Compartilhar Internet (2)

Para configurar o computador “servidor”, partimos do pré-suposto que o computador com a conexão com a internet esteja utilizando um modem ADSL, que alguns insistem em chamar de roteador sem fios, e qualquer computador conectado ao modem ADSL ou outro que tenha disponibilidade de acesso à internet pode ser configurado como servidor.

Vamos a um passo-a-passo:

Vá ao menu Iniciar, Painel de Controle, Conexão de Rede e clique com o botão direito sobre a conexão sem fio, normalmente essa conexão é chamada Conexão de Rede sem fio e selecione propriedades.

Na janela que aparece, clique na guia Redes sem fio, e certifique-se de que nenhuma rede sem fio está sendo listada em Redes Preferenciais, se aparecem redes preferênciais listadas nesta área, todas devem ser removidas.

Clique no botão Avançado e na janela mostrada selecione “Apenas redes de computador a computador (ad-hoc)” e clique no botão Fechar.

A janela que foi mostrada antes será mostrada novamente, clique em Adicionar e outra janela será mostrada, é nesta janela que será criada a rede sem fios.

·Nome da Rede (SSID): será o nome da rede, ou seja, o nome pelo qual a rede será chamada pelos demais computadores.

·Autenticação de Rede: Aberta.

·Criptografia de dados: WEP

·Desmarcar a opção “Chave fornecida automaticamente”.

·Configure sua chave de rede de acordo com seu gosto, a senha precisa ter obrigatoriamente cinco caracteres alfanuméricos, só que antes pense no seguinte: esta será a senha que será usada para criptografar todos os dados transferidos na rede, com isso é evitado que vizinhos e caminhoneiros e outros curiosos naveguem pela Internet através da sua conexão, permitir que acessem a internet de graça é até um gesto de inclusão social, mas sem a senha, existe o perigo que os arquivos sejam apagados, claro que caso o compartilhamento de arquivos esteja habilitado na sua rede.

Depois é só clicar no botão Ok e a rede será listada em Redes Preferenciais, provavelmente na primeira vez a nova rede ainda será listada com um “x” vermelho, isto é normal.

Chegou a hora de compartilhar a conexão com a Internet, tenha atenção, a configuração que permite o compartilhamento do acesso a internet é feita na placa de rede que está conectada à Internet, muitos pensam que é na placa de rede sem fio.
Vá até Conexões de rede e clique com o botão direito do mouse na placa onde sua conexão com a Internet está conectada e clique em Propriedades.

Na janela que aparecer clique na guia Avançado, e marque a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet” e certifique-se de que a opção “Permitir que outros usuários da rede controlem ou desativem o compartilhamento da conexão com a Internet” fique desmarcada.

Clique em Ok e sua conexão estará “Compartilhada” , e ao acessar as conexões de rede a Internet de banda larga está conectada, essa conexão normalmente é chamada de “Conexão Local”.

A conexão de rede sem fio com certeza ainda estará listada como “Não Conectada”; isto é normal, ela só será listada como “Conectada” quando outro computador for conectado na rede conectado através da conexão sem fio.

A próxima etapa é configurar os computadores que terão acesso à rede sem fio, este tipo de configuração é simples, é só seguir os seguintes passos:

Se o computador servidor foi configurado corretamente a rede sem fio será listada na lista das redes disponíveis de todos os computadores que tem uma placa de rede sem fio, e que estejam dentro do alcance da placa instalada no computador servidor.

Apenas clique no ícone da conexão de rede sem fio disponível na barra de tarefas, ou dê um duplo clique na sua conexão de rede em Conexões de Rede para ver a lista das redes sem fio que estão disponíveis.

Existem casos onde existem várias redes disponíveis, é por isso que é importante habilitar a criptografia de dados, clique na rede que você deseja conectar, no caso é no nome da sua rede, e o windows solicita que a chave de rede seja informada, a chave de rede solicitada é a mesma chave de rede configurada no servidor (lembra?), digite a mesma chave nos dois campos disponíveis e clique em OK.

Após o clique em Ok, o status da sua rede será listado como “Adquirindo endereço de rede” e assim que conectar mudará para “Conectado”,e pronto, estará conectado a rede.

Após esta etapa, o acesso à Internet é permitido usando a conexão disponível no computador servidor, enquanto ele estiver ligado, todos os computadores conectados terão acesso a internet, o teste pode ser feito abrindo o navegador e acessar um site conhecido.

Para evitar quedas de conexão e outros problemas de instabilidade na rede sem fios, recomenda-se que todas as outras redes que estiverem listadas em Redes Preferenciais em todos os computadores sejam removidas.

E finalmente, (demora mais escrever do que fazer) depois dessas etapas, o acesso à Internet estará compartilhado sem fios entre todos os computadores da rede, claro que além do acesso à internet, compartilhar impressoras, dispositivos como DVD-R ou CD-R ou arquivos é outra opção que pode ser aproveitada, pois tudo que estiver compartilhado na rede estará disponível em todos os computadores que fazem parte da rede.

Só um toque final, a impressora deve ficar instalada no servidor, caso contrário, o computador no qual ela estiver instalada deverá estar ligado para possibilitar o seu uso.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Compartilhando Internet
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (23045)
  • Antena Para Celular (18661)
  • Amplicador 60 W RMS (14093)
  • Os Gatos & Dúvidas (12898)
  • Gerador Números Celular (8923)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.