Antenas Omnidirecionais

A antena do tipo Omnidirecional é um tipo de antena que tem como principal característica fazer com que as ondas eletromagnéticas sejam transmitidas em todas as direções.

É um tipo de antena bem fácil de instalar por não precisar de ajustes no direcionamento, é um tipo de antena que é usado tanto nas estações de base (ponto de acesso) quanto nas placas de acesso (cliente).

O grande problema das antenas do tipo Omnidirecional é não ter bom funcionamento para enlaces longos, mas esse problema pode ser amenizado quando são utilizados amplificadores externos.

Esse tipo de antena é muito utilizado nas redes wireless, mas existem muitas outras faixas de frequências que usam antenas Omnidirecionais, uma dificuldade é que para frequências mais baixas está na forma de construir esse tipo de antena, por isso sua aplicação é na faixa de UHF.

O ganho da antena omnidirecional é de 1,2 dBi para cada elemento, porém, acima de 15 elementos a capacitância envolvida acaba anulando o ganho obtido, na prática verifica-se que a capacitância gerada pelos elementos coloca em curto-circuito o sinal anulando o ganho obtido, por isso não compensa nem tentar montar antenas omnidirecional para ganhos paires do que 18 dBi, e essa regra vale para todas as frequências.

Devido a tendência de se tornar pesada e difícil de montar, para faixas abaixo dos 400 MHz não é recomendada a montagem desse tipo de antena, mesmo porque, a antena omnidirecional é pouco utilizada em frequências abaixo dos 400 MHZ.

A utilização mais comum e conhecida é na banda dos 2.4 GHz onde operam as redes de computadores que não utilizam cabos como meio de conexão, onde os computadores se conectam utilizando a radiofrequência, e para isso utilizam no hardware placas Wlan.

No Brasil, a faixa de 2400.0 a 2483.5 é autorizada para utilização das redes de computadores, e banda é de 83.5.

Para a faixa dos 5 GHz a banda é maior e as condições de transmissão são melhores, pois não está congestionada (ainda) por isso as condições para transmissão são melhores e taxas que podem variar de 20 Mbit/s até 54 Mbit/s, além de permitir um maior número de usuários, minimiza os problemas relacionados com interferências e a qualidade de serviço (QoS) apresentados nas faixas de 900 MHz e 2.4 GHz.

A faixa de 5150 até 5350 MHz foi liberada apenas para uso indoor e a faixa de 5470 até 5725 MHz será usada para aplicações indoor ou outdoor.

Voltando a montagem de antenas, vou deixar um script para interessados na montagem de antenas omnidirecional, basta digitarem a frequência desejada e o tamanho dos elementos é calculado de acordo com a frequência.

Conforme citei acima, abaixo de 400 MHz não vale a pena, por isso o script não mostra resultados, e a frequência máxima para calcular é 9.99 GHZ, façam bom proveito.

antena_omni_com_tubinhos

Cálculos de 400 MHz a 9.99 GHz

Para 1.1 GHz digite 1100 e para 2.4 GHz digite 2400 e para 5 GHz digite 5000

Digite a frequência em MHz:

Se não sabe usar o script, assista o vídeo abaixo:

Postagens relacionadas
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.