Escuta Telefônica

Escutas telefônicas são proibidas, podendo até dar cadeia, mas o fato de ser proibido é que deixa as coisas mais interessantes, por isso o autor não se responsabiliza pelo mau uso do aparelho do circuito descrito a seguir, cada qual deve saber o que está fazendo, e será por sua conta e risco.

O circuito sugerido é de uma escuta telefônica wireless, ou seja, sem fio, a finalidade do circuito é interceptar as conversas telefônicas, e transmitir o sinal de áudio para um receptor de FM que esteja por perto.

O rádio receptor de FM deve ser sintonizado em freqüência livre, da mesma forma que o transmissor, pois na mesma frequência utilizada por uma rádio comercial será, de certo modo, mais fácil de descobrir que existe uma escuta.

O circuito da escuta telefônica wireless tem um truque bem interessante que é o de dispensar as pilhas para a alimentação, além de não ser preciso se preocupar com pilhas descarregadas, essa técnica dificulta em muito o aparelho ser descoberto, pois dessa forma, o transmissor só funciona quando o telefone for retirado do gancho, e não é porque não precisa de alimentação, mas a alimentação vem da própria linha telefônica.

O alcance é bem curto, apenas alguns metros, mas dependendo das condições locais, quem sabe até uns 30 metros, mas é o suficiente para colocar o receptor na sala e “grampear” o que é falado no quarto.

O circuito é um pouco crítico por se tratar de manusear rádio-frequência, então deve-se seguir com atenção na soldagem dos componentes, a bobina L1 são 4 espiras de fio 22 AWG usando como forma um lápis escolar.

A antena deve ser feita com um pedaço de um fio rígido de no máximo 40 centímetros, e para melhor rendimento da escuta wireless, a antena deve ficar na posição vertical e longe de objetos metálicos que possam dispersar o sinal de rádio-frequência gerado pelo circuito.

O transistor sugerido é o 2N2222, mas pode ser substituído por transistor do tipo BF494 ou BF495.

Os capacitores devem ser todos de disco cerâmico de boa qualidade e o trimmer de 5 a 60 pF, no caso de não encontrar um trimer, coloque um capacitor de 40 pF no lugar e para ajustar a sintonia, abra ou retraia as espiras de L1.

Os resistores são todos de 1/8 de watt, L2 é de 100 mH, no caso de não encontrar, enrole 100 voltas de fio fino sobre um resistor de 100K por meio watt e coloque no lugar de L2.

A ponte de diodos pode ser feita com 4 x 1N4001 ou uma ponte de diodos pronta de fábrica.

o diodo BB119 é do tipo varicap, pode ser equivalente, até mesmo um diodo 1N4001 funciona, apenas o desvio de frequência na modulação será muito pequeno, portanto, o som ficará meio baixo.

No mais, é circuito de RF, é para quem já tem um pouquinho de experiência, no mais, mãos á obra.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12329)
  • Amplicador 60 W RMS (9773)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum