Bloquearam WhatsApp

Na terceira tentativa conseguiram bloquear o aplicativo WhatsApp, foram 12 horas de suspensão, a determinação foi de uma juíza de primeira instância que deixou perto de 100 milhões de pessoas sem comunicação através do aplicativo, se o dono do aplicativo não obedeceu uma ordem judicial, o que os usuários tem a ver com isso?

Obviamente que existem outros aplicativos similares, o problema é que os contatos nem sempre tem aplicativos similares instalados, então se você é um desses que usa o WhatsApp diariamente, seja por necessidade ou por lazer, um brasileiro que funciona igualzinho é o zapzap.

Seja qual for o aplicativo para emergências, não deixe de avisar seus contatos, seja sutil, simplesmente informe que se não estiver usando WhatsApp estará usando o aplicativo substituto.

Com o bloqueio surgiram as dúvidas e comentários de pessoas estressadas, e não é sem motivo, pois parece haver uma facilidade técnica para uma situação e inúmeras dificuldades técnicas para outra situação.

No bom e velho linguajar popular se pergunta: como é que a Justiça consegue impedir o uso de um aplicativo de mensagens num pais inteiro, mas não consegue bloquear o sinal de celular próximo dos presídios?

Para engenheiros e técnicos pagos pelo governo a desculpa é que são mecanismos bem diferentes, sejamos francos, são técnicos de araque e pensam que todo mundo é ignorante ao ponto de não ter argumentos para questioná-los.

A explicação é que o bloqueio ao WhatsApp acontece de forma digital, através de mudanças na rede de transmissão de dados, mas o bloqueio do sinal de celular próximo a presídios é físico e requer o uso de um aparelho.

Mas essa desculpa só é aceita por leigos, como assim requer uso de aparelho e é um sistema físico?

Talvez quando seus créditos acabam vai um técnico na sua casa mexer no seu telefone e coloca uma senha para que você não possa fazer ligações.

E quando você já cansado de olhar para seu aparelho sem créditos, você coloca algum crédito e o técnico retorna a sua casa para restabelecer o sistema e você poder fazer suas ligações.

Se é assim que funciona, então técnico tem algum aparelho que conecta ao seu telefone e libera ou trava os créditos, o problema é se você se esconder para ele não bloquear seus créditos, ele perderá a viagem.

Humor a parte, é tudo controlado de forma digital, o tráfego de dados de aplicativos que usa a rede das operadoras de telefonia, o trafego da voz também usa a rede das operadoras de telefonia, a diferença está nas conexões nos servidores, dados usam uma faixa de portas e voz usa outra faixa de portas.

Também podem ser usadas faixas de frequências diferentes com as mesmas portas.

Para suspender um serviço de mensagens as operadoras fecham as portas que são liberadas para um determinado serviço de mensagem, dessa forma, o fluxo de dados é interrompido e a mensagem não chega ao destinatário.

E tem um detalhe, cada região do Brasil tem uma quantidade de portas e portas específicas para cada serviço, isso dá a possibilidade interromper qualquer serviço apenas numa cidade, ou apenas em uma estação.

No caso do bloqueio de sinal de celular ainda insistem em usar um equipamento medindo 10 x 7 x 3 cm, cuja função é emitir sinal eletromagnético modulado com ruído que atrapalha as faixas de transmissão de dados de comunicação sem fio, esse aparelho não passa que um rádio que gera interferência.

Segundo os técnicos, se o aparelho for instalado no local em que se deseja impedir que sejam feitas ligações e enviadas mensagens, essas ações não serão concretizadas, vejam só, esse aparelho também impede o envio de mensagens, não é legal?

Quanto ao alcance desse gerador de poluição eletromagnética pode variar de um raio de 30 metros a 2 quilômetros, essa poluição eletromagnética interfere em tudo e não é seletiva.

Como não há controle, a interferência vaza para outros locais e acaba afetando áreas fora dos presídios e interferindo em sinais de rádio de serviços essenciais, como bombeiros, aviação e polícia.

Só para constar, é crime federal interferir em meios de comunicação como um todo, e o bloqueio físico é difícil de ser executado.

Mas a verdade é que como são usadas portas de saída, assim como é viável permitir ou proibir o trafego de mensagens (dados) também é viável permitir ou proibir o tráfego de voz, que não são dados de internet, mas são dados digitais, e independe da região, basta bloquear ou liberar portas.

E sendo tudo digital, se tiver acesso à internet, tudo pode ser controlado através de um sistema apropriado, e para quem acha que estou fantasiando, pesquise sobre como funciona a telefonia fixa, como é bloqueado ou liberado um serviço?

Apesar de ser com fios (ou fibra ótica) ninguém vem no escritório ou em casa para suspender ou ativar um serviço, pois é tudo digital, e da mesma forma como o meu serviço é bloqueado por falta de pagamento é liberado depois que é detectado que minha fatura foi paga, e sem interferir em nada no meu vizinho.

Daria para escrever durante horas sobre esse assunto, por agora é isso, mas eu volto ao tema.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17910)
  • Antena Para Celular (14888)
  • Amplicador 60 W RMS (11420)
  • Os Gatos & Dúvidas (10283)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6949)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.