Fale de Fixo no Celular

Quando pensei em comprar um aparelho da Nokia não sabia de todos os recursos que podiam ser utilizados, até achei que não ia conseguir comprar, mas felizmente deu certo e eu tenho um aparelho Nokia para fazer minhas besteiras e também utilizar no trabalho, entre tantos, optei por escolher um aparelho levando em conta o custo e também o benefício, então, adquiri um N95, daqueles que deram início a série.

Não vou abordar câmera, player de filmes e afins, o tema hoje é algo de utilidade visando economia, sim, muita economia, a ideia é usar o cliente SIP que vem integrado aos aparelhos da série E, como o E61, e61i, E51 e o E71, mas também vem em alguns aparelhos da série N, como o N82 e o N95.

O cliente sip da Nokia vem integrado ao sistema e oferece algumas vantagens em relação ao Fring, se configurado corretamente é possível usar qualquer serviço que utilize o protocolo SIP.

Depois de configurado, ele fica integrado ao sistema, inclusive fica aparecendo a opção chamada de internet ao discar para qualquer número, então é possível escolher entre fazer uma chamada de voz normal, ou fazer uma chamada de internet e falar através de um cliente SIP.

Para quem é incrédulo, vai dizer que o Fring faz a mesma coisa, sim faz mesmo, mas a qualidade do áudio não é nada boa, além disso, as conexões caem muito, fazendo com que as ligações sejam interrompidas ou exista o corte de áudio.

Mas o que considero uma vantagem muito grande é autonomia da bateria, pois o Fring mantém a conexão sempre aberta e vai fazendo verificações do estado da conexão, por isso existe tráfego de dados continuamente, mesmo sendo pequeno, mas ao longo do tempo é uma quantidade de dados considerável, por isso esgota a bateria em poucas horas, no meu caso, pouco mais de quatro horas sem Wi-Fi, pois utilizo acesso 3G.

Mesmo que tivesse que ficar perto de uma rede Wlan, já seria muito bom, mas isso permite que se seja feito uso do VoIP para originar e também para receber ligações como se fosse um aparelho celular normal.

Quem conhece o sistema VoIP sabe que a economia com ligações pode chegar a 90%, porque na prática, é utilizado um telefone fixo para fazer as ligações, obviamente que, dentro do possível, evita-se ligar para telefone celular, mesmo assim, o valor do minuto é aproximadamente a metade do valor cobrado pelas operadoras.

Claro que você pode e deve divulgar seu número de telefone VoIP para seus contatos, assim você passará a receber ligações no seu celular através de um número fixo, onde será paga uma tarifa para um telefone fixo, mas você atenderá no seu aparelho celular.

Não é preciso dizer que a economia em ligações será considerável, justificando pagar um pouco mais por um aparelho que tenha cliente sip, e obviamente, ter um plano de dados ilimitado.

Um detalhe interessante é que o cliente sip só funciona com 3G “real”, explico esse real: você contrata um plano 3G da operadora, mas não é em todo lugar que existe sinal 3G suficiente, sendo assim, automaticamente, a conexão 3G muda para 2G ou EDGE ou GPRS até que o nível do sinal seja o suficiente para ser o 3G “real”.

Esse detalhe me fez perder um bom tempo “tentando configurar” o cliente sip no meu Nokia N95, na verdade, já estava configurado e eu nem sabia, embora não funcionasse, nem mesmo registrava na rede quando estava em EDGE, note esse detalhe na barra do sinal de RF do celular.

A configuração é simples:

Primeiro é preciso criar um perfil SIP, isso se faz indo a Ferramentas > Configs. > Conexão > Configurações SIP.
Inicialmente ele mostra que não existe perfil SIP, mas ao escolher Opções > Novo perfil SIP > Usar perfil padrão, é criado um perfil sip, e então é só ir digitando os dados conforme sugestão a seguir:

Na tela principal, dê um nome para indicar o perfil, deixe a opção Perfil de serviço em IEFT, na opção Ponto de acesso padrão escolha o nome da conexão que será usada para o VoIP, pode ser uma conexão 3G ou uma conexão Wi-Fi.

A configuração do serviço: como uso o Vono, vou dar exemplo do que uso, em Nome público de usuário deve ser sip:seulogin@vono.net.br e as opções Usar compressão e Usar segurança devem ficar desativadas, o Registro > Sempre ativado se é pretendido que o serviço seja usado com freqüência.

A opção Servidor proxy só deve ser preenchida se for utilizar o acesso através de uma rede Wi-Fi empresarial, neste caso, o uso do proxy é obrigatório, para outros casos o campo deve ficar em branco, detalhe: a opção Servidor de registro abre um menu adicional com as configurações de autenticação do serviço, que são as seguintes:

Endereço serv. reg: sip:vono.net.br, em domínio vono, a porta é 5060, e para evitar falhas e interrupções nas ligações, em Tipo de transporte marque a opção UDP, pressione em voltar e no menu de configurações, localize a opção Telefone Internet e em escolha Opções > Novo Perfil, o nome pode ser o mesmo o mesmo nome do perfil criado no início da configuração.

Quase tudo pronto, vá até o gerenciador de conexões, é em configurações, acesse o Comunic. Tel. Internet, note que esse serviço por padrão estará desconectado, escolha opções e escolha Conectar ao serviço, reinicie seu aparelho e estará tudo funcionando, como detalhe adicional, se tiver escolhido a opção registro manual, será preciso fazer a ativação manual do serviço, caso contrário, automaticamente o serviço sip é iniciado.

Postagens relacionadas
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Autorização Suspensa
  • Plano Ilimitado ou Não
  • Farsa da Internet Limitada
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14817)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum