Conversor 24CC/12CC

Você nunca “torrou” algum aparelho por ter ligado em tensão superior da tensão que o aparelho suportava? Certamente que foi por falta de atenção ou por desconhecimento mesmo.

É comum que erros “bobos” sejam cometidos, principalmente quando foge um pouco do tradicional, como por exemplo, ligar um aparelho num carro porque sabemos que a tensão da bateria é 12 volts, mas será que é mesmo?

Nos automóveis de modo geral a bateria é 12 volts, mas a grande maioria dos ônibus e caminhões tem motores mais pesados e precisam de mais força no motor de arranque, além da corrente necessária ser maior, é comum que a tensão seja 24 volts.
E sem saber, qualquer equipamento automotivo é ligado sem fazer a medida de tensão, e nesse caso, era uma vez um aparelho funcionando.

Talvez sejam duas baterias e ligadas em série, nesse caso o circuito que proponho não serve para absolutamente nada, mas se for uma só bateria de 24 volts, o circuito será de grande utilidade, porque a sua função é baixar os 24 volts para 12 volts, e assim possibilitar que aparelhos de 12 volts sejam ligados no caminhão ou ônibus.

Como pode ser visto, o circuito proposto trata-se de um regulador ajustável de tensão que atua sobre um grupo de transistores que estão ligados em paralelo, e são eles que fazem o trabalho pesado, o regulador só se encarrega de fazer o controle de tensão.

No ponto onde indica 24 volts é a entrada do circuito, deve ser ligado no polo positivo da bateria de 24 volts, no ponto indicando 12 volts é onde é a saída, e conforme o indicado, a saída é de 12 volts, nesse ponto são ligados os aparelhos que funcionam com 12 volts, o negativo é comum a todo o circuito (GND).

Como se trata de um circuito de potência, os transistores devem ser dotados de dissipadores de calor, não esquecer da “mica” isoladora, o CI LM 317 também deve ser dotado de um dissipador de calor.

Para ajustar, gire o botão do potenciômetro de 10 K para a posição mais ou menos na metade do curso e conecte uma lâmpada de 12 volts por 50 watts, use um multímetro na posição DCV em escala superior a 30 volts e meça a tensão na lâmpada, verifique se está bem próximo dos 12 volts.

Se a tensão tiver muito acima dos 12 volts, movimente o botão do potenciômetro para que o multímetro marque 12 volts com a lâmpada conectada e acesa, esse ajuste é simples e será feito apenas uma vez, ele é feito para obter o máximo de brilho da lâmpada, com a saída de tensão em 12 volts.

Lembre-se que para não colocar equipamentos em risco, o multímetro deve registrar 12 volts com a lâmpada acesa, sem carga no circuito a tensão será por volta dos 18 volts, por isso a medição sem carga não é confiável.

Na figura abaixo é mostrado o circuito e toda sua simplicidade, se montado corretamente a sua eficiência será fácil de ser comprovada.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14867)
  • Antena Para Celular (12294)
  • Amplicador 60 W RMS (9739)
  • Os Gatos & Dúvidas (8321)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5910)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum