Lâmpada de Corredor ou Escada

Dando sequência na publicação de circuitos simples e fáceis de serem montados apresento um circuito que tem por finalidade apagar e acender uma luz.

Parece óbvio, mas o circuito apresentado tem por finalidade fazer economia de energia elétrica e para cumprir essa finalidade facilita a forma de desligar ou de ligar uma lâmpada no corredor ou numa escada, ou até mesmo em um ambiente interno de uma casa ou apartamento.

O funcionamento é simples, pressionando a chave SW1 a lâmpada acende, ao pressionar a chace SW1 novamente a lâmpada apaga.

Se forem colocadas duas chaves em paralelo, instalando-as de forma que uma delas fique no início do corredor e a outra fique no final do corredor, ao pressionar a primeira chave a lâmpada acenderá, e quando a pessoa chegar ao final do corredor, pressionando a chave e a lâmpada apaga.

O mesmo pode ser feito em relação a escadas, eliminando o inconveniente da lâmpada temporizada que se apaga antes da pessoa chegar ao final do corredor ou da escada.

Os testes foram feitos com 30 metros de fio (nas chaves) e não houve interferência de ruídos de ambiente, se bem que em locais com transientes, se os fios da chave forem muito longos pode haver acionamentos ou desligamentos em função dos transientes.

No que diz respeito ao circuito eletrônico, desaconselho os descuidados e aqueles que não respeitam a energia elétrica a realizar a montagem, pois parte do circuito funciona na tensão da rede elétrica local, que pode ser 110 ou 220 volts.

Os componentes são todos comuns e existentes no comércio especializado em componentes eletrônicos, isso faz com que a montagem não seja mais uma daquelas montagens impossíveis por falta de determinados componentes.

A lâmpada, objeto final do circuito pode ser de qualquer tipo, no protótipo foi utilizada uma lâmpada G-light e uma lâmpada de LEDs dessas tipo genérica, ambas funcionaram perfeitamente.

O tiristor (D1) é do tipo TIC 226D, mas equivalentes podem ser experimentados, lembrando que o D indicado nesse componente é a indicação de trabalho, se a tensão for 220 volts tem que ser TIC 226D ou TIC 226E.

o CI MOC3020 é um fotoacoplador, ele já tem os componentes necessários internamente, e a polarização dele é feita através de R6, R5 e C3, com os valores sugeridos no esquema, o circuito funciona com tensão de 5 a 12 volts, lembrando que C3 deve ser para 400 volts ou mais.

O CI 555 está numa configuração que muitos técnicos da velha guarda nunca viram, pois a popularização do CI 4013 fez com que não tirassem as vendas dos seus olhos, mas com a configuração sugerida no esquema o CI 555 funciona como biestável, e é essa qualidade que é explorada nesse circuito.

R4 tem função dupla: proteger o LED interno do CI MOC 3020 e proteger o CI 555 do excesso de corrente que passa pelo pino 3 do CI 555.

R3 tem por função carregar C1, com os valores sugeridos, o circuito não aceita toques em intervalos menores do que 3 segundos, isso evita o repique da chave, valores de 1 a 47 uF para C1 funcionaram bem, modificando apenas o tempo em que o circuito aceita o toque seguinte.

C2 estabiliza o CI 555 evitando que o pino 5 receba sinais indesejáveis o que poderia causar disparos falsos no circuito.

R1 e R2 formam um divisor de tensão, outros valores funcionam, desde que os dois resistores tenham valores iguais, mas os resultados melhores foram obtidos com 10K Ohms.

C3 deve ser para 400 volts ou mais, os demais capacitores podem ser para 25 volts, e os resistores podem ser todos para ? de watt.

SW1 (e eventualmente SW2) é to tipo de pressão (push) tipo normalmente aberta (NA), ao pressionar liga e ao soltar fica desligada.

A alimentação do circuito pode ser com tensão de 5 a 12 volts, isso permite que um carregador de baterias de celular possa ser utilizado da mesma forma que uma bateria de moto, ou similar, nesse circuito não foi prevista uma fonte direta da rede elétrica, mas é perfeitamente viável.

Conforme citado no início, parte do circuito funciona com tensão direta da rede de energia elétrica, todos os cuidados necessários ao manuseio da energia elétrica devem ser observados.

ibytes_bi_estavel_555

Apesar de ser uma montagem simples, faça a montagem, confira tudo, confira novamente e só depois da certeza de que tudo está certo, plugue na tomada para ver funcionando.

Em breve publico vídeo com o circuito funcionando.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • HT12D e Módulo de RF 433 MHz
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17371)
  • Antena Para Celular (14510)
  • Amplicador 60 W RMS (11162)
  • Os Gatos & Dúvidas (9865)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6753)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum