Compartilhar Acesso 3G

O compartilhamento da conexão 3G é muito simples, o que é feito na realidade é transformar o computador em um servidor de rede e permitir a conexão em rede em modo ad-hoc (ponto-a-ponto), basta que exista a disponibilidade de uma placa de rede sem fios e a conexão 3G e estará praticamente pronta, são poucos cliques.

Partimos do pré-suposto que a conexão com a internet seja 3G, neste tipo de conexão, o software se instala e cria uma conexão do tipo “linha discada”, como nota-se, o trabalho “sujo”, que a é configuração do modem 3G o próprio software faz.

Chega de letras, vamos a um passo-a-passo:

Chegou a hora de realmente compartilhar a conexão 3G, tenha atenção, a configuração que permite o compartilhamento do acesso a internet é feita na conexão 3G que lhe conecta à Internet, muitos pensam que é na placa de rede sem fio.

Com o modem 3G desconectado vá ao menu Iniciar, Painel de Controle, Conexão de Rede e clique com o botão direito sobre a conexão 3G que foi criada pelo instalador, normalmente a conexão é chamada pelo nome da operadora, fiz testes com a VIVO e a TIM, e uso regularmente 3G da CLARO, todas funcionam da mesma forma no que diz respeito ao processo de compartilhamento da conexão, escolha a Conexão com o nome da operadora e selecione propriedades.

Na janela que aparece clique na guia Avançado, e marque a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet” e certifique-se de que a opção “Permitir que outros usuários da rede controlem ou desativem o compartilhamento da conexão com a Internet” fique desmarcada.

Clique em Ok e sua conexão estará “Compartilhada”, conecte-se à internet, mais ainda falta configurar a rede sem fios compartilhada, esse mesmo procedimento pode ser feito em desktop, mas o mais comum é fazer com notebooks, eu fiz com o meu EEEPC710 para liberar acesso à internet para o meu Nokia N95, uma vez quer ambos estão sempre próximos.

Sem os procedimentos a seguir, a conexão de rede sem fio com certeza sempre estará listada como “Não Conectada”; ela só será listada como “Conectada” quando outro computador (ou celular) for conectado na rede conectado através da conexão sem fio.

Vamos configurar a rede sem fios:

Vá ao menu Iniciar, Painel de Controle, Conexão de Rede e clique com o botão direito sobre a conexão sem fio, normalmente essa conexão é chamada Conexão de Rede sem fio, selecione propriedades.

Na janela que aparece, clique na guia Redes sem fio, e certifique-se de que nenhuma rede sem fio está sendo listada em Redes Preferenciais, se aparecem redes preferenciais listadas nesta área, todas devem ser removidas.

Clique no botão Avançado e na janela mostrada selecione “Apenas redes de computador a computador (ad-hoc)”, clique no botão Fechar.

A janela que foi mostrada antes será mostrada novamente, clique em Adicionar e outra janela será mostrada, é nesta janela que será criada a rede sem fios.

·Nome da Rede (SSID): será o nome da rede, ou seja, o nome pelo qual a rede será chamada pelos demais computadores.
·Autenticação de Rede: Aberta.

·Criptografia de dados: WEP (Para celular prefiro nenhuma, é chato digitar a senha sempre).

·Desmarcar a opção “Chave fornecida automaticamente”, para celular, prefiro deixar marcada a opção chave fornecida automaticamente.

Depois dessas etapas é só clicar no botão Ok e a nova rede será listada em Redes Preferenciais, provavelmente na primeira vez a nova rede ainda será listada com um “x” vermelho, e assim permanecerá até que exista uma conexão com ela.

Para certificar-se do funcionamento, clique no ícone da conexão de rede sem fio disponível na barra de tarefas, ou dê um duplo clique na sua conexão de rede em Conexões de Rede para ver a lista das redes sem fio que estão disponíveis.

Existem casos onde várias redes estão disponíveis, é por isso que é importante habilitar a criptografia de dados, clique na rede que você deseja conectar, no caso é no nome do celular ou do computador desktop, se tiver colocado senha de rede, a senha é solicitada, caso contrário, conecta direto.

Clique em Ok, o status da sua rede será listado como “Adquirindo endereço de rede” e assim que conectar mudará para “Conectado”,e pronto, estará conectado a rede.

Após esta etapa, o acesso à Internet é permitido usando a conexão 3G, enquanto a conexão estiver ativa, todos os computadores conectados terão acesso 3G à internet, o teste pode ser feito abrindo o navegador e acessar um site conhecido.

Para evitar quedas de conexão e outros problemas de instabilidade na rede sem fios, recomenda-se que todas as outras redes que estiverem listadas em Redes Preferenciais em todos os computadores sejam removidas.

Para configurar a rede com cabo o procedimento é o mesmo, porém, na escolha, ao invés da placa de rede sem fios escolha a placa com cabo de rede, também é possível marcar as duas placas e compartilhar em dois modos, deve prevista a queda de velocidade e tráfego de dados, já que todos os computadores, tablets ou celulares acessarão a internet através da frágil conexão do modem 3G.

 

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11624)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum