Xô Animais e Insetos

Qualquer projeto pode ser a solução para vários problemas, mas se você já montou circuitos do gênero e eles não funcionaram conforme você esperava, sugiro que antes de se aventurar nessa montagem leia o texto do link.

Nós todos sabemos que os repelentes baseados em ultrassom não têm eficiência instantânea, mas é muito superior aos métodos que utilizam venenos, e se levarmos em conta os riscos de uma ingestão acidental é menos arriscado do que um circuito eletrônico.

Afinal, ele pode ser esquecido ligado sem problemas, o mesmo não acontece se esquecermos de retirar os resíduos dos venenos dos ambientes onde eles foram aplicados.

Além disso, um circuito eletrônico não precisa de recarga ou limpeza de ambiente, a segurança é muito importante e o problema onde existem crianças que colocam qualquer coisa na boca pode ser de uma simples intoxicação até um acidente fatal.

Além de evitar o risco físico às pessoas existe toda uma consciência ecológica, afinal, um circuito eletrônico não causa danos ao meio ambiente e não causa intoxicação nas pessoas, é fácil concluir que um circuito eletrônico é a melhor opção a ser escolhida.

Além das limitações técnicas a serem levadas em conta, os repelentes baseados em ultrassom também tem a desvantagem do inseto se habituar à frequência gerada, assim, o que irritava e fazia com que ele procurasse outro local.

O fato é que os animais e insetos se acostumam e passam a não se importar mais, exatamente igual aquele vizinho maldito que tem o hábito de colocar música de qualidade duvidosa a todo volume, no começo você faz de tudo para não escutar aquela barulheira, até mudaria de endereço, mas acaba acostumando e tolera.

Com o ser humano é assim, e com as várias espécies de pragas também é assim, elas possuem um mecanismo biológico que é usado em ambientes adversos, e nos mecanismos biológicos estão incluídas as emissões de ultrassom.

É por isso que surpreendentemente os repelentes eletrônicos funcionam assim que começam a funcionar e depois de algum tempo perdem o poder de ação.

Sabendo disso, foi desenvolvido um circuito que permite que sejam definidas até quatro frequências diferentes que mesmo sendo em sequência tornam impossível que a pragas se acostumem.

Quero deixar um alerta: este dispositivo é destinado para incomodar pragas como ratos, pombos, gatos, cães, baratas, morcegos e todos os tipos de pragas, de nenhuma forma incomodar pessoas.

O alerta é que de maneira nenhuma deve ser usado para incomodar pessoas, lembrei-me de citar isso, pois pessoas mais velhas tem uma audição debilitada.

E você com seus testes doidos quer cada vez mais potência, apesar de não estar ouvindo nada, é que frequências na casa dos 12 KHz incomodam pessoas mais velhas, que tendo a audição debilitada não conseguem escutar e as tentativas acabam cansando e irritando.

_mata_insetos_profissioanalO esquema eletrônico é mostrado na imagem acima, ao olhar o circuito pode assustar e desistir, mesmo parecendo um circuito complexo ele é bem simples, todos os componentes são de fácil aquisição e são conhecidos do pessoal que costuma realizar montagens eletrônicas.

A placa de circuito impresso é de 3.8 cm por 3.8 cm, aqui deixei a imagem maior, assim a resolução é muito boa, mas lembre-se de imprimir a imagem com 3.8 cm por 3.8 cm.

_mata_insetos_prof_placa

A primeira etapa consiste num oscilador lento baseado num CI 555 e num CI 4017 que formam um sequenciador de quatro canais.

Embora pareça grande, este circuito é bastante simples e cabe numa placa de circuito impresso de 3.8 cm por 3.8 cm.

Os dois primeiros circuitos integrados formam um sequencial de quatro canais, cada canal está ligado a um trimpot que define qual a frequência que será gerada.

A sugestão de montagem final com a disposição dos componentes na placa de circuito impresso:

_mata_insetos_prof_vista

A finalidade é colocar os cursores destes trimpots em posições diferentes umas das outras, estabelecendo quatro frequências diferentes que serão selecionadas em sequência enquanto o circuito estiver ligado.

O sinal de ultrassom é gerado pelo temporizador 555, o qual gera no seu terminal de saída uma onda quadrada de aproximadamente 60KHz, note que depende do ajuste do trimpot correspondente.

O CI 4013 é um flip-flop e funciona da seguinte maneira: Um pulso no seu terminal 11 faz com que uma das suas saídas fique com sinal no nível alto (HI), consequentemente a outra saída estará em nível baixo (LO), pulso seguinte faz com que os sinais fiquem ao contrário, e isto se repete enquanto o aparelho estiver ligado.

Sendo assim, em cada um dos terminais de saída do CI 4013 têm a metade da frequência de entrada, que é de aproximadamente 30 KHz.

Finalmente o sinal de flip-flop excita a base dos transistores bipolares, que funcionam como amplificadores de saída operando em contra-fase.

Como transdutor foi utilizado um emissor de ultrassom daqueles usados em sistemas de segurança e alarme, é com lembrar que não é qualquer tweeter que serve, ele deve responder a frequência de saída.

O ser humano normalmente só pode ouvir sons abaixo de 22 kHz, pessoas jovens chegam a tanto, eu já passei dos 50 e só escuto até 10 KHz e preciso de instrumentos para monitorar o que está acontecendo.

Mas talvez se você tem cão ou gato que começa e ficar inquieto é sinal que está tudo funcionando.

Esse circuito não é para perturbar o seu animal de estimação, e sim as pragas, então ao ajustar, tenha moderação.

Se parecer não funcionar para as pragas e você não tiver instrumentos para saber quais frequências estão sendo emitidas, ajuste o sistema da seguinte forma:

Quando qualquer praga estiver na área comece a ajustar os trimpots até que você note que o alvo fica maluco e procura sair do ambiente, daí é que você vê que o efeito é o ideal e completou o ajuste.

Postagens relacionadas
  • Bloqueador Sinal Wifi
  • Amplificador 18 dBm UHF
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Bloqueador de Sinal GPS
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44449)
  • Gerador Números Celular (38743)
  • Antena Para Celular (32243)
  • Amplicador 60 W RMS (23615)
  • Os Gatos & Dúvidas (22198)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.