Campainha Temporizada

O circuito proposto pode ser utilizado como sirene temporizada para entradas de residências.

É claro que cada qual pode aproveitar como melhor se adapte as necessidades.

Achei bom como sirene temporizada, mas um alarme de abertura de portas foi o motivo original da ideia.

O circuito mostrado abaixo não tem novidade, a facilidade na montagem também é grande, já que os dois circuitos integrados do tipo 555 são de fácil aquisição pelo preço e pela disponibilidade no mercado especializado, pois qualquer CI do tipo 555 serve.

O circuito tem na etapa final um oscilador astável controlado por um CI do tipo 555, que tem a freqüência gerada em função do C3, R1, e R2, outros valores podem ser experimentados, a saída do CI 555 tem seu sinal acoplado diretamente ao alto-falante, através de C1, que deve ter a polaridade rigorosamente observada, o circuito gera um sinal audível, e quem não gostar do tom gerado, pode alterar os valores de C3, R1, e R2 para gerar um tom de acordo com o seu gosto pessoal.

A etapa inicial, tem seu funcionamento de modo bem simples: ao pressionar o push-botton (PB), o pino 2 do CI é aterrado e C4 é carregado, e a descarga do capacitor C4 é feita através de R3, com isso podemos dizer que C4 e R3 são responsáveis pelo tempo de acionamento da segunda etapa, em outras palavras, o tempo que o alto-falante emite o sinal gerado pelo oscilador astável.

Uma fração de segundo é o suficiente para acionar o circuito, isso nos dá uma aplicação bem interessante, podemos colocar o push-botton numa porta, e toda vez que a porta abrir, a sirene toca por um curto espaço de tempo, exatamente o tempo determinado por C4 e R3, avisando que alguém passou pela porta, depois de tocar, aguarda nova passagem pela porta para tocar novamente, isso evita que tenha que sair e desligar o aparelho, sem contar que possivelmente, quem passar pela porta, provavelmente não sabe que o aparelho e espera por outra passagem.

Para proteger várias portas, podem ser colocados vários push-botton em paralelo, assim, se apenas uma das portas forem abertas, mesmo que por um instante, a sirene irá tocar o tempo determinado por C4 e R3 ficando na espera para uma nova passagem e avisar novamente.

O sensor, no caso o push-botton deve ser colocado estrategicamente para que ao abrir a porta ele feche os contatos, e ao fechar a porta ele volte a sua posição original, aguardando nova abertura.

Uma dica é colocar reed-switch na parte fixa da porta (no batente) e na parte móvel colocar um imã, e experimentar e regular para que quando a porta se abrir, o imã passe perto do red-switch e os contatos internos façam contato elétrico.

O circuito funciona sem problemas com tensão de 6 a 12 volts, e tem um consumo razoavelmente baixo, para proteção da casa, pode ser utilizada uma fonte para evitar o consumo e despesas com pilhas ou baterias, o inconveniente é que se faltar energia elétrica, o circuito deixa de funcionar, e o funcionamento pode ser de grande valia mesmo quando falte energia elétrica.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11624)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum