Economia Sem Gato

Quando se fala em energia elétrica logo se pensa no valor da conta de luz no final do mês, e fazer economia é algo necessário e importante para todos.

Existem diversas formas de fazer economia de energia elétrica sem ter que fazer o tal gato no relógio da luz, como tem muita gente que faz, e sei disso por escuto falar.

Da minha parte, penso que existem outras formas de fazer economia, e formas que não causam problemas nem com a justiça e nem com terceiros.

Para quem faz gato de luz é bom que saiba que a concessionária não perde absolutamente nada, a quantidade de energia elétrica que é desviada é paga por outros consumidores.

No final das contas, quem paga a conta do desvio são aqueles que não fazem o desvio de energia elétrica.

Bom, o nosso objetivo é fazer economia de energia elétrica sem riscos, e economia de verdade, assim, podemos fazer economia na conta da energia elétrica e também fazer as nossas lâmpadas durarem mais tempo.

Durante a noite ou até mesmo durante o dia, quando passamos por um corredor geralmente é preciso acender uma luz, e quando descemos ou subimos uma escada também é preciso acender uma luz, quando estamos na sala, no quarto, na cozinha ou em qualquer ambiente, é provável que uma luz também esteja acesa, e o motivo é a nossa presença.

No meu ambiente de trabalho esqueço de apagar a luz e às vezes fica acesa alguns minutos até que eu volte, e às vezes fica horas ou até o dia todo até eu voltar, e só então me dou conta que esqueci de apagar a luz, aí eu penso: porque ela não se apagou sozinha?

Buscando uma forma de resolver esse problema criei um circuito eletrônico que liga uma luz quando o sensor detecta que há alguém, seja pela simples presença ou pela passagem de pessoas na escada no corredor, ou pela simples presença no quarto, na cozinha ou qualquer um em qualquer ambiente.

O circuito é baseado em um sensor do tipo HC-SR501, é um módulo sensor de presença que o pessoal costuma chamar de passivo.

O circuito eletrônico é formado por uma fonte sem transformador, que alimenta o sensor e o restante do circuito, vale lembrar que trata-se de uma fonte sem transformador, que não permite erros na montagem.

Se houver erro de montagem na parte da fonte, todos os componentes do circuitos estão sob risco de serem inutilizados.

O circuito eletrônico é composto por quatro etapas, a saber: o sensor de presença, a fonte, o circuito de acoplamento e disparo da etapa de saída e a etapa de potência.

A finalidade do circuito é acender uma lâmpada quando o sensor detectar a presença de alguém na sua área de cobertura, o tempo em que a lâmpada vai ficar ligada e a sensibilidade do sensor devem ser ajustados no próprio sensor, nos demais estágios do circuito não há ajustes a serem feitos.

O circuito foi criado para funcionar com lâmpadas de LEDs, mas funciona também com outros tipos de lâmpadas, devendo ter os devidos cuidados na instalação do sensor para não ser enganado pela luminosidade da luz.

Com lâmpadas de LEDs não há esse problema, pois o sensor é infravermelho e os LEDs das lâmpadas estão bem abaixo disso.

Esse circuito é vendido em forma de KIT, por isso demorei para tornar o esquema público e acessível para que muita gente pudesse realizar a montagem.

Um motivo que me deixa chateado é ver que a turma copia e cola os meus esquemas em outros sites como se tais esquemas fossem de criação deles, podiam pelos menos citar de onde copiaram o esquema.

Por isso vou dificultar um pouco, sei que a índole das pessoas é algo espantoso e surpreendente, mas terão que acessar o canal Ibytes para ver o esquema do circuito, é nesse vídeo, quando aparecer o esquema, pare o vídeo e copie o esquema, se estiver interessado, é claro.

O layout para placa de circuito impresso deixo na imagem abaixo, o tamanho real é 63 milímetros por 36 milímetros, com dá para perceber, é um circuito bem compacto.

Depois da montagem pronta, basta pegar os dois fios de entrada, retirar o bocal existente e no lugar dele ligar os dois fios de entrada (no kit são os dois fios da cor verde), depois ligar os dois fios de cor amarela no bocal, simples assim.

No caso de ligar no lugar de uma lâmpada existente, o interruptor atual deve estar ligado para que a lâmpada com o passivo funcione.

Lista de componentes e esquema do circuito podem ser acessados assistindo o vídeo abaixo.

Postagens relacionadas
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Bloqueador de Sinal GPS
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • Eliminador Baterias
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43703)
  • Gerador Números Celular (37915)
  • Antena Para Celular (31834)
  • Amplicador 60 W RMS (23221)
  • Os Gatos & Dúvidas (21780)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.