Sem Pânico Para Idosos (P1)

Este link é referente a primeira parte do projeto, a abordagem é referente ao transmissor, para a parte do receptor acesse Sem Pânico Para Idosos parte II.

A tecnologia tem sido muito útil para todas as pessoas que acreditam que podem tirar proveito das realizações que ela pode fornecer, existem equipamentos para praticamente tudo.

A população idosa e necessitada de cuidados vem aumentando no mesmo percentual que a falta de dinheiro para contratar um cuidador de idosos.

Resta a família cuidar dos seus idosos, mas com toda a correria atual ninguém pode ficar ao lado da cama de um idoso dando-lhe atenção o tempo todo, é impossível.

O que proponho não tem sentido nenhum para idosos que podem se locomover e que por isso preferem viver sozinhos, nesse caso existe um aparelho chamado pânico, além de comprar o aparelho é preciso contratar a empresa que receberá o aviso de emergência, como no Brasil as coisas não funcionam como deveriam em 99% dos casos………..

A ideia base do projeto que apresento é que um idoso com dificuldades de locomoção possa avisar alguém da casa que está precisando de alguma coisa ou de algum tipo de atenção.

Isso é feito através de um aparelho que pode ficar ao lado da cama ou ser implementado em forma de pulseira, esse aparelho gera um sinal que ativa um receptor, e o receptor gera um tom contínuo de acordo com o botão que foi pressionado.

Assim, o cuidador do idoso tem uma noção do que o idoso deseja, se é remédio, se é água, comida, ou se ele fez suas necessidades fisiológicas e precisa de limpeza, por isso o transmissor prevê quatro botões, uma para cada tipo de aviso.

Esse projeto vai ser exposto em dois links, um para o transmissor e outro para o receptor, não pela complexidade, mas para expor detalhes ao máximo, dando a possibilidade de um máximo de pessoas obter sucesso na montagem sem misturar os bytes.

Nesse texto vou tratar apenas do transmissor, para começar, será necessário um módulo receptor de 433 MHz, no projeto teste foi utilizado o módulo RX MX – 05V, o alcance desse módulo é de mais ou menos 20 metros com 5 volts de alimentação, considero suficiente para a aplicação já que é pretendido o uso em ambiente doméstico.

Também será necessário um circuito integrado HT12E, esse circuito integrado é um codificador, de acordo com a chave pressionada ele irá gerar um código que será enviado ao receptor, e só o receptor poderá decifrar esse código e acionar as funções previstas no circuito eletrônico.

Um resistor de 1M Ohms e um capacitor de 100 KpF também fazem parte do circuito transmissor.

As micro chaves são do tipo de pressão normalmente aberta (push), devem ser chaves de dois polos, onde um polo faz a ligação para gerar o tom de canal quando a chave for pressionada, ou seja, um polo vai ativar o canal desejado, e ou outro polo vai ligar o circuito eletrônico.

Na falta das chaves de dois polos, podem ser usadas chaves de apenas um polo (pelo menos para testes de funcionamento), nesse caso, deve ser prevista uma chave para ligar o dispositivo cada vez que for utilizado e desligar o dispositivo depois da utilização.

Claro que para um idoso com dificuldades motoras isso fica complicado, principalmente no caso de uma emergência, mas fica a dica dessa possibilidade, afinal, cada caso é um caso.

O esquema eletrônico do circuito eletrônico transmissor e sua simplicidade é mostrado na imagem abaixo, o circuito receptor será publicado em breve, afinal, um transmissor sem um receptor não serve para nada.

ibytes_baba_idoso

Aqui uma amostra de como pode ser usado como pulseira, e alimentado é feita com uma bateria de celular e foi prevista uma conexão USB, na bateria foi soldado um cabo USB que pode ser plugado em qualquer carregador com a finalidade de carregar a bateria.

São usadas apenas 4 das cinco chaves, uma fica de reserva para o caso de alguma necessidade ou ideia maluca.

_sem_panico_transm

O teste de funcionamento do circuito (já com o receptor pronto) pode ser comprovado no vídeo abaixo, para quem ainda não montou o receptor, o teste de funcionamento pode ser feito com um seguidor de sinais, conforme descrito nesse link.

Postagens relacionadas
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Economia Sem Gato
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (18468)
  • Antena Para Celular (15349)
  • Amplicador 60 W RMS (11742)
  • Os Gatos & Dúvidas (10626)
  • Ganhar na Loto Fácil? (7162)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.