Eletrificador Por Sons

Sistemas de segurança sempre são bem vindos, e cada usuário tem uma necessidade, um desejo ou quer fazer uma experiência, também existem aqueles que desejam manter o sistema atual, mas incluir algo mais, e foi numa conversa dessas que esse projeto surgiu.

Tendo como base um alarme completo com acionamento sonoro fica difícil ter que mudar tudo para acrescentar um eletrificador, ou seja, um circuito para dar choques.

Como sabemos que todos os aparelhos eletrônicos são formados por estágios ou blocos, não fica tão difícil criar um bloco e pegar um sinal sonoro para acionar o circuito proposto nesse texto.

Antes de começar, esse circuito não é para amadores que não sabem mexer com eletricidade e nem tem por hábito ter os devidos cuidados com circuitos de alta tensão.

Para experimentar, o transformador de saída deve ser confeccionado pelo usuário, assim ele poderá obter o transformador com as características que desejar.

Nos testes concluí que uma relação de espiras de 1 para 20 estava mais do que bom, ou seja, o primário 10 espiras e o secundário 200 espiras, isso significa que se o oscilador tiver um rendimento próximo de 80%, sendo alimentado por 12 volts, teremos uma saída de tensão maior do que 200 volts.

Sabendo que sentimos choques com tensão acima de 80 volts, está de bom tamanho, no que diz respeito a quando a alta tensão será gerada, essa parte ficou bem interessante, pois somente quando o alarme estiver emitindo som é que o circuito proposto irá gerar alta tensão.

Para sons com intervalos curtos os choques serão de intervalos iguais, a intenção não é matar ninguém, mas assustar e bem assustado, pois choques com intervalos são muito piores do que choques contínuos.

Onde fazer dar choque é escolha de cada um, pode ser no portão, na cerca, numa porta metálica, o cuidado deve ser tomado em relação a proporcionar um choque inesquecível, mas essa parte não sou eu que vou pensar, meu negócio é o circuito eletrônico.

Uso como base um CI TL494, é barato e fácil de ser encontrado, uso como oscilador de média frequência, que pode ser ajustada em VR1, como o circuito só oscila quando tiver som na entrada para testar deve ser previsto uma sirene ou algo parecido.

Aqui vai um alerta: existem rádios automotivos com saída de som em ponte, também existem sirenes com as mesmas características, nesses casos só podem ser usados se for usado um transformador isolador, para aparelhos comuns, o negativo do som é com o negativo da alimentação do circuito proposto.

O controle de sensibilidade é feito em VR2, menos de 1 watt já dá para fazer uma boa festa, porque citei som de carro? Sei que sempre tem um que logo quer usar aquele rádio para testar tudo, você não? Tá, eu acredito.

A alimentação é 12 volts, e os cuidados são os tradicionais da eletrônica, C4 é polarizado, tem posição certa para ser soldado, CI TL494 tem a contagem dos seus pinos da esquerda para a direita e debaixo para cima, exatamente conforme mostrado no esquema.

Existem dois componentes que podem ser considerados críticos, um deles é o diodo D1, que é um UF4007, não deve ser confundido com o 1N4007, o utilizado nesse projeto é um diodo rápido para alta tensão, a função dele é proteger o transistor de efeito de campo, então, antes de iniciar a montagem tenha todos os componentes em mãos.

O transistor de efeito de campo utilizado no primeiro protótipo foi um ZVN4424A, depois percebi que qualquer FET de potência com canal N funcionava bem, optei pelo IRF640 que é bem baratinho e qualquer lugar tem.

O cuidado é com relação a posição de soldagem dos terminais, existem vários tipos de transistores, só que variando o tipo pode ser que os terminais também sejam diferentes.

No mais, o esquema segue na imagem abaixo, a seguir a vista da montagem com o layout de circuito impresso sugerido, e por último, o layout sugerido para a placa de circuito impresso, lembre-se que são 7 cm por 7 cm.

Se não conseguir copiar, dê um PRINT SCREEN e cole no seu editor de imagens preferido.

ibytes_choque_por_som

 

ibytes_choque_por_som_vista

 

ibytes_choque_por_som_layou

Postagens relacionadas
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Faróis Apagados?
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33843)
  • Antena Para Celular (25936)
  • Gerador Números Celular (19502)
  • Amplicador 60 W RMS (18785)
  • Os Gatos & Dúvidas (17822)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.