Lâmpada Mágica

Quem nunca teve a ideia e sonhou em ser mágico mesmo que por alguns instantes? A ideia de ter fama e respeito faz as pessoas tomar atitudes até mesmo insensatas, e as coisas são assim desde que o mundo é mundo.

Talvez seja pela emoção que é sentida pela pessoa que se torna famosa é que as outras vêem a alegria e são contagiadas por essa mesma alegria.

De minha parte, posso dizer que não há como descrever a sensação de ter alegria em parecer que eu era um mágico, lembro do primeiro trabalho de ciências que participei, tinha apenas oito anos e ganhei o primeiro lugar, o meu trabalho consistia em acender as luzes de uma maquete de uma casa de papelão, era simplesmente acender e apagar as lâmpadas, na época as lâmpadas eram de 2,2 volts e para realizar o trabalho, as lâmpadas foram retiradas de lanternas velhas.

A sensação de alegria e também da busca pelo desconhecido me fez um apaixonado pela eletrônica, e é uma paixão sem fim.

Bem, desejo que você possa sentir uma emoção parecida, não com desenhos animados violentos que passam na TV e tantas outras coisas que não ajudam a somar conhecimento e também não causam emoção positiva, mas se você montar o circuito que descrevo abaixo, com certeza você se emocionará, e será um mágico, mesmo que por alguns instantes, ou talvez por horas ou dias, o tempo vai depender do tempo em que você consegue se conter sem contar como se faz o truque de acender uma lâmpada incandescente com um palito de fósforo.

O circuito é simples com poucos componentes, o componente principal dessa montagem é um SCR, optei por um TIC106D por permitir que seja usado em 110 ou 220 volts sem nenhuma modificação.

O componente que é o responsável por permitir o acionamento é um LDR (resistor dependente da luz), que, tendo sua superfície iluminada permite a passagem de uma quantidade maior de corrente, quando a superfície estiver mais escura, a quantidade de corrente que é permitido que passe é menor.

O resistor de 100K ohms deve ser de 1 watt de dissipação, de 1 watt de dissipação também deve ser o resistor de 8K2 ohms, esses dois resistores formam um divisor de tensão, o LDR é ligado de forma a ter a tensão disponível, mas permitir a passagem de corrente apenas se o LDR estiver iluminado.

O ajuste de sensibilidade é feito no potenciômetro (ou trimpot) de 82K ohms, e um resistor de 1K ohms leva a corrente até a porta (Gate) do SCR, até nesse ponto, a tensão é alternada, como o SCR é um componente eletrônico, ele precisa de corrente contínua para funcionar, então um diodo retificador faz a retificação da tensão alternada que é injetada na porta (gate) do SCR.

O SCR funciona como se fosse uma chave liga-desliga, se tiver tensão positiva na sua porta, ele permite a passagem de corrente, se na porta do SCR a tensão for negativa, a passagem de corrente não é permitida.

O truque consiste em colocar o LDR de tal forma que a luz ambiente não interfira no funcionamento do circuito, mas de forma que ao aproximar um fósforo aceso o LDR permita a passagem de corrente que acende a lâmpada, e que a lâmpada acesa ilumine o LDR fazendo com que ela permaneça acesa, o ajuste de sensibilidade para a luz ambiente é feita no potenciômetro de 82K ohms, ajusta-se para que a luz fique apagada, mas quase acendendo.

Para apagar a lâmpada, mais um truque de magia, você vai apaga-la com um sopro, e a lâmpada vai ficar esperando para que outro fósforo seja acesso para que ela acenda novamente.

Conforme expliquei acima, o fósforo ilumina o LDR e a lâmpada acende, e quando você for apagar a lâmpada com um sopro, sopre suavemente, e com as duas mãos em forma de concha, discretamente faça sombra com as mãos na superfície do LDR e a lâmpada apaga dando a impressão que foi seu sopro que apagou a lâmpada.

Antes de você apagar a lâmpada, peça a seus amigos para que soprem a lâmpada com a intenção de apagá-la, quem “não sacou o truque” vai ficar de boca a aberta, e tudo vira uma brincadeira muita engraçada.

É preciso uma tomada para ligar o circuito, isso quer dizer que é um circuito que funciona com corrente alternada direta da tomada da sua casa, por isso, mais um argumento para que curiosos não mexam no circuito, também é preciso cuidados na hora da montagem.

O circuito eletrônico é mostrado na imagem abaixo, boa diversão.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9583)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum