Vídeos 3G Com Drones

Com a popularização dos drones e aviões não tripulados surgem novos desejos dos curiosos, os desejos podem ser por hobby ou para aplicações profissionais, em algumas oportunidades já me perguntaram coisas a respeito, mas as respostas foram apenas a teoria do que sei a respeito.

Troquei alguns e-mails com perguntas e respostas a respeito de aviões não tripulados e drones, mas minhas respostas eram vagas e com suposições, nada conclusivo, embora a tecnologia esteja ao nosso alcance visual nem sempre está no alcance do nosso bolso, ou melhor, do meu bolso.

Para a navegação de um avião não tripulado não vou entrar nessa área, eles já vem com equipamento de controle na medida e necessidade deles, por isso não adianta mexer porque não vai melhorar em nada, o que pode acontecer é piorar, então deixo esse item de lado.

No caso dos drones a situação é a mesma, tudo já vem com uma unidade central que faz tudo que é necessário para a navegação, acho que a limitação fica por conta do alcance até onde pode ser controlado um drone, o mesmo se aplica a aviões não tripulados.

Mas porque usar um drone ou avião não tripulado se não for para captar imagens? Não vale o investimento se for apenas por prazer.

Como sabemos, vídeos são sequencias de imagens e pela quantidade podem ficar com peso insuportável e tecnicamente é viável mas os equipamentos envolvidos podem custar uma verdadeira fortuna.

Um transmissor de vídeo de 5 watts e que consuma 2 ampères por hora acoplado na aeronave requer uma bateria com carga para uma certa quantidade de horas, para um exemplo, uma bateria de uma moto CG Titan é de 5 ampères, se o transmissor de vídeo consumir 2 ampères teremos duas horas e meia de funcionamento.

Para mais tempo será preciso aumentar a capacidade de carga da bateria e assim o tamanho e o peso da bateria também aumentam, tornando inviável que a aeronave decole.

Partindo do principio que 5 watts podem ser sintonizados por mais ou menos 50 quilômetros com segurança, desde que não existam obstáculos visuais, mas o peso e volume da bateria mais o peso e o volume do equipamento de transmissão tornam inviável.

Num dos e-mails trocados com meu amigo sugeri que fosse usado uma câmera de um celular com sistema operacional android acoplada na aeronave não tripulada, e que fossem feitas imagens gravadas ou transmitidas via rede 3G.

Com a utilização desse método apenas 300 gramas seriam acrescentadas ao peso da aeronave e autonomia do celular seria maior que a autonomia da aeronave não tripulada, e no caso de consumo um pouco maior, dá para prever o retorno da aeronave sem captar vídeos.

A sugestão era viável, mas seriam necessários alguns ajustes, e combinamos de num fim de semana colocar a ideia em prática e hoje recebi a visita do meu amigo, aliás, veio ele e um drone, falamos pouco e fomos colocando em prática ideia de filmar utilizando um celular N95 acoplado ao drone, a filmagem ficou perfeita e controles perfeitos controlando o drone.

Mas se fosse só para isso não precisava circular quase 300 KM, o interessante era transmitir o vídeo capturado, ao vivo, e captar esse vídeo com a possibilidade de gravar, já que se tratando de segurança, tudo precisa ser analisado com calma.

Pois bem, como havia um Pocket Neo de bobeira por aqui, instalei o aplicativo IP webcam que pode ser baixado em clicando qui  e como o autor já havia me presenteado com o aplicativo IP Cam Viewer que pode ser baixado clicando no link estávamos prontos para testar a transmissão de vídeo via 3G.

Aqui vai uma dica, esses planos pré-pagos não são bons, quando chega a 200 MB de dados o vídeo não é transmitido corretamente, para chegar a uma conclusão definitiva é preciso um plano de dados com velocidade superior a 150 MB.

Para quem usa Windows e desejar monitorar via computador o app IP Camera Adapter que pode ser baixado no link , instale e reinicie o computador e terá uma webcam remota com do IP e porta informados pelo IP webcam na configuração, depois disso monitore e grave no seu programa visualizador de webcam preferido.

Segundo informações, alguns drones já vêm com um suporte para câmeras que gravam direto em micro SD, até aí não há novidade em fazer imagens, mas transmitir pode ser o calcanhar de Aquiles para muitos, por isso acho que essa experiência pode ser útil para quem ainda não conhece.

Se algum vendedor de drones quiser patrocinar novas experiências, ficarei feliz em colaborar, é claro que não tenho a ferramenta principal que é justamente o drone, podemos trocar umas ideias e quem sabe no futuro eu também ter o meu drone.

Postagens relacionadas
  • O Marketing Com WhatsApp
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44527)
  • Gerador Números Celular (38823)
  • Antena Para Celular (32279)
  • Amplicador 60 W RMS (23648)
  • Os Gatos & Dúvidas (22223)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.