As Variações em Silk

Podem existir variações quando existir algum erro ao puxar o filme, pois a imagem é impressa por meio de linhas, filetes ou superfícies contínuas, mas em condições normais, tem forma perfeitamente definida, sem meios tons ou sombreados.

O desenho é formado por contrastes preto e branco, e é obtido por meio de fotografia, diretamente, é basicamente um xerox em preto e branco.

Benday é um conjunto de elementos definidos com pontos, linhas e traços que apresentam uma distribuição regular na superfície aplicada, dando a sensação de uma textura uniforme.

Consegue-se vários efeitos que criam a sensação de tons mais claros ou mais escuros, dependendo do tamanho dos elementos.

Reticulado é o meio pelo qual se torna possível uma foto ou um motivo (desenho com meios tons, também pode ser utilizado para a obtenção de diferentes efeitos.

Consiste na colocação de uma película especial, que cria uma barreira à ação da luz, durante a fotografia, para a obtenção do fotolito e divide a imagem em pequenos fragmentos chamados de pontos.

Nessa variação o desenho possui áreas mais claras, a luz será refletida com maior intensidade, vencendo o sombreado da retícula.

Nas áreas mais escuras, a luz será com maior intensidade e conforme a luminosidade do original podemos reproduzir as imagens em meio tom, com um processo que imprime áreas definidas.

Após a obtenção do negativo, tiramos um contato (cópia), para invertemos a imagem e chegarmos ao positivo.

A utilização da retícula é feita pelo processo de fotografia e o material que proporciona o reticulado é colocado em contato com o filme virgem, pela parte da frente, na hora da fotografia, de forma que a luz passe por ela, antes de atingir o filme.

Combinado é o fotolito que foi preparado com uma combinação das diferentes características dos fotolitos.
O fotolito reticulado ou benday pode variar quanto à lineatura, que é a indicação de quantas linhas de pontos o fotolito apresenta.

Uma lineatura de 54 linhas, significa que essa retícula ou benday, possui 54 pontos por cm linear.

Quanto maior o número de linhas, mas pontos por cm e, conseqüentemente, menor o tamanho do ponto.

Quanto menor a lineatura, maior o número do ponto, por isso, na encomendar um fotolito, é necessário indicar a lineatura desejada.

A quadricromia é um sistema de impressão para a reprodução de qualquer original colorido.

Fazendo a decomposição da imagem em quatro cores básicas, por meio de fotomecânica.

Esse processo é fundamentado na teoria das cores, onde é possível reproduzir qualquer cor, utilizando o amarelo, o cyan (azul), o magenta (vermelho) e o preto, fazendo combinações de cores em proporções diferentes.

Por meio da fotomecanica, com a utilização de filtros especiais, o original é fotografado 4 vezes, uma foto para cada cor, e depois essas fotos filtragens são reticuladas.

Para cada cor teremos um fotolito, que, se impressos com tintas adequadas, apresentam o visual do original, pois a sobreposição das retículas de diferentes tamanhos, com diferentes cores, fará o efeito visual da mistura de cores.
Os fotolitos para a obtenção de quadricromia, são feitos de maneira convencional.

Com o auxílio da eletrônica e da informática, essa separação de cores de um original colorido, pode ser feita por laser ou scanner.

O processo consiste na leitura ótica do original e a reticulagem direta sobre o filme virgem.

Esse processo além de ser mais preciso e mais barato, permite muita agilidade na seleção de cores.

Cuidados especiais:

A retícula, ou a parte fosca do filme, deve estar em contato com a emulsão fotográfica, durante a gravação da tela, para que não haja problemas de definição dos traços na impressão.

Para isso o desenho deve estar com o seu lado legível no lado que vai entrar em contato com a matriz, ou seja, no lado da emulsão.

Este detalhe também deve ser mencionado quando mandamos fazer um fotolito em estúdios especializados, pois normalmente o fotolito é feito com a parte fosca do lado ilegível, isso é comum em off-set, o que poderia causar problemas de definição na impressão serigráfica, principalmente quando forem impressos traços muito finos ou reticulados.

Outro cuidado a ser tomado é com a lineatura de reticulados para a impressão serigráfica.

Dependendo da malha a ser usada na matriz serigrafia, os detalhes finos perdem a sua definição, chegando mesmo a não se revelar, apesar do fotolito, tecnicamente, ter sido bem feito.

Fica a informação da necessidade de se usar uma lineatura menor, isto é, pontos maiores dependendo da abertura da malha da tela.

Todo diapositivo (fotolito) deve ter suas partes pretas totalmente opacas e suas partes transparentes totalmente transparentes, somente assim a exposição à luz cumprirá totalmente o seu papel na gravação da matriz.

Postagens relacionadas
  • Aplicações Práticas
  • A Pressão do Rôdo
  • Sobre Filmes (Silk)
  • Barras Fora do Contato
  • Manutenção do Rôdo
  • Controle na Montagem
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14140)
  • Antena Para Celular (11765)
  • Amplicador 60 W RMS (9414)
  • Os Gatos & Dúvidas (7961)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5686)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum