Testador de Transistores

Quando a gente começa a aprender algo novo realmente tudo é novo, muitos nem sabem que nos anos 70 ter um multímetro era algo que tornava o técnico em eletrônica alguém diferente das outras pessoas, praticamente um ser superior, mesmo que não soubesse muita coisa, bastava ter o equipamento para que as pessoas acreditassem que era um bom técnico.

Na verdade, nessa época, o técnico em eletrônica só precisava de um soldador, um “aparelho de teste” e saber como testar os componentes, a maior dificuldade era encontrar as válvulas para serem substituídas, já que a maioria dos aparelhos ainda era baseada em válvulas eletrônicas, principalmente aparelhos de TV e potências de som para salões de baile.

Encontrar e substituir resistores e capacitores que se deterioravam com o tempo era uma tarefa bem complicada, pois os resistores trabalhavam quentes e tinham seus valores em ohms alterados, os capacitores tinham qualidade bem inferior a atual.

Com o surgimento dos transistores de silício nos rádios, surgia o marketing de “radio transistorizado” a tantos transistores, quando dava defeito era um problema, pois a maioria dos técnicos só sabia testar válvulas, obviamente que isso era feito trocando uma pela outra no soquete.

Mas eu não tinha dinheiro nem para comprar um multímetro, eu era muito garoto e um multímetro tinha um custo equivalente a um mês de salário de um adulto, e eu ganhava bem menos.

Para os resistores eu tinha uma técnica duvidosa, mas servia perfeitamente para descobrir se o resistor estava aberto ou não, era só molhar o dedo com saliva e colocar o dedo sobre o resistor suspeito, se o aparelho funcionasse por pelo menos um instante, o resistor suspeito era trocado por um resistor igual ao defeituoso, e em muitos casos o problema era resolvido.

Com capacitores a técnica era parecida, mas nada de saliva, a técnica consistia em colocar outro capacitor em paralelo com capacitor suspeito e observar o que acontecia, e da mesma forma que no caso dos resistores, se descobria o capacitor defeituoso.

Apesar dos aparelhos de TV enormes, outros aparelhos começavam a ser tornar leves a compactos, boa parte dos rádios, toca-discos, vitrolas e similares tinham como base transistores de germânio, algumas marcas de parelhos de TV começavam a chegar semi-transistorizados, e para quem tinha dificuldades para comprar um multímetro o teste se tornava um problema, pois não tem como testar um transistor com saliva e muito menos colocando outro transistor em paralelo.

Estava determinado em adquirir um multímetro, mas até lá eu precisava ganhar dinheiro, então o jeito era descobrir uma forma de testar transistores sem ter multímetro, o chamado “tester” da época.

Depois de vários circuitos de teste para transistores descobri que bastava inverter a polaridade da fonte para que o mesmo circuito servisse para testar os dois tipos de transistores, e foi assim que surgiu o circuito que mostro na figura abaixo.

ibytes_tst_trans_esquema

O circuito é alimentado por 6 volts e consiste num oscilador que faz um ruído no alto-falante quando o transistor está bom e ainda dá para descobrir se o transistor é do tipo PNP ou do tipo NPN, e até quais são os terminais base, coletor e emissor, caso o usuário não tenha essa identificação, o teste é feito com o circuito ligado colocando os terminais do transistor em teste nos terminais apropriados.

Não sabendo os terminais e/ou a polaridade, a descoberta deve ser feita na base da tentativa e erro, não será difícil para quem conhece o funcionamento de um transistor.

Na versão original o circuito foi montado com os transistores Ac128 e Ac176 que são transistores de germânio, mais tarde resolvi montar o mesmo circuito com transistores de silício, e funcionou sem nenhuma alteração nos demais componentes.

Além do esquema, deixo o layout de circuito impresso e o aspecto visual da montagem, mesmo que o valor dos multímetros atualmente seja uma merreca se comparado aos tempos antigos, vai que alguém gostaria de fazer essa montagem mesmo que seja por simples curiosidade.

ibytes_tst_trans_layout

ibytes_tst_trans_visao

 

Postagens relacionadas
  • Bloqueador Sinal Wifi
  • Amplificador 18 dBm UHF
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Bloqueador de Sinal GPS
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44357)
  • Gerador Números Celular (38618)
  • Antena Para Celular (32205)
  • Amplicador 60 W RMS (23575)
  • Os Gatos & Dúvidas (22147)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.