O Tamanho da Onda da RF

Saiba como descobrir o tamanho da onda de cada frequência, é importante, pois sem essa informação não há como calcular antenas.

Tenho publicado alguma coisa sobre antenas, mas sempre restam dúvidas sobre o assunto, por isso escrevo de novo.

Como sabemos, cada tipo de antena tem suas características, mas todas tem uma coisa em comum: é preciso saber o tamanho da onda da frequência para poder calcular as medidas dos elementos e as distâncias entre os elementos que formam uma antena.

Aí começam as dúvidas: qual o tamanho da onda de uma frequência?

Para deixar as coisas complicadas eu poderia dizer que os cálculos são complicados e que tecnicamente existem muitos fatores que influenciam no ganho de qualquer antena.

Essa afirmação é correta, mas existe uma fórmula simples e acessível até para aqueles que não gostam de matemática.

Essa fórmula diz que deve ser usada uma constante, ou seja, um valor que não muda, esse valor é 142.5.

Sendo assim, sabendo o valor que é sempre o mesmo, precisamos saber para qual frequência que desejamos saber o tamanho da onda, para a partir desse resultado definir todos os elementos de uma antena.

Nesse ponto, precisamos saber também qual é o tipo de antena que vai ser cortada.

Existem vários tipos de antenas, cada tipo é melhor para uma determinada situação.

Não vou entrar em detalhes sobre as medidas dos vários elementos de uma antena, pois o objetivo nesse momento é descobrir o tamanho da onda de cada frequência.

Quem desejar obter medidas detalhadas para antenas acesse a seção antenas on-line, é uma seção dedicada a cálculos de antenas.

Sabendo que a constante é 142.5, e nosso objetivo é fazer uma antena dipolo, a famosa e econômica bigode de gato de meia onda para 27 MHz, basta dividir 142.5 pela frequência, o resultado é meia onda da frequência 27 MHz.

Nesse exemplo, o resultado é 5 metros e 27 centímetros, multiplicando por 2, o resultado é o tamanho da onda.

Agora sabendo o tamanho da onda de 27 MHz, podemos pegar o resultado obtido da constante dividida pela frequência e dividi-la por dois.

No caso, são 5 metros e 27 centímetros divididos por dois, o resultado são 2 metros e 63 centímetros para cada elemento da futura antena dipolo aberto, a conhecida bigode de gato.

Note que a soma das medidas dos elementos ativos é o valor da metade da onda, daí ser dito: de meia onda.

Para uma antena dipolo aberto para ¼ de onda, o cálculo é 142.5 divididos por 27 e o resultado dividido por 4.

Nesse exemplo, o resultado é 5 metros e 27 centímetros divididos por 4.

O resultado são 4 elementos de 1 metro e 31 centímetros, dois elementos são descartados e os outros dois elementos usados na antena dipolo aberto de ¼ de onda.

Recapitulando para nunca mais esquecer, digo que as ondas eletromagnéticas seguem um padrão, para cada frequência existe um tamanho de onda.

Para saber o tamanho da onda de cada frequência, usa-se a constante 142.5 e divide-se a constante pela frequência em MHz, o resultado obtido é meia onda da frequência.

Multiplica-se por 2 e temos o tamanho da onda inteira, com a informação do tamanho de onda, todos os tipos de antenas podem ser montadas seguindo fórmulas específicas para cada tipo de antena.

A partir do tamanho da onda, além dos elementos ativos, os diretores, os refletores, os elementos radiais ou qualquer outro elemento que faça parte de uma antena pode ser calculado.

Postagens relacionadas
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38944)
  • Gerador Números Celular (29422)
  • Antena Para Celular (28865)
  • Amplicador 60 W RMS (21230)
  • Os Gatos & Dúvidas (19572)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.