ON-OFF Módulo Som

Uma das coisas mais chatas é você entrar no carro, virar a chave e o motor não funcionar, claro que existem vários motivos para acontecimentos desse tipo, mas se o problema for falta de carga na bateria por ter esquecido o módulo de potência ligado, o circuito mostrado na figura abaixo pode ser a solução.

Eu mesmo já esqueci diversas vezes o módulo de potência ligado, e no dia seguinte, ao virar chave, o motor nem dava sinal de vida, obviamente que o módulo ficando ligado consome energia, mesmo que em quantidade menor mas gasta, os módulos de saída com FET (transistor de efeito de campo) gastam menos, mas também gastam, e o resultado será o mesmo: bateria descarregada.

Ainda existe um problema maior do que o fim da carga da bateria, com menos da metade da carga, os circuitos eletônicos do carro deixam de funcionar e podem até causar problemas maiores, como por exemplo uma central de alarme que atue diretamente na injeção eletrônica pode ficar danificada por fncionamento anormal, ou desbalanceado como dizem o
eletrecistas automotivos.

O código nacional de trânsito não permite o tráfego com som alto, por isso, esteja ciente, este circuito funciona para quando a chave estiver virada e o motor funcionando, parece um contra senso, mas a utilidade do circuito é desligar o módulo automaticamente quando a chave de ignição estiver desligada, e ligar automaticamente o módulo depois de alguns segundos que a chave de ingnição for acionada, mas para que? se não deve escutar som alto enquanto dirige!

A resposta é que nunca será esquecido o módulo de potência ligado.

O capacitor de 470 uF e o resistor de 100K ohms é quem determinam o tempo que levará para o módulo ser ligado depois da chave de ignição for acionada.

O relê é qualquer um de 12 volts, com pelo menos um contato do tipo normalmente aberto (NA), para o único transistor do circuito, foi utilizado um 2N2222, mas pode ser substituído por praticamente qualquer transistor NPN, o resistor de 100K pode ser alterado para obter tempos que sejam da vontade do montador, o mesmo vale para o capacitor eletrolítico.

O funcionamento é simples: o negativo é comum, ou seja faz parte do chassi do veículo, a alimentação de 12 volts é retirada da caixa de fusíveis, num local onde só existe tensão quando a chave está acionada, para carros antigos, pode ser obtida a alimentação diretamente na chave de ignição ou de uma das lâmpadas piloto do painel.

O relê é ligado de forma que quando acionado, fecha os contatos, permitindo a passagem da corente do +B do módulo para o remoto, geralmente é um fio de cor amarela, em caso de dúvida, consulte o manual do módulo ou vá ao encontro de um eletricista automotivo, no mais, não existem segrêdos.

Devido a simplicidade, outras aplicações podem utilizar o mesmo circuito ou quem sabe fazer pequenos alterações de acordo com a necessidade.

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