrição dos passos seguintes na confecção do diapositivo manual, ou seja da arte final manual, mas serve exatamente para ver o quanto evoluiu em poucos anos o processo da serigrafia num todo, é claro que você vai fazer sua arte no computador ou tirar cópias de alguma coisa, mas saber como era feito e que ainda pode ser feito da mesma forma pode ser interessante em muitos aspectos.

Caso ache que não lhe interessa, pule esta parte, mas permita-me matar um pouco da minha saudade desses tempos, e descrever para quem possa estar interessado.

Lembrando que os materiais citados nesta seção só serão necessários se for tomado ao pé da letra, isto é, fazer manualmente sua arte final.

Para começar, uma boa mesa de desenho, que é composta de um tampo, que pode ser fixo ou regulável na altura, e de uma estrutura denominada cavalete.

A mesa pode ser toda em madeira ou ter o cavalete em metal.

Com a mesa podemos fazer nosso diapositivo de duas maneiras diferentes:

Tiramos uma cópia ampliada ou reduzida do desenho ou logotipo que queremos gravar, colocamos um pedaço de vegetal ou poliéster em cima desta cópia fixa com o auxílio de fita durex outro tipo de fita, de preferência, fita transparente.

Depois basta ligar a luz da mesa de desenho para que você enxergue bem a cópia e com o auxílio de uma caneta nanquim, poderá copiá-la, obtendo a sua arte final através de outro desenho.

Existe outra maneira de obter o diapositivo, basta fazer uma cópia (em xerox) de boa qualidade, bem preta e sem serrilhas, e passar vaselina ou óleo mineral no lado de trás da folha, isso fará com que a cópia fique transparente permitindo que a luz ultrapasse no momento da gravação.

O fato de sugerir que seja passado o produto no lado de trás da cópia serve para evitar que passando na frente, o produto venha a borrar a tinta usada pela copiadora, uma grande vantagem nesse processo é a rapidez na confecção da arte-final, só que para fazer dessa maneira, é preciso que tenhamos um bom original para assim conseguirmos uma boa cópia.

Uma desvantagem, é que provavelmente, poderemos utilizar essa arte apenas uma vez, pois sendo de papel, ela se retorcerá toda hora na gravação devido ao calor das lâmpadas.

Um detalhe importante é que ao passar o óleo ou vaselina, deve-se colocar a folha no meio de algum jornal para retirar o excesso, apertando o jornal suavemente.

É bom ter em mãos alguns materiais a fim de obter um bom desenho, o qual poderá ser usado num diapositivo na gravação da tela, entre eles o transferidor, a seguir, mais alguns que poderão ser necessários, caso resolva fazer os desenhos para arte final manualmente.

A caneta nanquim é composta basicamente de três partes: pena, reservatório de tinta e corpo.

À parte que chamamos na realidade tem a pena propriamente dita (que é um filete metálico por onde a tinta escorre e marca o papel) dentro dela o que aparece por fora é um invólucro de plástico.

Entre a pena e o reservatório de tinta existe uma peça de união, o corpo da caneta é também um invólucro, e a tampa que protege a ponta da caneta.

Tinta preta bastante líquida, empregada em toda linha de desenhos: publicidade, arquitetura e ilustrações o traço.
O nanquim é uma única tinta que abastece as canetas de desenho, podendo ser usado para pintura com pincel ou para ilustrar com penas especiais.

Pergunte a alguém com mais de 50 anos como é uma caneta tinteiro, a caneta nanquin é a mesma coisa, ss canetas nanquins possuem um reservatório para a tinta.

Quando usarmos uma caneta nanquim, devemos sacudi-la um pouco, para que a tinta desça, dando continuidade ao traço.

A caneta deve ser usada na posição vertical, jamais use a caneta na posição horizontal, observe a figura abaixo.

As canetas nanquins podem ser encontradas numa numeração de 0,1mm a 2,0mm, e conforme o seu número, produz um determinado tamanho de traço.


Para limparmos a caneta devemos desmonta-la, lavar as peças, enxuga-las e montar novamente.
Todas as canetas nanquins têm o mesmo sistema, por isso, sabendo como desmontar uma, não haverá problemas para desmontar outras do mesmo tipo.

Ao limpar a caneta primeiro separamos todas as suas partes, tiramos o excesso de tinta e lavamos as peças, enxugamos e tornamos a montar a caneta.

Às vezes, quando a tinta fica muito tempo parada dentro da caneta, mesmo lavando ela continua entupida.
As penas muito finas devem ser deixadas de molho num pote com água, depois de algumas horas, ou mesmo de um dia para outro, a tinta deve ter desgrudado e, então, lavamos e guardamos normalmente.

Quando a pena é mais grossa, podemos saltá-la do invólucro de plástico e retira-la para lavagem, tendo o cuidado de na reposição, encher o invólucro de água e largar a pena dentro, ela se acomoda sozinha.

Mas isso não é aconselhável fazer muitas vezes, pois sempre existe o risco de encontrar ou quebrar a pena, estragando a caneta.

Outra opção é o uso de um líquido especial para limpeza de canetas nanquim, que é comercializado em lojas especializadas.

As canetas nanquins têm espessuras diferentes, como as lapiseiras, sendo caracterizada cada espessura por uma determinada cor, que varia de fabricante para fabricante.

Em média, as canetas variam sua espessura de 0,1mm até 2,0mm, sendo encontradas facilmente no mercado especializado.
Os esquadros têm uma forma triangular, (errado o nome, deveria ser triângulo, não?) são feitos em plásticos ou acrílicos transparentes, para permitir a visualização do desenho durante a execução.

É bom ter além do esquadro, duas réguas acrílicas de boa qualidade, estas réguas devem ser uma de 30cm e a outra de 50cm ou 60cm.

Como o próprio nome diz, o adaptador é adaptado ao compasso para o uso da pena da caneta nanquim.
Se usado desta forma, para fazer círculos ou riscos curvados utilizando a caneta nanquim.

As Letras Transferíveis eram muito usadas na confecção do diapositivo, quando este
requeria algum tipo de palavra ou número.

A marca mais conhecida é a Letraset, ainda pode ser encontrada nas casas especializadas em material desenho.

A aplicação das letras transferíveis, é simples, é só alinhar a letra desejada e com uma caneta comum, ou seja, esferográfica, friccionar levemente sobre a letra, que a letra irá se transferir automaticamente da cartela para o papel.

O Estilete é formado de uma lâmina embutida num cabo e fracionada de espaço, permitindo com isso, que seja quebrada a fração já gasta, é utilizado para cortar papel ou para apontar lápis, enfim, cortar qualquer coisa.

A curva francesa é feita de plástico transparente com formas e curvas variadas, tanto em suas bordas como no seu interior, apresentando moldes vazados.
Este material é muito útil para finalizar desenhos gráficos, possibilitando qualquer tipo de curva, seja ela aberta ou fechada.

O compasso é um instrumento de duas pontas, e que serve para traçar círculos em vários tipos e tamanhos.
Existem compassos de diversos tamanhos e modelos, apresentando os mais variados acessórios.
Os acessórios mais importantes para nós são a barra alongadora (para aumentar o raio do compasso) e os adaptadores para caneta nanquim.

Gabaritos em Acrílico são modelos vazados de círculos, quadrados, figuras, etc.
A utilização de gabaritos facilita o desenho, pois basta termos o gabarito certo que, em poucos minutos, teremos o desenho original pronto.

Para traçar dentro do gabarito, devemos conduzir o traço ao longo dos contornos do gabarito uma só vez.
Os gabaritos, em geral, apresentam chanfras em seus contornos ou pontos em elevação, não permitindo assim o contato direto do gabarito com o papel, evitando que borre.

Postagens relacionadas
  • Aplicações Práticas
  • A Pressão do Rôdo
  • Sobre Filmes (Silk)
  • Barras Fora do Contato
  • Manutenção do Rôdo
  • Controle na Montagem
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14817)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum