Adeus Celular Pirata

Você que é adepto dos celulares com vários chips, e esses celulares tem origem duvidosa, ou melhor, são celulares piratas, vá colocando as barbas de molho e fazendo economia para comprar um celular original.

O motivo para esse alerta é que a Anatel vai bloquear as chamadas feitas por telefones piratas, e isso vai começar a acontecer no início de 2014, como é de interesse do governo e das operadoras, as operadoras implementarão o sistema de bloqueio, com a tecnologia existente isso não será difícil.

Contrabandistas que trazem celulares e fornecem lojas virtuais e camelôs do Brasil terão essa fonte de renda zerada, pois ninguém vai querer um celular que não faz chamada.

Polêmico há anos, o comércio paralelo incomoda os fabricantes legalmente instalados no Brasil, para se ter uma ideia, de cada 100 celulares habilitados, 18 são piratas.

Com previsão de início do bloqueio no início de 2014, todos os celulares e tablets terão um cadastro nacional com número de registro que será cruzado com o código dos chips habilitados pela operadora.

Ou seja, o número de série do aparelho (IMEI) será vinculado ao código do chip habilitado na operadora, com esses dados, quando um cliente fizer uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é verdadeiro ou é pirata.

Mas não basta ter uma base de dados no Brasil, também será necessário cruzar dados com um catálogo mundial onde estão registrados todos os números de série (IMEIs) válidos produzidos pelos diversos fabricantes.

O novo sistema das operadoras vai cruzar a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico, e no caso de aparelho pirata o sistema irá bloquear os sinais, sem dó nem piedade.

Como em toda ação há uma reação, há quem discorde e há quem concorde, mas no fundo, em minha opinião, essa atitude deveria ter sido tomada a mais de 10 anos quando já haviam muitos aparelhos falsificados no mercado brasileiro.

Por outro lado, a “importação” de celulares começou devido ao abuso dos preços por parte das operadoras, que ao invés de limitarem sua área de atuação nas linhas telefônicas partiram para a venda de aparelhos, o fato é que os piratas chegam no Brasil com 10% do preço vendido numa loja.

Obviamente que há taxas, impostos, custos operacionais, e outros encargos, e tudo é pago pelo consumidor, então a pirataria encontra terreno propício para atuar.

Talvez, com essa medida do bloqueio resolva esse problema, e para ser otimista espero que as operadoras baixem os preços dos aparelhos ofertados assim como os preços das ligações entre clientes da mesma operadora baixaram de R$ 1.80 em 1992 a R$ 0.05 por minuto em 2013.

Isso só deixa evidente que os valores praticados nas ligações entre operadoras diferentes são valores absurdamente altos, como explicar se a ligação é a mesma e o sistema que controla tudo é o mesmo?

Enfim, teria muito a escrever a respeito, mas o fato é que haverá o bloqueio, e eu não tenho a mínima preocupação, não tenho celular nem tablet pirata, portanto, espero que possa continuar trocando o chip entre os aparelhos que tenho.

Para quem defende a manutenção do sistema atual, ou seja, a utilização discriminada de aparelhos piratas, seria bom pensar que é uma desculpa a menos para as operadoras melhorarem seus preços e serviços.

Nunca apoiei a pirataria, mas o serviço de telecomunicação do Brasil é muito ruim, os impostos são exorbitantes, e a Anatel não faz o trabalho de defesa do consumidor, eu tenho dois casos em que a operadora confirmou ciência do problema e que iria resolver no futuro, a Anatel acatou a desculpa da operadora e ficou por isso mesmo.

Em muitos casos de maus serviços que ficam sem solução a desculpa é de que o aparelho utilizado é incompatível com o serviço, e meus aparelhos são originais comprados no Brasil, só que não nas lojas das operadoras.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (41633)
  • Gerador Números Celular (34013)
  • Antena Para Celular (30541)
  • Amplicador 60 W RMS (22352)
  • Os Gatos & Dúvidas (20823)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.