Disco de Inicialização

Atualmente basta pegar um CD ou pen drive com boot e a festa está feita, vem tudo feito, por isso qualquer moleque que nunca viu um computador aberto se transforma em técnico sabichão,  mas se cair num computador mais antigo ele vai rodar igual a barata tonta,  como existem computadores antigos e gente que faz manutenção nesses computadores, este texto permanece no website.

Quando um disco rígido é novo, ele precisa ser particionado e formatado com os programas, em tempos remotos esses procedimentos eram feitos com os programas FDISK.EXE e FORMAT.COM do MS-DOS.

Para proceder a formatação e o particionamento do disco rígido, sempre era dado o boot através de um disquete com o boot do modo MS-DOS, e obviamente que obrigatoariamente tinha que ter esses dois programas no disquete ou em um CD-ROM.

Se o boot fosse completado, mas os programas não estivessem presentes no disco, era preciso dar o boot com as configurações capazes de acessar o drive de CD- ROM, no modo MS-DOS, além de utilizar os programas para particionar e formatar o disco rígido, também era utilizado esse recurso para poder executar o programa de instalação do Windows, na prática, qualquer sistema operacional.

Nas versões do windows anteriores ao windows XP existe uma forma fácil de gerar um disquete com o boot e várias ferramentas, talvez até desnecessário, pois ao comprar o CD do Windows, recebia-se além do CD-ROM, um disquete de inicialização com vários recursos, além disso, podia ser gerado um disquete similar a partir de um computador com o Windows já instalado usando os seguintes comandos:

Iniciar / Configurações / Painel de Controle /Adicionar e Remover Programas / Disco de inicialização.

Depois que o disco estivesse pronto, era só copiar para ele o programa FORMAT.COM e o programa FDISK.EXE, esses programas são encontrados no diretório C:/WINDOWS/COMMAND.

Se você ainda tem, e está usando o disquete de inicialização que acompanha o Windows, não precisa gravar o programa FORMAT.COM, com o boot com o disquete original você terá acesso ao drive de CD-ROM, e no diretório WIN9X do CD de instalação do Windows, você encontrará o programa FORMAT.COM e o programa FDISK.EXE, necessários para o particionamento e a formatação lógica do disco rígido.

O mais importante do disco de inicialização do Windows é que ao executarmos o boot é apresentado um menu, no qual podemos escolher entre Iniciar o computador com suporte a CD-ROM ou sem o suporte a CD-ROM.

Claro que nos dias atuais, esses procedimentos parecem coisas da pré-história, mas é bom lembrar que existe muito computador antigo jogado pelos cantos que pode ser de muita utilidade, e sem a instalação do sistema operacional vai continuar sendo apenas lixo, assim, acho que contribuo contando um pouco da história, e fica a oportunidade para interessados em instalar sistemas operacionais antigos por hobby ou por necessidade.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (39231)
  • Gerador Números Celular (30047)
  • Antena Para Celular (29047)
  • Amplicador 60 W RMS (21360)
  • Os Gatos & Dúvidas (19727)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.