Carregador Com 12 Volts

Um carregador veicular é tão indispensável quanto o próprio Smartphone nos dias atuais, é fácil comprar carregador genérico porque existem aos montes e são baratos, mas sempre se recomenda o carregador original, já que os carregadores “genéricos” podem colocar em risco o Smartphone.

Mas quando o carregador não consegue carregar a bateria porque o aparelho consome mais energia do que a quantidade de carga que o carregador pode fornecer começam os problemas, não é normal, mas se a função existe é provável que seja usada.

E como é chato ter que esperar pela carga da bateria para só então poder usar o aparelho, além de ser chato, a pressa pode ser o motivo para solucionar um problema qualquer.

Eu me deparei com uma situação em que o carregador veicular comum não dava conta de fornecer a quantidade de energia necessária nem mesmo para manter a carga da bateria, como o sistema consome bastante energia era necessário carregar bateria e usar o carregador comum sempre conectado, e mesmo assim a carga da bateria ia sendo usada até que de repente o Smartphone desligava.

O interessante é que se o carregador original (usei Samsung) estivesse ligado ele dava conta de suprir a energia consumida, o problema era deixar esse carregador original conectado ao celular e carregando, a solução parecia ser andar com um nobreak no carro.

Mas ainda havia um problema: cada vez que eu desligava o motor, o nobreak tinha que ser acionado manualmente, e isso definitivamente não era bom para o que eu pretendia.

O jeito foi criar um oscilador simples, fácil de montar e principalmente, que consome pouca energia, e então é só ligar no acendedor de cigarros e a cada vez que é dada partida no motor o oscilador começa a funcionar, e o carregador original conectado a esse oscilador fornece a carga necessária para manter a carga da bateria.

O esquema pode ser visto na imagem abaixo, e é muito simples, a base é um circuito oscilador baseado em um circuito integrado IRF2153, onde R2 e C2 determinam a frequência do oscilador, com os componentes sugeridos a frequência é de aproximadamente 250 Hertz.

Clique na imagem abaixo para ampliar :)

Carregador_Veicular_2153_esMas quem desejar um oscilador bem próximo dos 60 Hertz pode colocar no lugar de R2 um resistor de 270K ohms e no lugar de C2 um capacitor de 68Kpf.

Quanto ao IRF 640 existem muitos equivalentes, eu usei o IRF 640, mas IRF Z44 e IRF Z48 também servem, embora sejam mais caros e menos comum no mercado, mas qualquer MOSFET canal N que suporte mais de 5 ampères servirá.

O transformador utilizado tem 9 volts de saída com entrada de 110 volts, ele funciona com função invertida, ou seja, onde seria a saída natural passa a ser entrada e onde seria a entrada natural passa a ser a saída.

Com 12 volts obtive 202 volts e o carregador original da Samsung funcionou perfeitamente, já que qualquer tensão entre 110 volts e 250 volts é aceita pelos carregadores.

Lembrando que a corrente fornecida depende do transformador utilizado, no caso, qualquer transformador que forneça pelo menos 200 mA servirá.

C3 evita que picos de tensão danifiquem Q1 e R1 limita a corrente na porta (gate) de Q1, dessa forma também estará protegido o circuito integrado, que por sinal, é bem sensível ao calor e ao excesso de corrente, C1 filtra a tensão de 12 volts que vem da bateria.

Após a montagem, não ligue o circuito direto no carro, use uma fonte de bancada para testar o circuito antes de instalar definitivamente, isso vai evitar que algum fusível do carro “se queime” devido a algum erro de montagem e ao invés de solucionar problemas, mais problemas apareçam.

Você pode ver o circuito funcionando no vídeo abaixo:

Clique aqui para ver uma atualização do circuito.

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