Sinal de Alarme Ligado

LED é o acrônimo para Light Emitting Diode, numa tradução direta é o mesmo que diodo emissor de luz, trata-se de um componente eletrônico que apesar de ser um diodo, quando é aplicada uma tensão ele se comporta como se fosse uma lâmpada em tamanho miniatura.

Os LEDs estão disponíveis nas cores vermelha, verde, laranja, azul, branca entre outras, os LEDs de alto brilho mais fáceis de serem encontrados são na cor azul, branca, vermelho e verde.

Quando a eletricidade é aplicada a LED, os elétrons se movimentam apenas em uma direção, por isso é preciso observar a posição dos terminais, e quando as partículas negativa e positiva se encontram, uma quantidade de energia é emitida na forma de luz.

Os LEDs aos poucos vão tomando o lugar das lâmpadas incandescentes e atualmente já podem ser vistos em semáforos e várias outras aplicações.

No que diz respeito a cor do LED, a cor depende do material do qual o LED é feito, normalmente os LEDs são feitos com elementos como galênio, arsênio e fósforo.

Os LEDs duram mais, não esquentam e consomem menos energia, além disso, é difícil ver um LED quebrado, e também tem mais brilho.

Para nós nesse momento, as informações sobre LEDs são suficientes, o que desejamos é fazer um falso aviso de alarme ligado, e nesse circuito são usados apenas dois componentes, um deles é um diodo emissor de luz (LED) auto-piscante e um resistor de 1200 ohms.

Um LED comum têm apenas dois terminais, um terminal mais comprido que é o que deve ser ligado ao positivo e o terminal mais curto é o que deve ser ligado ao negativo.

Se ligar o LED direto em alimentação acima de 3 volts ele será destruído, é preciso usar um resistor, assim o LED dura por muito tempo, podendo chegar a mais de 10 anos.

Um LED tem dois terminais, um chama-se anodo (A) e o outro se chama cátodo (K), e tem lado certo para soldar cada terminal, já os resistores não tem lado certo para soldar e valor da resistência é dado em ohms, o valor da resistência vem escrito no corpo do próprio resistor.

No nosso caso, o resistor deve ter 1200 ohms, (é o mesmo que 1K2) e o modo de identificar é através de uma tabela com o código de cores.

1200 ohms (1K2 é a mesma coisa), segundo a tabela com o código de cores o nosso resistor deve ter os anéis coloridos na cor marrom, vermelho, vermelho, a quarta cor define a tolerância, no caso, 5% a mais ou a menos que 1200 ohms.

O detalhe é que a contagem das cores deve ser iniciada a partir do lado onde o anel colorido está mais próximo do terminal de soldagem.

O diagrama eletrônico ultra-complexo de fácil é mostrado na figura abaixo.

Depois de montado o circuito irá fazer exatamente o que faz a figura abaixo.

O circuito foi previsto para ser ligado diretamente nos 12 volts da bateria do carro, a função é avisar que o alarme está ligado, vai do ladrão acreditar ou não, em todo caso, didaticamente falando, acho que esse projeto cumpre sua principal função.

Você que é apenas curioso, vá até uma loja de componentes eletrônicos e adquira um LED auto-piscante da cor preferida, e um resistor de 1200 ohms por 1/8 de watt, a montagem do falso aviso de alarme será seu primeiro projeto bem sucedido, e nem precisa de boa sorte, mas enfim, boa sorte.

Postagens relacionadas
  • Bloqueador Sinal Wifi
  • Amplificador 18 dBm UHF
  • Copiadores de Esquemas
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44353)
  • Gerador Números Celular (38614)
  • Antena Para Celular (32200)
  • Amplicador 60 W RMS (23569)
  • Os Gatos & Dúvidas (22143)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.