Como Ativar Spooler

Uma das coisas mais chatas é passar alguns minutos instalando um programa e quando ele está quase instalado surge uma mensagem de erro, o windows é chato nesse aspecto, para não dizer “falhado”, então porque o sistema não faz a verificação antes de começar a instalação? Seria um erro proposital?

Uma das mensagens mais comuns é a mensagem de erro quando você tenta instalar uma impressora ou se o trabalho de impressão que foi enviado para a impressora simplesmente não foi iniciado, nesse caso é possível (é quase certo) que o spooler de impressão não está funcionando corretamente.

Como não se trata de nenhum componente e sim de uma configuração de hardware, basta ativar o spooler de impressão e o problema estará resolvido, é bom lembrar que esse tipo de problema acontece com bastante freqüência quando é tentado instalar um programa que utiliza uma impressora, mesmo sendo uma impressora virtual, um exemplo real é o da instalação de algum software que lê ou que converta arquivos no formato PDF.

Mas o bicho não é tão feio como foi pintado e nem a descrição do problema vai causar uns 200 ou trezentos reais de prejuízos, é só configuração e seguem os passos para a solução de problemas relacionados a spooler, é a maneira de obter a impressora a funcionando, basta ativar o spooler de impressão, mas é importante trilhar pisando em locais firmes, ou melhor, dar os passos certos.

Para começar, faça logon no seu computador e clique no botão iniciar, escolha a opção painel de controle, localize o ícone ferramentas administrativas e clique nele, pode aparecer uma janela de aviso de erro de algum tipo de serviço desativado, clique em OK quantas vezes for necessário, depois dê um duplo clique em serviços, e quando a janela ferramentas administrativas for exibida, não esqueça de clicar na aba padrão na parte baixa.

Percorra a lista de serviços até chegar à opção spooler de impressão e dê um duplo clique sobre o spooler de impressão para ver suas propriedades.

Clique no botão tipo de inicilização e escolha automático e clique em aplicar, fazendo isso estará garantido que o serviço de spooler de impressão será iniciado sempre que o computador solicitar.

Se não desejar reiniciar o computador nesse instante mas quer ativar o serviço agora, observe o status do serviço, e escolha iniciar e o serviço será iniciado manualmente apenas dessa vez, depois será automático cada cada vez que o windows iniciar, seguindo estes passos será muito fácil imprimir seus documentos ou adicionar uma nova impressora, até mesmo instalar aqueles programas que utilizam o spooler de impressão.

Obs: Os passos aqui descritos funcionam para o windows XP, como existem diversas versões com modificações das mais variadas, podem existir pequenas divergências em termos de botões, mas nada que o bom senso não consiga determinar o procedimento correto.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9583)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum