Sobre A Telemetria

Os circuitos de rádio freqüência estão presentes em quase todos os espaços e interferem em nossa vida colaborando ou atrapalhando, se você duvida disso, então pense em um lugar, o lugar mais distante que você possa imaginar, lá também existirá sinal de rádio freqüência.

Vamos fazer o teste da verdade: neste lugar, o lugar mais distante que você imaginou, com certeza também existe sinal de rádio freqüência, ou simplesmente RF, para comprovar, ligue um GPS e veja se você consegue saber qual a sua latitude e sua longitude.

Se o GPS conseguiu executar a tarefa, é porque existe RF naquele lugar, obviamente que podem existir outras freqüências no mesmo lugar, e certamente que existem.

Circuitos de RF para aplicações em telemetria geralmente são de baixa tensão e de baixa potência, que funcionam continuamente ou em intervalos pré-definidos, o certo é que os circuitos de telemetria estão presentes em vários locais, e existem aplicações com as mais variadas finalidades.

A telemetria está presente em toda nossa volta, são medições, comparações, análises, enfim, tudo monitorado através de sensores e enviados por circuitos especiais de rádio freqüência para receptores ultra-sensíveis que não recebem fonia (voz), recebem apenas dados que são analisados por computadores, o que facilita em muito o conhecimento dos resultados.

Um exemplo da existência da telemetria que já funciona há muitos anos e ninguém dá a menor importância, é o aviso a uma certa distância que um certo fio em determinado lugar foi rompido.

A implantação da telemetria facilita encontrar o local exato onde existe algum tipo de anormalidade e com isso encontrar também a solução.

Um exemplo típico e bem simples de telemetria é o monitoramento do nível das águas de um rio, nesse tipo de telemetria, um transmissor é colocado num local fixo dentro do rio e uma bóia fica flutuando, e pelo flutuar da bóia, dependendo da posição da bóia, existe uma resistência que controla um oscilador, que tem seu sinal aplicado ao transmissor, que por sua vez, envia os sinal do oscilador para a base de monitoramento.

Na base de monitoramento existe um receptor que detecta a transmissão e o sinal do oscilador, e pela freqüência do oscilador, através de ponteiros ou números o operador sabe exatamente qual o nível exato das águas do rio.

Outro tipo de telemetria, esse super moderno, é o que funciona nos carros de corrida, são mais conhecidos os da fórmula 1, onde dos boxes pode ser conhecido a quantidade exata de combustível no tanque do carro monitorado, o sistema tem funcionamento bem parecido ao pré-histórico sistema descrito acima, porém, é todo digital, mas o princípio de funcionamento é o mesmo.

É bom apenas lembrar, que o alcance dos sistemas de telemetria, está limitado ao alcance do transmissor, mas com a utilização de um telefone celular, o alcance se torna infinito, mesmo porque, praticamente qualquer frequência pode ser enviada através de um celular.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14867)
  • Antena Para Celular (12295)
  • Amplicador 60 W RMS (9739)
  • Os Gatos & Dúvidas (8321)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5910)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum