Alarme de Passagem

O circuito mostrado na figura abaixo pode ser utilizado para avisar quando o feixe de luz infravermelho for interrompido, as aplicações são inúmeras, e na verdade, só depende da imaginação.

O circuito foi testado como alarme de passagem em uma porta normal de 80 centímetros e não foi preciso utilizar lentes para aumentar o ganho do LED foto-emissor, com a concentração do feixe de luz é possível monitorar uma porta de até 4 metros.

O foto-transistor deve ficar em local em que a luz ambiente não ilumine a sua superfície foto-sensora, nas experiências utilizei um tubo de caneta com fita isolante preta com a finalidade de deixar o foto-transistor totalmente no escuro.

O foto-emissor pode ser qualquer diodo emissor de luz (LED) infravermelho, obviamente que uma lâmpada normal também funciona, mas o “suposto larápio” ficaria sabendo que existe algo que o espera, e na da como uma boa surpresa, não é não?

O circuito é simples e uma luz normal de 12 volts acende quando o feixe de luz entre o foto-emissor e foto-sensor é interrompido mesmo que por uma fração de segundo, a lâmpada pode ser substituída por um relê com bobina de 12 volts, e qualquer dispositivo pode ser acionado quando o feixe de luz sobre o foto-transistor for interrompido, a potência a ser controlada nesse caso depende da capacidade dos contatos do relê.

O circuito não faz milagres, a lâmpada fica acesa ou o relê acionado apenas durante o tempo em que o feixe de luz for interrompido, isso dá a possibilidade da economia da bateria usada na alimentação (geralmente pilhas) e também do acionamento por infinitas vezes, como o “intrometido” não sabe como funciona o alarme, ele com certeza não vai ficar para descobrir, principalmente se o relê acionar uma sirene de uns 120 decibéis.

Eletronicamente falando, o LED foto-emissor fica sempre ligado, e a olho nu não é percebido, e o foto-sensor (TIL78) continua captando o sinal de luz, e polariza o transistor BC 549, que por sua vez faz com que o transistor BD 139 fique em estado de corte, fazendo com que a lâmpada permaneça apagada.

Quando o feixe de luz é interrompido, o foto-transistor TIL 78 deixa de polarizar a base do transistor BC 549, e ele deixa de forçar ao transistor BD 139 de permanecer em estado de corte, sem a polarização negativa fornecida pelo transistor BC 549 e polarizado positivamente através do resistor de 2,2K ohms o transistor BD 139 passa a conduzir e faz a lâmpada acender.

O diodo 1N4004 serve para proteção contra picos de alta tensão caso seja utilizado um relê no lugar da lâmpada.

O circuito funciona com alimentação de 6 a 30 volts, mas a lâmpada ou o relê deve ser de acordo com a tensão de alimentação, sugeri 12 volts pelo fato de ser comum, além disso, uma bateria de moto ou de carro deve ser comum numa casa, afinal, você não vai correr o risco de instalar algum sistema que dependa exclusivamente da rede de energia elétrica, ou vai?

Não era o que procurava? Utilize o sistema de busca!
Pense no meio ambiente antes de este link.

17 comentários

  1. Olá,

    Esse site é formidável, pois é bem didático e claro.

    Como sou um curioso iniciante e leigo, gostaria de saber se você poderia disponibilizar o layout do circuito impresso para poder me aventurar nessa empreitada. Pois já comprei os componentes, mas me embananei com o diagrama. ” me dói a cabeça ” hehehehe !
    Abração.

  2. GOSTEI, MUITO DIDÁTICO, PARABÉNS,,,,,

  3. gostei muito, estou começando a criar os projetos ^^ estou gostando demais dos resultados, e alem de ser muito instrutivo e educacional, nós incentiva a pesquisar mais e mais

  4. Caríssimo, esse GND tem alguma
    função crítica ou é apenas ilustração?Pois gostei bastante do esquema e gostaria de montá-lo.

  5. Caro amigo, sei que deve dispor de muito pouco tempo, o qual nos empresta um pouquinho sempre que precisamos, e por isto; enquanto leigo, porém apaixonado por eletrônica, sou-lhe muito grato. Quando o amigo tiver “um tempinho”, peço humildemente que q me especifique apenas estes resistores, se são de 1w-5%,1/4w-5%ou1/8w-5%; pois como o circuito vai trabalhar com a polarização de transistores(correntes da ordem dos mA, isto pode fazer muita diferença, principalmente para um leigo. Agradeço.

    • @Erenildo,
      Todos os resistores são de 1/8 de watt. Na eletrônica segue esse padrão, a não ser especificado outra potência.

  6. Professor, tenho dúvidas quanto aos pinos do BD139, onde fica o coletor, a base e o emissor, será q pode me dar uma forcinha meu caro! Agradeço.

  7. Terminei de montar o meu e ficou ótimo, funcionou direitinho.
    Gostaria de saber se poderia acionar o til78 com um pequeno laser, isso me daria um ganho em distancia razoável?

    • @erenildo,
      Com laser dá uns 300 metros de alcance e funciona legal, só não deixa outros saberem o local exato, senão….

  8. porque não funcionou o circuito que eu montei usando til32 (emissor),til78 (receptor)? apartir do momento que coloquei um fotoresistor LDR passou funcionar!

  9. Olá. Muito bacana esse projeto.
    Quero saber se posso utilizar um sensor de presença wireless para acionar esse alarme luminoso, sendo a distância entre eles de aproximadamente 10 metros? Como funcionariam juntos?
    Grato !

  10. Piava… Qual o sensor wireless mais adequado você recomenda para trabalhar junto desse transmissor e mandar um sinal sonoro a um receptor ?

    • @Alex,
      No seu sensor nada a mexer, mas nas características da parte receptora, se tiver um LED que indica a captação de algum movimento é esse o ponto de partida para criar alguma coisa nesse sentido.
      Precisa um sinal luminoso ou sonoro para acionar outros dispositivos ou então abrir o equipamento e procurar um local onde tenha sinal quando há detecção de movimento.

  11. mario triacca

    muito bom este site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates